20 Jogos que marcaram gerações – parte 1

Games

20 Jogos que marcaram gerações – parte 1

Cada vez mais os jogos vêm conquistando as pessoas. No quesito gráfico a evolução através dos anos foi estrondosa, na diversão e desafio talvez nem tanto, mas é fato que muitos jogos impactaram e ainda impactam as pessoas.

Veja a primeira parte da nossa lista dos games que impactaram as gerações e deixaram suas marcas.

A história dos jogos é relativamente nova comparada a indústria musical e cinematográfica mas a cada dia que passa o crescimento do publico gamer cresce de maneira absurda, fato demonstrado pelo faturamento das vendas dos atuais sucessos no mundo dos games que quebrarem recordes de qualquer outra área da industria de entretenimento, como mostra Call of Duty: Ghosts, que fez 1 bilhão de dólares em vendas.

Te convido a vir comigo e conhecer  um pouco da história dos jogos que deixaram suas marcas através das gerações.

Pong (1972)

Pong (1972) - GEEK CAFE

Estreando nossa lista em uma ordem cronológica temos Pong. Pong merece começar a nossa lista justamente por ter sido o primeiro game lucrativo da história. Não trazia gráficos impressionantes, fases ou ações diferenciadas, porém foi um dos primeiros games de fliperama que um ano depois teve uma versão doméstica que trouxe ainda mais sucesso ao game.

 

Space Invaders (1978)

Space Invaders - GEEK CAFE

Também para o mundo dos fliperamas em 1978 chegava o Space Invaders que inovava sendo o primeiro jogo de tiro no mundo dos games 2D, além disso não era como a maioria dos games da época que acabam depois de um tempo, em Space Invaders o jogo só terminava após o jogador perder três vidas. O sucesso foi tanto que gerou milhões de dólares para seus criadores e mais tarde foi portado para diversos consoles.

 

Pacman (1980)

Pacman (1980)

Parece que o sucesso dos fliperamas ainda era grande, fato pelo qual em 1980 mais um sucesso embarcava no mundo dos arcades. Pacman era muito divertido e envolvente, apesar do jogo se resumir em uma cabeça amarela com uma boca que abria e fechava onde o objetivo era comer todas as moedas antes de ser atingido por um dos fantasmas. A longevidade do jogo foi incrível e chegou a render U$ 2,5 bilhões .

 

Tetris (1984)

Tetris (1984) - GEEK CAFE

Tetris foi um jogo criado por uma trio de Russos sendo um dos primeiros itens exportados pela União Soviética. Foi um jogo simples que fez um dos seus desenvolvedores ter problemas para termina-lo pois ele gastava todo o seu tempo jogando sua criação. O jogo  de tão simples permitia qualquer um jogar, sendo popularizado pela massa, mas não deixava de ser desafiador o bastante para um gamer hardcore.

O jogo permanece geração a geração nunca esquecido e atualmente se popularizou ainda mais com versões para os smartphones.

 

Super Mario Bros (1985)

Super Mario Bros (1985) - GEEK CAFE

Eu nem precisaria dizer sobre Mario não é mesmo? O clássico dos jogos que por muito tempo foi considerado o best-seller antes de perder sua coroa para o Wii Sports, também da Nintendo.

O jogo foi a grande inspiração para os jogos de plataforma em geral com trilha sonora e personagens icônicos e mais de 40 milhões de cópias vendidas em sua primeira versão para NES. A jogabilidade era inovadora e o sucesso foi tremendo, sendo um dos jogos mais influentes da história e que fez com que o Mario se efetivasse como “garoto propaganda da Nintendo“.

 

Mortal Kombat (1992)

Mortal Kombat (1992) - GEEK CAFE

Mortal Kombat merece lugar na nossa lista por trazer violência de uma forma nunca antes vista no mundo dos games.

O jogo foi alvo de polêmicas e proibido em diversos países. Inicialmente lançado para as máquinas de fliperama e mais tarde sendo levado aos consoles Mortal Kombat atraiu fãs ao mundo principalmente pelo nível de violência, sangue e também das finalizações no fim das partidas, os famigerados “fatalitys”. Também chamava atenção por usar personagens digitalizados e não desenhados, o que trazia um grande nível de realismo para a época.

 

Grand Theft Auto III (2001)

Grand Theft Auto III (2001) - GEEK CAFE

E se falando em violência por que não falar de GTA? Inaugurando um novo milênio em nossa lista também se tratando de um game polêmico, GTA merece seu lugar por trazer o conceito dos jogos de mundo aberto, ou sandbox, com um mundo inteiro que pode ser manipulado e explorado. Sendo o primeiro jogo 3D da série, foi o  mais vendido do ano e um dos mais influentes da indústria de jogos neste estilo.

 

World Of Warcraft (2004)

World Of Warcraft (2004) - GEEK CAFE

O primeiro MMORPG de nossa lista é World of Warcraft, quarto jogo do universo Warcraft criado pela Blizzard. O jogo também traz o conceito de mundo aberto, permitindo que milhares de jogadores interajam de forma a cumprir missões e aventuras que lhe são impostas.

Contando com mais de 9,6 milhões de jogadores em todo mundo, não poderia estar de fora desta  lista. O jogo é viciante e prende o jogador do início ao fim e um dos grandes atrativos é o ambiente criado entre as diversas raças e criaturas baseadas na literatura de Tolkien.

 

Wii Sports (2006)

Wii Sports (2006) - GEEK CAFE

Wii Sports foi o jogo trouxe aos video games o conceito de controle através de movimento, popularizando o Nintendo Wii e salvando a Nintendo naquele ano. O sucesso foi tão grande fez do Wii Sports o jogo mais vendido de todos os tempos, com mais de  82 milhões de copias vendidas.

 

Minecraft (2011)

Minecraft (2011) - GEEK CAFE

Odiado por uns, amado por outros, Minecraft fecha a primeira parte de nossa lista. O jogo que foi produzido independentemente e que não trazia sequer quaisquer desafios ao jogador ainda hoje atrai milhares de jogadores.

O grande segredo é que a única limitação do jogo é a criatividade do jogador onde ele faz o que bem entender e como quiser em seu grande mundo de blocos. Hoje o game já consta com diversos Mods que mudam as formas de jogo, além de que já se encontra nos consoles e dispositivos móveis.

…………………………………………………………………………………………………………………………………..

Participe da próxima lista!

Enfim, essa é a primeira parte de nossa lista. Estes são apenas alguns dos diversos jogos que com certeza deixaram sua marca na história, mudaram a forma de jogar e  influenciaram o mundo.

Comente quais jogos você sentiu falta e que podem ser adicionados na parte 2.

Até a próxima lista!

Continuar lendo

Geek, Nerd e Tech lover que ainda espera a chegada dos anões e do mago para partir em uma aventura.
Futuro Engenheiro da Computação que ainda pretende criar o celular que asse pizzas!

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top