5 jogos que farão você se sentir mais inteligente

Games

5 jogos que farão você se sentir mais inteligente

Sabe aqueles jogos que são cheios de puzzles imensamente difíceis, aqueles que gastamos horas e horas para passar de nível mas quando passamos temos uma incrível sensação de como somos “inteligentes” por resolver seu enigma? Bem, são desses jogos que falaremos agora.

Veja nossa lista de 5  games desafiadores que farão você se sentir mais inteligente.

 

Portal 1 e 2

Considerado por mim um dos melhores jogos de puzzle já feitos e também um dos melhores fps já criados, nossa lista abre hoje com a série Portal. O enredo do game já te envolve desde o início onde você, um ser humano qualquer, está preso em um laboratório onde são feitos testes com humanos, protegido pela inteligência artificial GLaDOS, (“Genetic Lifeform and Disk Operating System“).

Nele você dispõe de uma arma capaz de criar portais e te teleportar de um ponto ao outro onde a mesma deve ser usada para te fazer escapar de cada nível do laboratório da Aperture Science. Cada nível requer mais lógica do que o anterior e é ainda mais desafiador fazendo algumas vezes você quase fritar o cérebro! Brincadeiras a parte, o jogo criado pela Valve traz também ótima física que deve ser usada ao seu favor nos desafios.  Se você não jogou fica a dica de dois ótimos games.

Portal 1 Disponível para: Windows, Mac OS X, Linux, PS3, Xbox 360

Portal 2 Disponível para: Windows, Mac OS X,  PS3, Xbox 360

 

Braid

Contando com uma bela arte, Braid é o  segundo jogo de nossa lista. É um jogo ao estilo plataforma criado independentemente por Jonathan Blow em 2008 e que recebeu ótimas críticas desde o seu lançamento.

Além de ser uma obra de arte o jogo é desafiador , traz puzzles criativos usando da temática de viagem no tempo e tem uma ótima narração de sua história enigmática na saga de um homem chamado Tim, em busca de sua princesa. O jogo é cheio de metáforas com situações reais e realmente te coloca pra pensar no mundo em sua volta. Todos os aspectos tradicionais dos jogos de plataforma estão presentes mas, andar, pular , escalar e derrotar inimigos são meros detalhes. Braid deve ser encarado como um todo, um jogo que realmente te coloca pra pensar e refletir e não somente uma diversão momentânea. A experiência de jogo com certeza mexe com o jogador.

Disponível para: Windows, Mac OS X, PS3, Xbox 360

 

Trine 1 e 2

Lembrando a ideia de Lost Vikings temos Trine. Em Trine o jogador conta  com um mago, um ladrão e um cavaleiro ambos personagens jogáveis onde cada um possui uma habilidade diferente que deve ser usada para se passar de nível e resolver todos os puzzles e enigmas. Cada detalhe deve ser observado e entendido para possibilitar o jogador a resolver todos os desafios.

O jogo, assim como Braid, conta com ótima ambientação, cenário e narração, além de ótima trilha sonora onde o jogador mergulha em um mundo digno de um conto de fadas. O jogo se torna ainda mais divertido quando jogado no modo cooperativo onde as aventuras podem ser compartilhadas com os amigos, cada um controlando um dos três personagens disponíveis. Todos os puzzles de Trine requerem um pouco de estratégia para serem resolvidos e desafiam o jogador a progredir entre eles.

Trine 1 disponível para: Windows, Mac OS X, Linux PS3

Trine 2 disponível para: Windows, Mac OS X, Linux, PS3, PS4, Xbox 360, Wii U

 

World of Goo

Trazendo sua mecânica totalmente baseada na física, World of Goo é o nosso quarto jogo. Nele você deve manusear os “Goo” pequenos seres gosmentos e redondos que devem ser sugados por um cano. Parece ser fácil não é mesmo? Mas não subestime o jogo sem antes jogá-lo, o que parece ser um jogo simplório e fácil se torna um desafio tremendo que fará você ter vontade de arrancar os cabelos.

A medida que o jogo avança você montará pontes e as mais variadas construções com os Goo, sempre lembrando que a física rege muito bem no jogo, o que muitas vezes  faz com que eles caiam e que as construções se desmontem. Além disto, cada cenário tenta de alguma forma te atrapalhar a construir seu emaranhado de Goo e, se isso não bastasse, o número de Goo disponível diminui a cada nível o que torna ainda mais difícil mantê-los equilibrados.

Disponível para: Windows, Mac OS X, Linux, WiiWare, Android, iOS, BB 10

 

Série Tomb Raider

Sério, quem nunca teve que ler um detonado para passar de alguma parte de Tomb Raider? Desde sua primeira versão em 1996 trazendo a lendária personagem Lara Croft o jogo faz sucesso até hoje para quem gosta do gênero.

O jogo de ação e aventura por entre tumbas, cavernas , florestas e demais locais sempre foi meticuloso no que diz respeito a puzzles e desafios que colocam o jogador pra pensar. Em Tomb Raider cada detalhe do cenário pode ser importante ou ser uma peça fundamental para  que você  possa progredir na história.

As primeiras versões eram ainda mais desafiadoras do que as ultimas lançadas e naquela época não havia acesso fácil a internet para acessar alguma dica, tinha que ser na marra ou comprando as lendárias revistas Playstation e seus detonados.

Disponível para: Windows, Mac OS X, Linux, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii (PS2 E PS1) nas primeiras versões.

Se você já jogou algum desses jogos e não quebrou nem um pouco a cabeça para passar algum dos níveis, pode se considerar um gênio. Não são os jogos mais difíceis ou desafiadores, mas aqueles que nos dão aquela sensação satisfatória de inteligência ao conseguir resolver algum puzzle que eles nos lançam.

E vocês, quais jogos além desses já jogaram e tiveram que quebrar a cabeça para passar de determinada parte? Conte pra gente!

Continuar lendo
Publicidade

Geek, Nerd e Tech lover que ainda espera a chegada dos anões e do mago para partir em uma aventura. Futuro Engenheiro da Computação que ainda pretende criar o celular que asse pizzas!

Deixe seu comentário!

Mais em Games

To Top