Peter Jackson: “Não me preparei” para O Hobbit

Peter Jackson explica problemas durante a produção da trilogia O Hobbit

Cinema

Peter Jackson: “Não me preparei” para O Hobbit

Peter Jackson é um diretor fenomenal, disso ninguém duvida ou questiona. Seu nome estará para sempre na História de Hollywood ao ser um dos principais resposáveis por uma das maiores trilogias cinematográficas da história do cinema.

Ponto.

Porém, o que também ninguém questiona, é que Peter Jackson parece ter perdido a mão com a trilogia O Hobbit. Para começar, ao transformá-la em uma trilogia.

Diferentemente de O Senhor dos Anéis, O Hobbit era apenas um livro pequeno que funcionava melhor como uma história simples e impactante sobre como a ganância pode enfeitiçar nossos olhos e fazer com que percamos nossos valores e objetivos de vista.

A ideia de fazer uma trilogia de O Hobbit que funcionaria como um prelúdio de O Senhor dos Anéis do que uma história solo pode parecer legal na teoria – afinal, haveria a adaptação de uma série de material extra escrito por J.R. R. Tolkien que nunca chegou aos cinemas antes.

Porém, na prática, as coisas não funcionaram tão bem assim.

Agora, Peter Jackson comenta as dificuldades de adaptar O Hobbit para o cinema em um featurette que estará no Blu-ray de A Batalha dos CInco Exércitos, que será lançado em breve. Começando por relembrar a problemática pré-produção da franquia:

Como Guillermo del Toro teve de deixar a pré-produção e eu pulei para assumir o papel de diretor, nós não recuamos um ano e meio no tempo e me demos um ano e meio para preparar o filme, que seria diferente do que ele estava fazendo. Foi impossível  , por isso, eu comecei a rodar o filme sem ter me preparado“, disse o diretor.

As filmagens em si também foram problemáticas, segundo o cineasta:

Você vai pros sets e fica fazendo gestos, você tem essas cenas massivamente complicadas, não tem storyboards e você vai improvisando na hora. Eu passei a maior parte de O Hobbit sentindo que não estava a altura do projeto. Até mesmo de uma perspectiva de roteiro, Fran [Walsh], Philippa [Boyens] e eu não tínhamos os roteiros escritos até estarmos satisfeitos, então foi uma situação de muita pressão“.

Uma das grandes reclamações das pessoas sobre a franquia é a grandiosa batalha dos 5 exércitos do último filme, que não faz juz à tradição de O Senhor dos Anéis de retratar batalhas gigantescas. Jackson também comentou como a batalha teve problemas na produção do filme:

Nós tínhamos dois meses de filmagens só para a batalha em 2012, e em algum momento eu cheguei para os produtores e para o estúdio e disse: ‘Como eu não sei o que diabos estou fazendo, porque não tenho storyboards ou preparação, porque não terminamos as filmgens antes?’. Então, o que esse tempo dá é oportunidades para o diretor limpar a cabeça e ficar quieto um pouco e se inspirar para fazer a batalha e então começar a juntar todas as peças da cena“.

E aí, agora o fracasso de O Hobbit está justificado pra você?

Continuar lendo
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top