A Jornada do Herói em Star Wars!

Mundo Geek

A Jornada do Herói em Star Wars!

Se você conhece um pouco de Star Wars e gosta de ficar pela internet indo em busca de informações sobre a franquia, já deve ter ouvido que George Lucas usou a “A Jornada do Herói” em seus filmes. Mas o que é isso? E que ligação isso pode ter com o episódio VII que saíra no dia 17 de dezembro? Hoje te ajudamos a entender um pouco mais.

A Jornada do Herói (também conhecida como Monomito), uma teoria de 12 passos desenvolvido por Joseph Campbell, em seu livro O Herói de Mil Faces de 1949, consiste na ideia simples de que todas as histórias (em livros, em filmes, em games) são compostos por alguns elementos estruturais comuns, encontrados universalmente em mitos, contos de fadas, sonhos e filmes.

Os passos são:

  1. Mundo Comum
  2. Chamado à aventura
  3. Recusa ao chamado
  4. Encontro com o mentor
  5. Travessia do Umbral / Limiar
  6. Testes, aliados e inimigos
  7. Aproximação do objetivo
  8. Provação máxima
  9. Conquista da recompensa
  10. Caminho de volta
  11. Depuração
  12. Retorno transformado.

maxresdefault

No fundo apesar de sua infinita variedade, a história de um herói (um individuo) é sempre uma jornada. Um herói sai de seu ambiente seguro e comum para se aventurar em um mundo hostil e estranho (soa familiar? Luke… Fazenda… Galáxia…). Pode ser uma jornada mesmo, uma viagem a um lugar real: um labirinto, floresta ou caverna, a estrela da morte quem sabe, uma cidade estranha ou um país estrangeiro ou uma galáxia muito distante, um local novo que passa a ser a arena de seu conflito com o antagonista, com as forças que o desafiam.

A Jornada do Herói em Star Wars – Episódio IV

Dito isso vamos ao que interessa: o que tem Star Wars a ver com essa tal de Jornada do Herói? TUDO!!!!!11!!ONZE!!

Para deixar tudo bem sucinto vamos falar (de forma resumida, por que isso é internet e ninguém gosta de ler tanto) sobre a Jornada do Herói no filme “Star Wars: Uma Nova Esperança“, de 1977, também conhecido como Episódio IV, ou o primeiro filme da franquia em ordem cronológica de lançamento no cinema. E sem mais blá, blá, blá, lá vai!

starwars-iv

No Mundo Comum nosso herói Luke Skywalker sonha em ingressar na academia, mas sente que está indo a lugar nenhum na fazenda desolada de seus tios. Aí vem o Chamado a Aventura!

Luke Skywalker 10

E R2D2 revela uma parte da mensagem de socorro que o chama. Luke fica compadecido com visão e quer ajudar de donzela (Leia) em perigo. Mas inicialmente ele Recusa ao Chamado

leia-gif-1433890485

Luke recusa-se a seguir Obi Wan e volta a fazenda de seus tios com um certo medo de seguir em frente, lá ele descobre que seus tios foram atacados pelas tropas do Imperador. De repente, Luke não hesita mais e fica ansioso para sair em sua busca. O mal causado pelo Império passou a ser uma questão pessoal. E ele fica motivado.

Exercendo a função de Mentor, Obi-Wan, entrega o Sabre de Luz do pai de Luke a ele.

Fqe2C1Y
Ao Cruzar o (Primeiro) Limiar, Luke se compromete com a aventura e eles partem para Mos Eisley para conseguir uma nave, e é na atmosfera surreal, violenta e estonteante da cantina, repleta de seres bizarros, que Luke tem o primeiro gostinho do Mundo Especial empolgante e perigoso em que acaba de entrar. Lá eles fazem (Testes) Aliados e inimigos quando contratam Han Solo (que atira primeiro!) e Chewbacca e depois são perseguidos pelos Stormtroopers (imagem meramente ilustrativa!).

giphy (3)

A Aproximação da Caverna Oculta está representada quando Luke e seus companheiros são sugados para dentro da Estrela da Morte, onde vão enfrentar Darth Vader e libertar a princesa Leia. Lá dentro eles passam por Provações, onde Luke, Leia e seus amigos são aprisionados no gigantesco triturador de lixo.

tumblr_lg6jt4YScj1qzb1x9o1_500

Luke é puxado para baixo pelos tentáculos do monstro que vive no esgoto, e é mantido tanto tempo lá dentro que a todos começam a se perguntar se ele morreu. Mas nosso herói ressurge e trabalhando junto com seus amigos, eles salvam a princesa Leia e capturam os planos da Estrela da Morte, fundamentais para derrotar Darth Vader, fugindo assim com a Recompensa.

Darth_Vader_gif

No Caminho de Volta, Luke, Leia, Han e Chewie são furiosamente perseguidos por Darth Vader quando escapam da Estrela da Morte, até a praticamente chegar a base rebelde. Lá Luke se junta a causa e parte para a luta contra a Estrela da Morte e Darth Vader. E no momento onde tudo parecia se perdendo, há a Ressureição, e Luke ouve a voz de Obi-Wan, que o faz usar a Força e acertar um tiro “impossível” para destruir a Estrela da Morte.

Por fim Luke Skywalker  “Retorna com o Elixir” derrotando Darth Vader (por enquanto) e restaurando a paz e a ordem na galáxia (também por enquanto).

zKDVf

Viram o quanto a Jornada está totalmente dentro de Star Wars? Lucas fez tudo de caso pensado! Mas será que J.J. Abrams vai seguir essa mesma premissa no novo filme? Será que ele esta se utilizado também desses conceitos nesse novo filme? Bem eu digo que sim!

Aos ver os (vários) trailers do Episódio VII você notou o Mundo Comum da Ray como Scavenger? Quando a Aventura vem até ela através da aparente deserção de Finn… Ela só querendo continuar a vida dela, mas de repente tudo explode ao seu redor… e depois aparece o Han Solo como Mentor dessa nova geração… Fazendo eles Cruzarem o Limiar e se comprometerem com a jornada… Presta atenção nesse trailer.

Está vendo? Isso é o que dá pra perceber do trailer até o momento, muita coisa está por vir e tenho certeza que todos os elementos da Jornada do Herói estarão presentes em Star Wars: O Despertar da Força e que agora que você já sabe como funciona a Jornada do Herói irá facilmente notar os passos durante a trama nova, e também em outros filmes, como Harry Potter, por exemplo.

Então que a Força da Jornada esteja com você!

  • Esse post foi escrito com a colaboração do amigo Luiz Castro. Luiz é Gerente de Projetos na área de TI, nerd, fã de Star Wars, de Os Caça Fantasmas e da DC (vish!). Já teve um podcast sobre A Jornada do Herói e escreveu seu TCC ao final da graduação em Sistemas de Informação focando nessa temática atrelada ao desenvolvimento do roteiro de games. Também manteve um podcast sobre a temática: Morro do Olimpo Explica!
Continuar lendo
Publicidade

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top