Final polêmico de Homem de Aço ganha explicação do roteirista

Cinema

Final polêmico de Homem de Aço ganha explicação do roteirista

O Homem de Aço, filme de Zack Snyder revelou uma nossa face do Superman, um pouco mais introspectiva.  Mas o longa gerou uma polêmica no final e um alvoroço nerd: Porquê o Superman matou o Zod? Afinal, o nosso super-herói, líder da Liga de Justiça, tem um caráter altruísta e um senso moral que não o permite cometer  – em sua maioria – atrocidades e mortes à vidas humanas.

Vale lembra que o mocinho já matou Zod em Superman #22 e no recente Novos 52, o kryptoniano matou parademônios. David Goyer, roteirista do longa, explicou a decisão:

A gente já sabia que seria algo controverso, não era como se a gente estivesse nos iludindo e nós não fizemos apenas para parecer ‘mais legais’. Nós sentimos, nesse caso do Zod, que queríamos colocar o personagem em uma situação impossível e fazer uma escolha impossível. Essa é uma área, e eu também já escrevi revistas em quadrinhos, e é onde eu discordo dos meus colegas roteiristas de quadrinhos: ‘O Superman não mata’. Essa regra existe fora da narrativa e eu não acredito em regras assim. Eu acredito que quando você está escrevendo para o cinema ou televisão, você não pode se apoiar numa muleta ou numa regra que existe fora da narrativa do filme. Então, a situação tinha o Zod dizendo que não ia parar enquanto ele não matasse o Superman ou o Superman matasse ele. A verdade é que não existe prisão no planeta que possa segurá-lo e, no nosso filme, o Superman não pode voar para a lua e a gente não queria surgir com essa mulete. Além disso, nosso filme era tipo um Superman Begins, então ele não é o Superman realmente até o fim do filme. Nós queríamos que ele tivesse essa experiência de tirar uma vida e carregar isso pelos próximos filmes. Porque ele é o Superman e porque as pessoas o idolatram, ele terá de se segurar e se colocar num nível acima.

Pra mim fica  a carta na manga  de Homem de Aço é de que Zod não é um humano, então o respeito aos humanos e leis terráqueas não foi tirado. Agora uma questão maior que não teve explicação foi a destruição em massa da cidade – bem, ali sim tinham muitas pessoas nos prédios. E aí, oque vocês acham galera?

Continuar lendo
Artigos relacionados:

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Comments
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top