30 anos de Os Caça-Fantasmas! Vem, mata a saudade e relembre o sucesso!

Cinema

30 anos de Os Caça-Fantasmas! Vem, mata a saudade e relembre o sucesso!

“Ghostbusters” tá fazendo 30 anos em 2014 e como “Recordar é viver”, relembre o sucesso dos anos 80 e conheça mais detalhes sobre os caça-fantasmas. Vem, mata a saudade!

O filme, estrelado por Bill MurrayDan AykroydHarold Ramis Ernie Hurdson, que ainda contava com Sigourney Weaver (já famosa por Alien – Alien, o oitavo passageiro – de 1979), Rick Moranis (num papel hilário e inesquecível) e Annie Potts o filme foi um marco da década de 80.

Com roteiro de Dan e Harold, e direção e produção de Ivan Reitman, o enredo conta a historia de três professores, Dr. Peter Venkman (Bill Murray), Dr. Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e Dr. Egon Spengler (Harold Ramis), da Universidade de Columbia, em Nova York, que lecionam parapsicologia, mas que acabam sendo demitidos quando sua verba para pesquisa é cortada pela descrença no fato de que o que eles pesquisam possa ser considerado válido como ciência.

Assim, ao se encontrarem desamparados, Venkman tem a ideia de que eles juntem-se para formar uma empresa de investigação de casos sobrenaturais. Com força de vontade, teorias científicas controversas e uma dúzia de equipamentos identificadores e capturadores de espectros eles tentam levar o negócio adiante sem muito dinheiro ou sucesso, até que Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento aparece e precisa da ajuda dos “Caça-Fantasmas”.

geek-gost2

Veja o trailer original do filme:

A história tem humor, ação, drama e cenas que ficaram eternizadas no cinema e na cabeça de quem teve a oportunidade de ver o filme. A cena de entrada do grupo é sempre recordada.

Os personagens são extremamente carismáticos e até os ‘vilões’, os fantasmas, da história acabaram se tornando parte do imaginário da cultura pop.

Quem não se lembra da torradeira dançante?

Ou do Homem de Mashmallow Stay Puft que aterrorizou a ilha de Manhattan?

Mesmo com esse doce olhar ele era assustador!

E quem não se assustou com o fantasma da biblioteca? Os efeitos especiais eram surpreendentes para a época, e não foi atoa que o filme recebeu indicação nessa categoria para o Oscar e o Globo de Ouro.

Além de tudo isso as ‘bugigangas’ usadas pelos caçadores ficaram eternizadas e até o QG, a Fire House (antiga sede do corpo de bombeiros), que era peculiar, fazia todo o sentido já que eles trabalhavam com urgências. O Ecto-1 era o veículo de locomoção, uma viatura de emergência que se tornou símbolo da franquia. A Proton Pack (mochila de protóns) era um equipamento nuclear que servia para capturar os fantasmas, estava conectada a um acelerador de partículas que era da forma e do tamanho de uma mochila e conseguia dispara um raio de protóns que, na teoria, se polarizavam com a energia negativa do fantasma, permitindo que ele seja preso no raio enquanto este estiver ativo, e até hoje muita gente sonha em ter uma igual. 

Continuação no cinema: GHOSTBUSTERS II

Com o sucesso do filme veio a continuação cinco anos depois e em 1989 surgia no cinema Ghostbusters II. Com a mesma premissa, mesmo diretor, e mesmos roteiristas, o filmes mantêm o mesmo elenco (exceto pela inclusão do personagem de Peter MacNicol – falando nele, onde estará?) e conta uma história cinco anos após os acontecimentos do primeiro. Nesse momento o serviço de caça-fantasmas ainda não faz sucesso e os doutores acabam enveredando pra outros ramos, mas quando Dana Barrett acaba, novamente, em perigo o grupo precisa se juntar pra resolver o caso.

Curiosidades e Spin-off

Curiosamente esse filme não foi a primeira empreitada com essa temática de caçadores de espectros, pois em 1975, quase dez anos antes do filmes, a Filmation (mesma produtora de Star Trek: the animated series, de 1973 a 1974, e do seriado Shazam!, de 1974 a 1977) já havia colocado no ar uma sitcom live action, de nome The Ghost Busters, onde dois detetives, Eddie e Jake, e o gorila Tracy (um cara fantasiado de gorila ala Planeta dos Macacos – captura de movimentos era sonho) capturavam espíritos de famosos do passado. A série foi cancelada com apenas um ano de exibição. No vídeo a seguir você pode conferir um episódio da série (a música da abertura é muito divertida!).

Lá por 1985, ao notar o sucesso do filme, a Filmation resolveu ressuscitar essa série de TV, mas dessa vez em forma de animação totalmente baseada na sua série original de 74. Só que outras produtoras (dentre elas a Sony Pictures) tinham os mesmos planos: fazer uma série de TV animada, só que baseada no filme. O grande problema é que as duas series acabariam tendo o mesmo nome e isso acabou levando à uma pequena briga judicial onde a Filmation saiu vitoriosa, e os dois seriados acabaram sendo lançados em 1986. O seriado da Filmation sofreu algumas adaptações, mesmo mantendo o nome Ghostbusters, afinal já faziam mais de dez anos que a sitcom havia ido ao ar, e mesmo com a permanência do gorila Tracy foram inseridos novos personagens entre eles: dois filhos crescidos de Eddie e Jake, a repórter Jessica, a guardiã do tempo Futura, um mascote metade porco e metade morcego (what?!) (que é bem familiar ao Bartok, morcego albino do Rasputin no langa de animação da Fox Anastasia)  e outras coisas.

  geek-gost3

O seriado da Columbia, que recebeu o nome de The Real Ghostbusters, totalmente baseado no filme, tinha os personagens do cinema, e contava com a presença do carismático mascote Geleia (muito amor por ele <3), e seguia a mesma vertente da história. Ele teve 147 episódios, foi exibido no Brasil pelo SBT, na década de 80, e ficou no ar na TV americana de 1986 até 1991. E caso não seja da sua época e você esteja curioso (ou esteja ‘desmemoriado’) pode conferir um pouco da abertura com sua música que virou clássico.

Só pra não deixar passar, vale lembrar que o seriado The Real Ghostbusters recebeu ainda uma continuação em 1997 com o chamado Extreme Ghostbusters, onde novos personagens foram inseridos (jovens caçadores de fantasmas), mas o Dr. Egon, já mais velho, a secretária Janine e o Geleia permaneceram. Não tão bom quanto ao original, mas válido como homenagem, e com uma abertura com a uma pegada mais rock (veja no vídeo).

Além das animações também foram lançads games. Em 2009 o jogo Ghostbusters: the video game baseado nos dois filmes da franquia e tendo, novamente, Manhathan como plano de fundo foi desenvolvido para PC, PS2, PS3, PSP, Wii, Nintendo DS e Xbox 360 pela Atari. Como forma de divulgação e pra apresentar conteúdo extra ao filme Ghostbuster II foi desenvolvida pela NOW Comics, utilizando a série animada de 86 como plano de fundo, uma série de HQ com o nome The Real Ghostbusters.

Na vertente dos brinquedos fez muito sucesso nos anos 80 e começo da década de 90 as action figures dos personagens e as replicas do ECTO-1 (feita mais recentemente pela Lego e pela Hot Wheels), do quartel general Fire House e da Proton Pack (sonho dos fãs).

geek-gosts-brinquedo

O filme é sem dúvida um marco na vida de muitos adultos que tem ótimas lembranças dos Çaca-Fantasmas. Você gostava dessa franquia? Conta pra gente!

Veja também:

Os Caça-Fantasmas estão de volta e tem novidade aí!

Continuar lendo
Publicidade

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

To Top