A Ciência explica como o Facebook pode fazer seu dia mais feliz (ou não)

Mundo Geek

A Ciência explica como o Facebook pode fazer seu dia mais feliz (ou não)

Tá chovendo na sua cidade? Já acessou seu Facebook hoje e notou no seu feed reclamações sobre como a chuva atrapalha tudo? Sentiu necessidade de comentar sobre as atualizações de status que aparecem no seu feed de notícias? Se você respondeu ‘sim’ para a última pergunta você acaba de comprovar o que um recente estudo cientifico diz:

O Facebook consegue espalhar emoções contagiantes através das postagens dos seus amigos.

Nessa pesquisa, publicada na revista Plos One, os cientistas estudaram o fato de que como as redes sociais são extremamente populares elas tendem a exercer um efeito emocional nos usuários e isso aconteceria através da visualização das postagens dos amigos durante o dia. Para comprovar a hipótese a equipe de trabalho analisou secretamente mais de um bilhão de atualizações de status no Facebook, em 100 cidades norte-americanas no período de janeiro de 2009 a março de 2012, e por fim concluíram que: mensagens positivas geram respostas positivas dos amigos, enquanto que mensagens negativas vão gerar outras mensagens negativas.

Mas, o que a chuva tem a ver com isso? Segundo professor da UC San Diego School of Medicine, James Fowler – principal autor da pesquisa, para fazer esse estudo foram utilizados registros meteorológicos para analisar as atualizações de status em cidades em dias de chuva. Então, com um software de análise de texto eles determinaram expressões de emoção positiva ou negativa, e compararam com atualizações de status em dias que não havia chovido naquela cidade.

Em números os cientistas perceberam que em dias chuvosos as mensagens negativas subiram 1,16%, e as mensagens positivas foram reduzidas em 1,19%. Os autores da pesquisa ainda notaram que em cidades onde não chovia as pessoas eram contagiadas com a negatividade da atualização dos seus amigos que estavam em cidades chuvosas e acabavam mandando mais mensagens negativas.

Segundo Fowler:

Foi realmente um efeito muito grande. Cada mensagem que você posta para seus amigos gera um adicional de duas mensagens que têm o mesmo conteúdo emocional. Estes resultados sugerem que as próprias emoções podem através de ondulação em redes sociais gerar sincronia em grande escala que dá origem a grupos de pessoas felizes e infelizes.

Para o pesquisador esse tipo de estudo e monitoramento é importante para “medir os efeitos das redes sociais e aprender a como criar uma epidemia do bem-estar”.

Você acredita que uma rede social pode influenciar tão diretamente na sua vida?

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top