Círculo de Fogo 2 adiado: briga entre Lionsgate e Universal pode ter cancelado o filme

E aí com Círculo de Fogo 2 adiado, o que fazer e quais as possibilidades de futuro para o projeto?

Cinema

Círculo de Fogo 2 adiado: briga entre Lionsgate e Universal pode ter cancelado o filme

A gente tinha mencionado por aqui que Círculo de Fogo 2, sequência de Pacific Rim, poderia ter tido o início da sua produção adiado por algum tempo pela Lionsgate.

Na época, a gente comentou que a razão por trás disso poderia ser o fato de que o lançamento do longa estaria marcado para uma época meio complicada e cheia de outros filmes hypados, o que talvez prejudicasse o seu desempenho nas bilheterias.

Mas parece que o buraco é mais embaixo aí nessa quebrada.

O The Hollywood Reporter fez uma matéria especial dizendo que duas empresas estão vivendo um draaaaama nos bastidores de Hollywood.

Segundo a publicação, a Lionsgate e a Universal não estão se bicando muito bem. A questão é meio complexa, mas dá para ser resumida da seguinte forma.

De acordo com o divulgado pelo THR, o CEO da Lionsgate, Thomas Tull, não é exatamente a pessoa mais fácil de se trabalhar, o que por si só já complica a parceria. Para somar a isso, a Universal não vem dando muita sorte nos acordos que faz com a Lionsgate.

O estúdio teve de distribuir dois filmes da Lionsgate que foram fracassos de bilheteria: Blackhat (que custou $70 milhões de dólares e lucrou só $17,8 milhões) e O Sétimo Filho (que custou $95 milhões de dólares e lucrou apenas $111 milhões).

Além disso, a Universal ainda investiu em três produções da Lionsgate: o filme de terror Krampus, o longa de Warcraft e uma ficção-científica chamada The Great Wall, com Matt Damon. Nenhum dos filmes foi lançado ainda, então o estúdio ainda não viu lucro de nada.

Já a Lionsgate optou por usar o seu acordo para apoiar dois filmes da Universal e ficou com 25% da bilheteria de Jurassic World (que foi de 1,7 bilhões de dólares!) e 50% da bilheteria de Straight Outta Compton, que já lucrou $181 milhões.

Ou seja: o acordo só está funcionando para a Lionsgate por enquanto.

Isso deixou a relação entre os dois estúdios bem danificada e a Universal passou a rejeitar fazer parcerias com a Lionsgate em seus filmes.

A primeira rejeição veio num golpe meio sacana: a Universal disse que pagaria por metade do orçamento de A Colina Escarlate, terror de Guillermo del Toro, se o filme tivesse uma classificação para maiores de 13 anos apenas. Como é um terror, acabou pegando classificação para maiores de 18 e a Lionsgate acabou bancando o filme completo.

Agora, a Universal rejeitou financiar o novo filme do King Kong que a Lionsgate está produzindo – e o estúdio, por sua vez, fez um acordo com a Warner Bros. para realizar uma trilogia do macacão, colocando ele inclusive para lutar contra o Godzilla!

Além disso, a Universal decidiu não ajudar na pré-produção de Círculo de Fogo 2, porque é um filme que foi feito quando a Lionsgate era parceira da Warner e também porque é um filme tão caro, que a Universal não se sente confiante de que ele será rentável.

Tl;dr: Círculo de Fogo 2 é caro, não é garantia de lucro e a relação entre os dois estúdios não é a melhor para que haja um “voto de confiança” na produção do longa.

Por isso, a pré-produção do filme foi paralisada indefinitivamente, com o longa sendo até possivelmente cancelado. E aí com Círculo de Fogo 2 adiado, o que fazer e quais as possibilidades de futuro para o projeto?

Apesar de detalhes jurídicos não serem explicados, é possível que a Lionsgate tente fazer um acordo com outro estúdio para tentar seguir com o filme. Esse cenário, porém, ainda não foi comentado publicamente.

Por enquanto, esperaremos por aqui e vamos torcer para que o apocalipse não tenha sido cancelado pra valer.

Continuar lendo
Artigos relacionados:
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top