Que Horas Ela Volta? é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2016!

E o Brasil já tem seu representante oficial para o Oscar 2016: Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

Cinema

Que Horas Ela Volta? é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2016!

A categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar funciona quaaaase como uma “Copa do Mundo”. Primeiro, existem as eliminatórias, de onde saem os indicados para a “fase final”, de onde é escolhido o vencedor.

Essa fase “eliminatória” funciona da seguinte maneira: cada país indica o seu representante e então membros do Comitê de Melhor Filme Estrangeiro selecionam os indicados para o prêmio, cujo vencedor passa a ser escolhido por membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Por isso, todo ano existe um filme brasileiro que concorre ao Oscar, mesmo que ele não passe para a fase de pré-indicação ou mesmo para a indicação em si.

O último filme nacional a ser indicado foi Central do Brasil, em 1999. O último “pré-indicado” foi O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, em 2008. De lá para cá, filmes como Última Parada 174, Salve Geral, Lula o Filho do Brasil, Tropa de Elite 2, O Palhaço, O Som ao Redor e Hoje eu quero Voltar Sozinho tentaram, mas não passaram para a fase de pré-indicação do Oscar.

Quem tentará esse feito nesse ano já foi escolhido pelo Ministério da Cultura e, pelos vistos, entra como um forte concorrente ao prêmio e à indicação. O selecionado foi Que Horas Ela Volta?, da diretora Anna Muylaert.

O filme, que é estrelado por Regina Casé e Camila Márdila, já recebeu aclamação internacional em dois festivais: venceu o Prêmio do Público no Festival de Berlim desse ano, bem como o Prêmio CICCAE na mesma organização, além de um prêmio duplo de atuação para Regina Casé e Camila Márdila no Festival de Sundance desse ano.

Que Horas ela Volta? conta a história de Val (Casé), uma empregada doméstica pernambucana que arranja um emprego como babá numa casa de classe alta em São Paulo, onde cuida do jovem Fabinho.

Treze anos depois, a filha de Val, Jéssica, decide ir para São Paulo para fazer o vestibular e pede apoio da mãe para isso.

A convivência entre as duas, porém, fica muito complicada devido ao grande choque de personalidades e de visões do mundo.

Você pode conferir o trailer do longa abaixo:

Lembrando que Que Horas ela volta? está em cartaz no Brasil atualmente.

Continuar lendo
Publicidade
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

To Top