Quarteto Fantástico fracassa no seu fim de semana de estreia

Novo filme do Quarteto Fantástico lucra quase metade do que o estúdio esperava arrecadar no seu fim de semana de estreia

Cinema

Quarteto Fantástico fracassa no seu fim de semana de estreia

O fim de semana de estreia de um filme é o mais importante em termos de bilheteria para o estúdio que o produziu e o distribui.

Normalmente, o primeiro fim de semana é aquele que determina a saúde financeira do projeto. Raramente um outro fim de semana consegue lucrar tanto ou mais que o primeiro – portanto, se o fim de semana de estreia de um longa é ruim, as notícias são péssimas para os envolvidos.

A 20th Century Fox esperava ganhar $50 milhões de dólares no fim de semana de estreia de Quarteto Fantástico nos EUA.

Não se trata de um número muito absurdo. Por exemplo, Jurassic World conseguiu $208 milhões de dólares no seu fim de semana de estreia nos EUA, o recorde absoluto. Mas filmes como Gravidade (55 milhões) e Sniper Americano (89 milhões) conseguiram mais do que a previsão da Fox em épocas menos propícias e sem o impacto de ter super-heróis em cena.

Quando as críticas negativas sobre o longa começaram a sair, a Fox foi realista e baixou também a sua previsão de lucro no fim de semana de estreia de Quarteto Fantástico. Ao invés de 50 milhões de dólares, eles esperaram ganhar 40 milhões.

O filme arrecadou só 26,2 milhões de dólares.

Esse valor é referente à arrecadação do longa no chamado mercado doméstico, só nos EUA. No resto do mundo, foram mais 34,1 milhões, totalizando $60,3 milhões de dólares arrecadados com o longa no seu primeiro fim de semana.

Esse valor, para o cinema, não é nada.

Considerando que o longa teve um orçamento na casa dos $122 milhões de dólares + uma campanha de marketing que costuma custar $200 milhões de dólares, Quarteto Fantástico precisa arrecadar mais de $322 milhões pra começar a dar lucro.

Arrecadou $60,3 milhões no seu melhor fim de semana, estatisticamente. Daqui por diante, a expectativa é que a sua arrecadação só caia – para se ter uma ideia, John Carter (que deu um prejuízo de $200 milhões pra Disney), arrecadou $30 milhões no seu fim de semana de abertura e terminou com $70 milhões arrecadados nos EUA. O prejuízo só não foi maior porque o filme teve bom desempenho no mercado internacional.

Financeiramente, o reboot do Quarteto Fantástico vem sendo um fracasso. Em termos de críticas, também. O que você achou do longa?

Continuar lendo
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top