Universo Expandido de Star Wars ganha um novo recomeço no cinema!

Cinema

Universo Expandido de Star Wars ganha um novo recomeço no cinema!

“A long time ago in a galaxy far far away…” George Lucas gerou sua obra mais preciosa: Star Wars. E já faz mais de três décadas que a saga dos Jedi se fixou no imaginário dos fãs da sétima arte. Com a conclusão da franquia percebeu-se que mais poderia ser oferecido ao público e foi criado o Universo Expandido (UE) de Guerra nas Estrelas. Este contém todos os produtos oficialmente licenciados por Lucasfilm incluindo livros, HQs, games, filmes oficiais, animações, series de TV, brinquedos e outras coisas.

O UE vai desde 25 mil anos antes de A Ameaça Fantasma até cerca de 137 anos após O Retorno de Jedi. E esse, fora a questão da venda da Lucasfilm para Disney recentemente, é o assunto mais controverso para os fãs da franquia.

É fato que George Lucas sempre deixou claro (quase como um dogma) que o UE deveria estar totalmente ligado ao cânone, o que inclui os seis episódios de Star Wars do cinema e as muitas horas de conteúdo desenvolvido e produzido em Star Wars: The Clone Wars. Havia sempre uma abertura para que os fãs pudessem construir suas próprias histórias, mas como regra geral foi atribuído que nada do que é criado no UE pode contradizer o cânone ou o que esta contido no próprio UE, já que os filmes são os objetos imóveis da história de Star Wars, e seus personagens e eventos devem sempre se aliar.

Agora, com o anúncio de uma nova continuação cinematográfica de Star Wars a Lucasfilm pretende conectar todos os aspectos relevantes das histórias contadas e essa notícia foi relevada no site oficial da franquia em forma de nota. Assim, sob a direção da presidente (presidenta) da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, a empresa vai pela primeira vez na história formar um grupo para supervisionar e coordenar todos os aspectos da história de Star Wars, chamado de Lucasfilm Story Group, a fim de favorecer o desenvolvimento criativo.

Segundo Kathleen:

Nós temos uma lousa sem precedentes de novo entretenimento no horizonte de Star Wars. Estamos prontos para trazer Star Wars de volta para a telona, e continuar a aventura através de jogos, livros, quadrinhos e novos formatos que estão emergindo. Essa futura forma de contar histórias interligadas permitirá que o fã possa explorar esta galáxia de maneira mais profunda do que nunca .

geek-starwars-sabre

Em linhas gerais a nova controversa estratégia da Lucasfilm é organizar e controlar unilateralmente o UE. Mas não se revolte ainda Padawan!

Porque enquanto o universo que a gente conhece está mudando, aparentemente ficou nas entrelinhas que nada está realmente sendo descartado do UE. As coisas vão ser avaliadas e organizadas, a fim de ver o que pode ser, ou não, aproveitado, o que esta, ou não, em consonância com o dogma primordial de George Lucas. Para a empresa essa estratégia seria uma forma de dar máxima liberdade criativa para os cineastas e também preservar um elemento de surpresa, de expectativa e de descoberta para o público nos novos filmes da franquia, o que eu considero válido.

De forma positiva isso ajudara a fazer com que os conteúdos possam ser acompanhados em diferentes mídias, assim uma HQ ou um game, por exemplo, não poderão apresentar algo que refute ou mude o que será apresentado na nova trilogia (Star Wars Episódios VII –IX), ou que já foi apresentado anteriormente.

O que ficou claro, em meio a essa confusão, é que aparentemente os membros da Lucasfilm Story Group vão ter total acesso ao conteúdo rico do UE, como por exemplo, um material contido no RPG publicado em 1980 que trata de Star Wars Rebels, e poderão, se acharem coerente, utilizar essas informações para conteúdos futuros (o que eu realmente espero que aconteça!).

Apesar do título chamativo que deram pra esse anúncio oficial The legendary Star Wars Expanded Universe turns a new page (O lendário Universo Expandido de Star Wars vira uma nova página) nada de realmente extraordinário para o futuro foi anunciado, o que vai acabar abrindo portas para reclamações e especulações, e garantir mais visualização para Lucasfilm. Junto com anúncio veio um vídeo onde membros da Lucasfilm vão falar do passado, do presente e do futuro de Star Wars, e talvez isso te ajude a entender um pouco mais essa mudança de paradigma.

geek-star-jovemJá que você é fã, e leu até aqui, fique sabendo que de conteúdo novo no UE (que já estava confirmado) tem uma série em GSI sendo produzida chamada de Star Wars Rebels com previsão de lançamento para o final de 2014.

No setor de livros, o primeiro anunciado é o romance que John Jackson Miller, já bem conhecido desse universo, esta desenvolvendo e pretende contar os eventos de Star Wars Rebels, incluindo as percepções sobre um personagem chave, com participação direta dos produtores executivos Dave Filoni, Simon Kinberg e Greg Weisman.

Por fim, para Lucasfilm, esse anúncio abre caminho para o início de um programa de criatividade alinhando as narrativas de Star Wars a fim de criar, através da colaboração de pessoas incrivelmente talentosas, um novo recomeço (espero que positivo) para a historia de uma galáxia muito, muito distante…

Continuar lendo

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top