10 coisas que você não sabia sobre V de Vingança

v de vingança

Cinema

10 coisas que você não sabia sobre V de Vingança

10 coisas que você não sabia sobre V de Vingança

V de Vingança conta a história de um anti-herói mascarado que  luta para acabar com a opressão de um governo ditatorial e corrupto. A HQ, escrita por Alan Moore e ilustrada por David Lloyd, é considerada uma obra prima da literatura e o filme de 2006 , produzido pelos irmãos Wachowski, conseguiu transmitir a história com excelência (pelo menos, eu acho).

10 coisas que você não sabia sobre V de Vingança:

1 – Alan Morre, o criador dos quadrinhos V de Vingança, não quis ser associado à adaptação cinematográfica. O escritor exigiu que os produtores não colocassem seu nome nos créditos do filme, portanto somente David Lloyd foi creditado.

2 – V de Vingança passou pela primeira vez na China em 2012! O filme havia sido proibido no país e nunca chegou a estrear nos cinemas. A exibição aconteceu graças a televisão nacional da China, no dia 16 de dezembro de 2012. O detalhe é que o nome precisou ser mudado para “V forças especiais”.

v for vendetta animated GIF

3 – Em 17 de abril de 2006, a New York Metro Alliance of Anarchists organizou um protesto contra a DC Comics e a Warner, acusando-as de diluir a mensagem original da história em favor da violência e dos efeitos especiais.

4 – Para filmar a cena final em Westminster, a área de Trafalgar Square e Whitehall até o Parlamento e o Big Ben tiveram que ser fechados por três noites, de meia-noite até as cinco da manhã. Esta foi a primeira vez que a área de segurança sensível foi fechada para uma filmagem.

explosion animated GIF
5 – Viu alguma obra muito conhecida da galeria do anti-herói? Todas reproduções! As principiais reproduções feitas para o filme são do “Casal Arnolfini” de Jan van Eyck, “Baco e Ariadne” de Ticiano, um cartaz do filme “Alma em Suplício”, “São Sebastião” de Andrea Mantegna, “The Lady of Shalott”  de John William Waterhouse e estátuas de Alberto Giacome!

v animated GIF

6 – Para evitar que a máscara abafasse a voz de Weaving, um microfone foi colocado no seu cabelo para ajudar a pós-produção. Afinal, o ator teve que dublar todas as falas após as cenas.

v for vendetta animated GIF

7 – O filme deveria ter sido lançado no fim de semana de 5 de novembro 2005, o 400º aniversário da Conspiração, com o slogan “Lembre-se, lembre-se de 5 de novembro”. No entanto, a data de lançamento foi adiada para 17 de março de 2006. Muitos especularam que o atraso foi causado pela explosão do metrô de Londres em 7 de julho e pelo atentado de 21 de julho.

8 – Hugo Weaving não era a primeira opção para o papel! James Purefoy foi escalado para interpretar o vingador anônimo. O ator chegou a gravar durante 6 semanas e Hugo Weaving teve de dublar as cenas que James já havia executado.

the matrix animated GIF

9 –  Slow Motion nas lutas! Nas cenas gravadas em câmera lenta, como a luta em Victory Station, os dublês se moviam, literalmente, em slow motion. Apenas David Leitch (dublê de Hugo Weaving) se movia em velocidade normal, dando a impressão de que ele estava mais rápido.

10 – V em todos os lugares! As referências ao “V” estão presentes em todo o filme! Olha aqui alguns exemplos:

O nome de Evey (personagem de Natalie Portman) não foi escolhido ao acaso, ele é composto por letras que fazem referência ao 5 (V). E é a quinta letra do alfabeto, V é cinco na numeração romana e Y é a 25ª letra do alfabeto (5×5). Em uma das citações do anti-herói: “Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo” que é adaptada do latim “Vi veri veniversum vivus vici.” temos mais “V”. E nossa, ainda tem as referências à letra durante a explosão de fogos, na forma como o anti-herói atira suas adagas, em relógios que aparecem no filme (uma é espetacular e fica igual a HQ), na posição dos atores durante o enquadramento das cenas e até mesmo no final com o sangue jorrado em V numa parede.

test animated GIF

Continuar lendo
Publicidade

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

To Top