Mad Max: Estrada da Fúria é o melhor filme de 2015?

Críticos do Rio de Janeiro elegem Mad Max: Estrada da Fúria como o melhor filme de 2015! O que você acha?

Sim, eu sei que 2015 ainda não acabou e que “Star Wars: O Despertar da Força” vai estrear ainda em dezembro, e você esta provavelmente louco para ver como J.J. Abrams vai trazer de volta (ou não) a tona essa franquia de sucesso. Mas como a temporada dos filmes de 2015 meio que já acabou, já se começa a conjecturar e eleger os melhores filmes desse ano.

A ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) entrou nessa onda e divulgou nesse último final de semana a sua lista particular dos melhores filmes de 2015. E a surpresa não foi grande para mim, fã de George Miller (<3), ao saber que eles elegeram Mad Max: Estrada da Fúria, que você pode ler a crítica aqui, como melhor filme de 2015!

Para elaborar a lista os críticos da ACCRJ consideraram os filmes lançados entre dezembro de 2014 e novembro de 2015, e muitos deles já participaram da temporada do Oscar de 2014, como o oscarizado Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) que faturou o Oscar de melhor filme e para os críticos do RJ está na quarta posição.

Seria então Mad Max: Estrada da Fúria “o marco de 2015“? Mesmo com sua carga de futuro distópico, sua ação explosiva e uma crítica não aberta do mundo contemporâneo e seus problemas que fez com que muitos julgassem o filme como vazio?

Confesso que dos filmes que assisti esse ano esse foi um dos que me fez sair do cinema mais empolgada. As camadas escondidas no filmes, o teor feminista e o resgate com sucesso de uma franquia da década de 80 com certeza foram a chave para o sucesso desse filme. Cabe saber se os críticos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas concordaram e o agraciarão com o tão cobiçado Oscar de melhor filme deste ano.

E o TOP 10 (em imagens) dos melhores filmes de 2015 para os críticos do estado do Rio de Janeiro é:

1) Mad Max: Estrada da Fúria. Direção: George Miller

2) O Abutre. Direção: Dan Gilroy

3) Mil e uma Noites: Volume 1, O Inquieto. Direção: Miguel Gomes

as-mil-e-uma-noites_o-inquieto

4) Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Direção: Alejandro González Iñárritu

5) Divertida Mente. Direção: Pete Docter e Ronnie Del Carmen

6) Ida. Direção: Pawel Pawlikowski

7) Pele de Vênus. Direção: Roman Polanski

e

8) Que Horas Ela Volta? Direção: Anna Muylaert

9) Sono de Inverno. Direção: Nuri Bilge Ceylan

phpThumb

10) Whiplash: Em Busca da Perfeição. Direção: Damien Chazelle

E pra você, qual o melhor filme de 2015?