Quem venceu a E3 2012?

Games

Quem venceu a E3 2012?

2012 está sendo um ano de grandes lançamentos e a atual geração de consoles está no seu auge. Usualmente para a indústria isso significa o momento de anunciar a próxima leva de hardware que irão preencher nossas telas.

A Nintendo foi a primeira, talvez por seu hardware atual ser o mais ultrapassado tecnologicamente (não é muito diferente daquele encontrado no GameCube, lançado em 2001). Na E3 2011 vimos a criadora de Mario Bros. anunciar o Wii U, seguindo a tendência citada acima. Este ano, com inúmeros rumores a respeito da próxima geração de consoles da Sony e da Microsoft, esperava-se uma E3 cheia de surpresas e novidades.

Mas antes de falar sobre o evento deste ano, vamos a uma explicação sobre o que é a E3 e porque ela costumava ser tão importante para os gamers.

E3 significa Electronic Entertainment Expo e é considerada pela mídia especializada como O grande evento da indústria de games. É na E3 que as produtoras costumam mostrar suas novidades, fazer anúncios bombásticos e interagir diretamente com o grande público gamer.

Durante a exposição, as principais desenvolvedoras montam estandes com demonstrações e vídeos dos seus principais títulos planejados para lançamento nos próximos meses (ou anos), mas o grande espetáculo são as conferências de 1h30 das fabricantes de console (Nintendo, Sony e Microsoft) e de algumas desenvolvedoras (atualmente EA, Ubisoft e Konami).

Apesar do evento ter mudado seu formato ao longo dos anos, reduzindo o escopo e focando mais na imprensa do que no grande público, ele continua sendo uma das datas mais importantes do calendário gamer.

Ao final de cada evento é comum ver os sites especializados discutindo o "Melhor da E3" ou colocando as conferências no paredão para os jogadores opinarem "Quem venceu a E3?". É interessante destacar que, no caso desta última, as enquetes muitas vezes omitem qualquer opção de votar na conferência das desenvolvedoras, focando exclusivamente nas fabricantes. A razão disso é bem simples: as fabricantes estão sempre buscando angariar o máximo de apoio de desenvolvedores diversos e mostrar, ao menos durante a conferência, sua superioridade sobre a concorrência.

 

Por causa desse "ecossistema" eu costumava observar essas discussões sempre com a mesma ideia: "Quem vence a E3 somos nós, os jogadores". O foco da disputa entre as fabricantes sempre esteve em nos agradar e obter a nossa atenção e dólares, o que estimulava essas empresas a trazerem inovações incríveis e o máximo de anúncios de cair o queixo. Independente da sua plataforma de escolha, ao final de cada E3 sempre haviam muitas novidades para se antecipar pelos próximos meses. Melhor ainda se você tinha acesso a vários consoles.

Em 2012 não foi bem assim…

Apesar do cenário aparentemente perfeito para uma E3 histórica, nenhum dos rumores sobre novos consoles se concretizaram. Além disso, houve um foco quase que obsessivo por parte das fabricantes em introduzir novas formas de jogo que, sinceramente, não são a vibe do público da E3.

 

Para nossa alegria os anúncios de novas franquias, embora poucos, foram muito promissores. Destacaram-se BEYOND: Two Souls, exclusivo para PS3 da mesma produtora de Heavy Rain, ZombiU, exclusivo para Wii U feito pela Ubisoft, e Watch Dogs, também da Ubisoft. Este último foi responsável por fechar a conferência da Ubisoft com chave de ouro.

 

O resto da feira? Bom, como vocês já perceberam ao longo do post, tivemos alguns trailers e demos interessantes aqui e ali de jogos previamente anunciados , novas sequels e até um tech demo da Square Enix. Este último atiçou meu imaginário como fã de Final Fantasy. O que será que nos reservam para Final Fantasy XV?

Apesar de tantos vídeos legais, essa E3 deixou a desejar. Eu gostaria de dizer que as nossas expectativas estavam muito altas, mas claramente a incapacidade de definição de um público-alvo por parte dos representantes da indústria foi a real causa de não conseguirem agradar ninguém com o evento esse ano.

E então, quem venceu a E3 2012 afinal? A Ubisoft.

Continuar lendo
Comments

Mais em Games

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top