Museu do Videogame chega a Recife em 2015!

Games

Museu do Videogame chega a Recife em 2015!

Você já jogou Atari? É Sonysta ou Nintendista? Tem saudade do Mega Drive ou do Nintendinho? Ama os consoles dos mais clássicos (retrô) aos mais atuais? Então prepara seu coração porque você vai poder ver/conhecer (e rever) de perto mais de 200 consoles de videogame dos últimos 40 anos de todo o mundo na iniciativa (essa palavra sempre me lembra os Vingadores) Museu do Videogame.

O Museu do Videogame será uma mostra itinerante dos maiores clássicos dos consoles e jogos reunidos desde a década de 70. Durante a mostra, que não é apenas uma exibição, as pessoas poderão experienciar (gratuitamente) diversos jogos, em seus respectivos consoles, desde os mais clássicos como o Pac-Man e o Enduro, passando por Super Mario Bros e Sonic, além jogos de luta como Street Fighter e Mortal Kombat, que se mantem vivos até hoje em novas versões.

No acervo (que é um espetáculo de encher os olhos) estarão o Magnavox Odyssey (1972), considerado o primeiro console fabricado no mundo que levou cerca de seis anos pra ficar pronto e, curiosamente, conseguiu sair na frente no mercado de consoles sendo seguido pelo Atari Pong (1976).

É interessante destacar que a Magnavox depois inaugurou a primeira briga entre empresas produtoras de consoles ao acionar judicialmente a Atari por quebra de patente ao considerar o Pong, que era um jogo que simulava tênis de mesa, cópia do jogo de tênis que o Odyssey tinha (na imagem você pode tirar suas conclusões). Já o Atari Pong, o primeiro console da Atari, é considerado, historicamente, o primeiro console lucrativo do mundo.

pong animated GIF

Ainda no acervo do Museu você vai encontrar o Fairchild Channel F (também de 1976) o primeiro videogame de segunda geração e o primeiro a usar cartuchos, que quem viveu a década de 90 se acostumou muito a soprar, e o primeiro videogame fabricado no Brasil, pela Philco, o Telejogo Philco Ford (1977). Além do Microvision (1979), o primeiro console portátil de segunda geração a usar cartucho, e o Vectrex (1982), (lançado pela mesma empresa) um videogame da mesma geração de 8 bits que usava cartuchos e vinha com um monitor embutido, como pode ser visto nessa propaganda da época.

geek-=games

Da Nintendo você vai encontrar na mostra o clássico R.O.B. (1985), um robô acessório dos consoles da Nintendo da época que funcionava como o “segundo player”, e também o primeiro videogame portátil de mesa com tecnologia 3D, que de portátil tinha quase nada (porque era um trambolho enorme), o Nintendo Virtual Boy (1995), um videogame de quinta geração e um fracasso de público e critica com seus jogos em preto e vermelho e uma tecnologia 3D que não empolgava, uma curiosidade sobre ele é que o console era uma espécie de óculos que ficava fixo no rosto e devia dar muita dor de cabeça.

geek-=games

O acervo, sob a curadoria do jornalista Cleidson Lima, tem sede fixa em Mato Grosso do Sul e fará uma “turnê” no ano de 2015 em diversas capitais. A capital pernambucana, Recife, será contemplada e já esta certo que o evento ocorrerá de 11 a 26 de abril de 2015 no Shopping Recife, sendo 16 dias inteiramente abertos ao público, e você já pode começar a se programar de agenda e coração!

Mais informações podem ser obtidas na fanpage do Museu do Videogame Intinerante 

Serviço:

► Museu do Videogame Intinerante

► Curador: Cleidson Lima

► Local: Shopping Recife

► Mostra aberta ao público de 11 a 26 de abril de 2015

Continuar lendo
Publicidade

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Deixe seu comentário!

Mais em Games

To Top