Um Geek por Ai na Lisboa Games Week 2014

Games

Um Geek por Ai na Lisboa Games Week 2014

Então pessoal, como já tinha falado no post Expectativas Lisboa Games Week 2014 , eu estive num evento bem legal em Lisboa o Lisboa Games Week (LGW). O evento, com a proposta de trazer os novos consoles e os lançamentos de games, foi patrocinado pela Worten, grande loja de venda de eletrônicos e eletrodomésticos em Portugal, e ocorreu na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, grande complexo onde ficam áreas de eventos.

Esse foi meu primeiro evento fora do Brasil e senti bem forte a diferença do ‘clima’ de como os eventos rolam no nosso país tropical.

LANÇAMENTOS DE JOGOS

1-DSCF0783

Mortal Kombat X

Logo na entrada do evento, que era dividido em duas partes com um grande corredor central, um enorme cartaz com Scorpion anunciava Mortal Kombat X que estava em uma área reservada (jogo proibido pra menores de 18 anos), talvez o mais disputado pra jogos, e como ainda será lançado em 2015, proibido pra fotos e filmagens. MKX que terá versões pra Xbox One, Xbox 360, PS3, PS4 e PC apresenta-se como um folego novo à franquia. Ao que parece a inclusão de novos personagens, golpes, cenários e violência esta cotando esse jogo como um dos mais impactantes para o próximo ano.

Um grande plus ao jogo é o novo visual mais bem trabalhado e a possibilidade de o jogador fazer o personagem interagir com o ambiente, por exemplo usando um galho pra se balançar ou um tronco como arma durante um combo, coisa que acontecia já em outro game do mesmo estúdio desenvolvedor, NetherRealm Studios, o Injustice: Gods Among Us do ano passado.

Dying Light

No mesmo lado, mas na parte de trás, um espaço foi reservado pra Dying Light, que também tem lançamento previsto pra 2015, estava sendo testado em sua versão pra PC, mas o game estará disponível também para PS4 e Xbox One, ou seja, a produtora esta apostando apenas nos consoles da nova geração.

Pra você saber Dying Light faz o estilo suvival horror, de caça a zumbis, com câmera em primeira pessoa em um mundo aberto. O jogo tem duas versões, como informou (informalmente) um dos expositores do game, uma versão durante o dia e outra durante a noite. Pra exposição no evento apenas a versão de campanha diurna estava disponível, e nessa versão o jogador caça os zumbis, mas na versão noturna, que parece ser bem mais interessante, o jogador é caçado pelos mortos vivos.

Ao que tudo indica a Warner Bros está apostando alto em Dying Light, isso porque o jogo é desenvolvido pela Techland, empresa polonesa desenvolvedora de games e especialista em jogos de tiro em primeira pessoa, que tem como seus maiores sucessos Call of Juarez, de 2006, e Dead Island, de 2011, nada muito glorioso… Numa observação rápida de algumas partidas deu pra notar que o jogo é graficamente bonito e os controles não parecem travados, o que favorece a jogabilidade, mas deu aquela velha sensação de ‘mais do mesmo’ que os jogos como Left 4 Dead, de 2008, já trazem.

1-DSCF0796

Lego Batman 3: Beyond Gotham

Com muito amor no coração eu procurei pelo Lego Batman 3: Beyond Gotham, porque Lego é amor (<3), e tal foi minha surpresa ao notar que disponibilizaram o game pra o PS4 e dois garotinhos jogavam, fiquei um tempo parada olhando e esperando os jovenzinhos liberarem os controles (que não rolou), então não joguei…

O que sei é que esse novo game promete avançar com a franquia, inclui novos personagens, como as versões do Batman e do Curinga dos filmes do Nolan, e promete ser bem mais divertido do que o Lego Batman 2: DC Super Heroes. Os gráficos pra PS4 estavam lindos e que o jogo será lançado ainda este ano e têm versões pra todas as plataformas (PS3, PS Vita, Nitendo 3DS, Wii U, Xbox One, Xbox 360, PC (Microsoft Windows e iOS)).

1-DSCF0904

The Evil Within

Talvez o jogo que eu estava mais esperando pra ver não estava presente, contrariando o que havia sido divulgado na programação do evento. The Evil Within jogo no estilo survival horror tem o mesmo designer de Resident EvilShinji Mikami, e já foi lançado em outubro desse ano com versões pra PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC, estava sendo divulgado em vários cartazes, mas não havia área exclusiva destinada pra ele. Uma verdadeira pena.

1-DSCF0929

Resident Evil Revelations 2

Mais um na linha suvival horror é o Resident Evil Revelations 2, o game que também tem lançamento previsto pra 2015, é mais um jogo da franquia de sucesso e estará disponível pra PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e, também, na Steam para PC, também estava disponível pra teste. Ao que tudo indica o jogo tem a proposta de ser lançado como uma série de episódios e, posteriormente, uma versão completa do jogo será lançado. O interessante é que Revelations 2 é o primeiro título da série a ter uma jogabilidade cooperativa na campanha com apoio online, o que vai gerar a necessidade de uso da PSN (pra PS3 e PS4) e Xbox Live (pra o Xbox 360 e Xbox One) pra uma experiência total nos consoles.

Minecraft Console Edition

Depois de fazer sucesso online o Minecraft tenta dominar o mundo e lança por hora versões pra PS4, Xbox One e PS Vita (já haviam versões pra PS3 e Xbox 360). A versão de console introduz novas funcionalidades ao jogo, tais como um sistema de elaboração simples, tutoriais e a função de jogo multiplayer (exceto pra o PS Vita), bem como multiplayer online para até oito jogadores ao longo da PlayStation Network (requer subscrição PlayStation Plus para PS4) ou Xbox LIVE (requer subscrição Xbox Live Gold).

O jogo estava espalhado por todo a feira em todas as versões e eu ainda arrisquei tentar jogar no PS Vita.

1-DSCF09101-DSCF0912

CONSOLES

Agora vocês já sabem o que rolou de lançamentos vou falar dos consoles (ou consolas, em português de Portugal). Sony, Microsoft e Nintendo apresentaram todos os consoles da antiga e da atual geração, e também os portáteis. Assim foi possível ter um gostinho do novo PS4 (que no Brasil custa muito dinheiro), o Xbox One e Wii U. O engraçado nessas feiras de games é como as atrações são organizadas de forma a criar um clima de disputa entre as empresas (e isso não acontece só pra as produtoras de consoles, com os games também funciona assim).

Briga Sony vs Microsoft

A “briga” Sony vs Microsoft é longa e esta visível em todo o lugar. Nessa disputa o que me chamou atenção foi como PS3 e Xbox 360 (dois consoles da geração passada) foram colocados em bancadas de costas um pra o outro, como numa disputa pra ver quem atraia mais público. Talvez estrategicamente, pra não fazer briga por questões gráficas, mas os jogos que estavam sendo apresentados não eram os mesmos.

1-DSCF0877

Ainda nessa briga a Sony colocou o PS4 a mostra e lançamentos como Lego Batman 3: Beyond Gotham (como já citei acima) e Resident Evil Revelations 2 podiam ser jogados no console. Minecraft em sua versão pra PS4 também estava em apresentação e o tão bombado Destiny.

1-DSCF0896

A Sony ainda dedicou um espaço pra seu portátil PS Vita e apresentou também Minecraft, Invizimals: a resistência e Os Marretas: aventuras no cinema (nossos The Muppets).

1-DSCF0918

Já pra Xbox One estava disponível Forza Horizon 2 Fifa 15 (entre outros). Além disso, os exclusivos Kinect Sports Rivals e Kinect Dance Central Spotlight tiveram um espaço reservado e alguns se divertiram muito jogando (eu não arrisco nem Just Dance, então me aventurei).

1-DSCF0804

Nintendo

Correndo por fora a Nintendo levou seus Wii U e 3DS. As duas plataformas não são lançamento, mas são a atual geração da empresa. O investimento numa área exclusiva foi bom e foi possível jogar o exclusivo como Mario Kart 8 e, também, Skylanders Trap Team, que apresenta a funcionalidade de portais bem definida pra 3DS e acabou de ser lançado.

1-DSCF0825

1-DSCF0846

1-DSCF0869

EXTRAS

 

Briga de Jogos Clássicos

Um cenário interessante em formato de trave de campo de futebol foi montado pra apresentar dois jogos que de muito tempo vivem uma ferrenha luta. Fifa 15 e PES 15 estava sendo apresentados um de frente pra o outro. O engraçado disso tudo é que pela primeira vez um jogo da franquia do Pro Evolution Soccer parece ser pario pra grande franquia Fifa. Mas como games de esporte não são minha praia eu preferi apenas olhar de longe.

1-DSCF0924

1-DSCF0928

Uma área dedicada aos consoles antigos

Fiquei super feliz ao dar de cara uma área toda dedicada a antigos consoles de várias épocas, como o Super-Nintendo, o Mega Drive, Game Cube… Arrisquei até jogar num console da Philips do começo da década de 90, o Philips CD-i.

1-DSCF0855

1-DSCF0856

1-DSCF0853

Startups de games

Havia também uma área dedicada à Startups da games. Lá desenvolvedores de Portugal apresentaram suas propostas. A maioria dos jogos estava em fase Beta de teste e outros estavam saindo, literalmente, do papel. Foi legal ver as fases da concepção de um jogo e como pequenos grupos podem ter jogos interessantes e de boa qualidade gráfica fora do grande eixo desenvolvedor.

Campeonato de LOL

Teve também uma etapa do velho campeonato de League of Legends oferecido pela Asus com uma plateia grande, porém silenciosa (bem diferente desse tipo de torneiro no Brasil).

1-DSCF0864

Enfim… Esse é o resumo do que rolou. Pra saber mais sobre Um Geek Por Aí acompanhe nossas publicações e siga-nos nas redes sociais.

Um agradecimento especial ao Eder Augusto (Edaum) do site parceiro SUPERNOVO que ajudou na cobertura desse evento.

Continuar lendo
Publicidade

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Deixe seu comentário!

Mais em Games

To Top