6 coisas que aprendi com Forrest Gump!

Cinema

6 coisas que aprendi com Forrest Gump!

Se você está aqui, provavelmente já assistiu ao filme e sabe do que se trata. Caso não saiba, Forrest Gump é um filme lançado em 1994 (esse ano completa 20 anos) e estrelado por Tom Hanks, que conquistou um Oscar por sua atuação no filme, segundo de sua carreira.

Em Forrest Gump, Tom Hanks interpreta a vida de um homem, de nome homônimo ao filme, que passa por diversos fatos históricos dos Estados Unidos e do mundo ao longo da segunda metade do século XX. Sem mais detalhes, se ainda não viu, recomendo que veja. Esse filme pode mudar sua vida, assim como mudou a minha.

forrest-gump-original


A partir de agora o texto contém SPOILERS.


Em sua vida, Forrest passou por situações que qualquer ser humano passa, mas a maneira com que ele lidou me inspirou a lidar da mesma forma ou pelo menos o mais próximo possível da forma que ele fez.

Foram elas:

1 – Não se intimidar pelos limites

Nas primeiras cenas do filme, para fugir de garotos que queriam espancá-lo, Forrest, que sofria de paralisia cerebral e que prejudicava os movimentos de suas pernas fazendo com que precisasse usar um exoesqueleto, começa a correr até um ponto em que ele se desprende da armação e corre por si mesmo, sem aparelho.

Com isso aprendi que aquilo que te limita hoje não pode ser um fator que te limite a fazer algo que você sonhe. Capacidades não possuem limites, mas os limites podem possuir você. Não deixe.

forrest-limites

2 – Valorizar os verdadeiros amigos

No filme, Forrest se torna amigo de Bubba, um cara que sonhava em ter seu próprio barco de pesca de camarões. A amizade que os dois desenvolveram, passando por diversas adversidade ultrapassou até mesmo a barreira da morte.

Essa amizade me mostrou que os verdadeiros amigos são aqueles que estão contigo em momentos realmente difíceis. Que não passam a mão quando você faz algo errado, mas sim te repreendem quando é preciso, elogiam quando é devido e assim por diante. Eu tenho amigos assim, e esses eu valorizo mais que tudo.

E claro, amigos de verdade se xingam muito. 🙂

forrest-amizade

3 – Entender a tristeza dos outros

O Tenente Dan Taylor, que tinha Forrest em sua equipe na Guerra do Vietnã, é salvo de um bombardeio por Forrest. Embora ferido, ele queria ficar e morrer com honra. Por conta disso, o Tenente, agora amputado das duas pernas, passa a odiar o Forrest.

Eu pensei “pow, ele foi salvo corajosamente, ficou vivo”, mas aí vem a mente a perda das pernas dele. Eu me coloquei no lugar do Tenente.

Forrest Gump me ensinou a tentar entender porque as pessoas são como são e não julgá-las baseadas em meus próprios conceitos.

“Às vezes coisas ruins acontecem”.

2085_4

4 – Amar incondicionalmente

Forrest ama a mesma mulher por toda a sua vida, desde a infância até sua morte. Mesmo vendo ela passar por tudo e por vários homens, ele a ama e sempre procura ficar ao seu lado. Mesmo tendo um filho com Jenny e não ficando juntos em definitivo, ele ainda a ama.

Mas não foi isso que aprendi, não vou correr atrás da mesma mulher a vida inteira e correr o risco de ganhar uma ordem judicial. 😉

Nesse filme Forrest me ensinou a amar loucamente a mulher com quem estou no momento, sem medos, sem restrições. Não tenho receio de falar o que sinto, não faço joguetes. Forrest foi assim.

Forrest-Gump

5 – Não ter medo de mudanças

Forrest decide fazer coisas em sua vida. Ele apenas vai lá e faz. Em um certo ponto ele decide mudar. E muda. E faz isso várias vezes.

Eu sempre tive um sentimento assim e com o filme eu me inspirei a aplicar essa regra na minha vida. Eu posso estar animadíssimo com algo, mas se em certo ponto eu pensar em mudar, eu mudo. Já aconteceu e certamente acontecerá muitas vezes na minha vida.

“Por que você parou de correr?”. “Porque eu quis”.

051412_0230_ForrestGump1

6 – Run, Forest, RUN!!

Essa frase, dita para que o Forrest fugisse daqueles que queriam espancá-lo, tem um peso gigante para mim. Dela é possível tirar algumas lições.

Run, Forest, RUN!! – Siga sua vida em frente e não desista diante das adversidades da vida. Nunca desista da vida.

Run, Forest, RUN!! – Em tudo o que você se meter a fazer, faça com o máximo de si. Se for pra fazer mais ou menos, NÃO FAÇA.

Run, Forest, RUN!! – Quando decidir fazer, se for bom pra você, faça. Não se importe com o que outras pessoas vão achar ou como vão te julgar.

“A vida é como uma caixa de chocolates”

geek-go-forrest

Essa cena acima é uma das cenas mais marcantes do cinema. Sempre choro como criança quando chego nessa parte. Forrest vê seu filho indo para escola e pensa sobre sua vida. Valeu a pena.

É isso que quero pensar quando chegar a minha hora.

Continuar lendo
Publicidade

Operário do GeekCafé, Podcaster por paixão e Poderoso Chefão no Mundo Podcast.

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

To Top