Jersey Boys – Em Busca da Música | CRÍTICA

Cinema

Jersey Boys – Em Busca da Música | CRÍTICA

[rightbox]Se daqui a uns dez anos ainda existir a Sessão da Tarde, o novo filme de Clint Eastwood – que mostra um jovem cantor e seus amigos em busca do sucesso aprontando altas confusões no mundo da música – será um dos mais reprisados.

Jersey Boys – Em Busca da Música (EUA, 2014, 134 minutos) é a cinebiografia do grupo norte-americano The Four Seasons, que fez sucesso ali no final dos anos 1950 e meados dos anos 1960, e mostra os altos e baixos da trajétória musical da mesma, que era uma banda de rock’n’roll que também flertava com pop, soul e doo-wop e que, antes da invasão dos Beatles, era um dos maiores grupos dos EUA.

Apesar de ser a história do grupo, o personagem principal é o cantor Frankie Valli, um dos maiores ícones musicais americanos, famoso pela sua voz em falsete. Nascido Francesco Stephen Castelluccio em Newark, Nova Jersey, Frankie vivia na First Ward, bairro conhecido como Pequena Itália e frequentado por nomes como Frank Sinatra. Além de Valli, o ator Joe Pesci é outro astro nascido lá.[/rightbox]

Jersey Boys – Em Busca da Música

[leftbox]Frankie e seus amigos viviam no bairro italiano na corda bamba entre a carreira musical e o mundo do crime. Tommy DeVito (Vincent Piazza) começa o filme contando para o público a história deles. Assim, vemos que todos protegiam o jovem Frankie (John Lloyd Young) por conta de seu talento vocal – mesmo quando ele se envolvia em pequenos delitos, o juiz local dava um jeitinho de livrá-lo da cadeia.

Jersey Boys – Em Busca da MúsicaAlém dos amigos, Frankie tinha um admirador poderoso: o chefão da máfia local, Gyp DeCarlo (o excelente Christopher Walken), que em determinado momento vai às lágrimas ao assistir uma apresentação onde Valli cantou a música preferida de sua mãe. 

Quando Frankie Valli é oficializado como vocalista da banda de Tommy, o grupo começa a ganhar mais destaque. Mas é só com a entrada do cantor e compositor Bob Gaudio (Erich Berden) que os ainda chamados The Four Lovers realmente despontam para o sucesso a partir da música “Sherry”. Gaudio, apresentado ao grupo por Joe Pesci (Joey Russo), emplaca um sucesso atrás do outro, como “Big Girls Don’t Cry” e “Walk Like a Man”, em parceria com o letrista e produtor Bob Crewe (Mike Doyle).

Frankie casa com Mary Delgado (Renée Marino), responsável pela dica do seu nome artístico – ela sugere que ele mude Vally para Valli. Com o sucesso de “Sherry”, a banda começa a excursionar e aí começam os problemas comuns com a chegada da fama.

O excesso de viagens e compromissos faz com que as relações internas e familiares comecem a ser afetadas. Além disso, Tommy DeVito, líder da banda, tem problemas com dinheiro e acumula uma dívida gigantesca com agiotas nada amigáveis.

A história da banda é contada pelos quatro integrantes: Tommy DeVito, Bob Gaudio, Nick Massi (Michael Lomenda) e Frankie Valli; nessas narrativas, a quarta parede é quebrada e eles falam diretamente para os espectadores. Esse recurso, que causa estranheza no início, termina se mostrando eficiente ao mostrar diferentes pontos de vista sobre a mesma história. Como é comum em histórias sobre bandas, as pressões da carreira terminam afetando vários aspectos do relacionamento e isso não foi diferente com os Four Seasons.[/leftbox]

Jersey Boys – Em Busca da Música

[leftbox]Para quem estranhou o nome de Clint Eastwood na direção, não custa lembrar que o eterno caubói já dirigiu outra cinebiografia musical – Bird (1988), que contava a história de Charlie Parker, um dos maiores saxofonistas do jazz, estilo musical preferido de Eastwood, que também é pianista e foi responsável pela reviravolta na carreira do diretor.

DJersey Boys – Em Busca da Músicae volta ao gênero, ele adapta o musical do mesmo nome que é sucesso na Broadway desde 2005, ganhador de quatro prêmios Tony, escrito por Bob Gaudio e Bob Crewe.

John Lloyd Young interpretou Valli na Broadway e repete o papel no filme. Apesar de ser limitado como ator, sua voz é excelente e emula com perfeição o falsete do cantor original.

Apesar de não ser um dos melhores de Eastwood, Jersey Boys é um divertido filme com sabor família que tem sua força no carisma dos personagens e na excelente música, principalmente quando vemos os sucessos sendo criados na tela.

Eu já tinha escutado alguma coisa dos Four Seasons e Frankie Valli (adoro ele cantando “Can’t Take My Eyes Off You”), mas não conhecia a história da banda. Além disso, depois de ver Valli cantando o tema do filme Grease (1979), nunca mais ouvi falar dele e achei que tinha morrido.

Ele não só está vivo, como todos os integrantes do Four Seasons também. Para quem quiser vê-los numa reunião comemorativa recente, basta procurar pelos vídeos do grupo no Rock n Roll Hall of Fame de 2012.

E eu já estou alugando a discografia da banda.[/leftbox]

NOTA:

3 canecas de café com leite.

Continuar lendo
Publicidade
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

To Top