Beco dos Artistas: uma viagem ao coração da CCXP TOUR 2017

Mundo Geek

Beco dos Artistas: uma viagem ao coração da CCXP TOUR 2017

A Comic Con Experience, realizada desde 2014 em São Paulo pelo grupo capitaneado pelo site Omelete ganhou, enfim, uma edição fora de São Paulo e Recife foi a cidade escolhida.

Com início nesta semana, a convenção trará convidados internacionais e nacionais de quadrinhos, cinema e televisão.  Mas o coração de toda Comic Con está no Beco dos Artistas (acho mais charmoso do que chamar de Artist’s Alley), que reúne quadrinhistas do mundo todo para divulgar suas produções.

Na CCXP Tour teremos a presença de 185 artistas distribuídos em 160 mesas!!!! Como seria impossível falar de todos, vamos destacar aqueles cuja visita é obrigatória para quem ama arte sequencial!

Thony Silas – mesa A03

Falar o que do Thony? Pernambucano, ele é um dos grandes artistas brasileiros que desenham para as majors DC e Marvel, mas que não abre mão da produção autoral. Na CCXPTour, vai lançar o primeiro volume da série A Noiva, em parceria com Eron Villar, adaptação do livro A Noiva da Revolução, de Paulo Santos, sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Imperdível!

Bill Sienkiewicz – mesa A11-12

Bill Cinquevinte (ainda não aprendi a pronunciar seu sobrenome), um dos grandes dos comics, dono de uma arte cujo estilo você reconhece de longe. Teve trabalho relançado recentemente pela Panini, Elektra Assassina, sua parceria com Frank Miller. Além do Beco, vai participar de painéis sobre sua arte. Tá na minha lista.

Adriana Melo – Mesas A13-14

Natural de São Paulo, Adriana desenha para a DC e Marvel e tem um traço muito foda! Já desenhou a série Star Wars – Empire e atualmente produz a versão em quadrinhos da série Doctor Who.

Milton Estevam e Hique Pereira – Mesa A20

Milton e Hique são de Recife. Já fui parceiro de Milton nas saudosas Agakê e Marco Zero, revistas independentes que circularam lá pelo final dos anos 1990, dentro do Movimento Pernambucano de Quadrinhos. Milton trabalha para editoras americanas e já desenhou a Red Sonja. Hique tem um traço muito particular, uma excelente fusão entre mangá e comics. Os dois estão na primeira edição da revista mix Inklab Magazine, que será lançada na convenção!

Felipe Cagno – Mesa B02

O Felipe é um dos mais prolíficos roteiristas de quadrinhos da atualidade, tendo produzido diversas hq’s em parcerias com vários desenhistas – sendo a mais famosa a série 321Comics, revista mix que foi financiada coletivamente no Catarse. Aliás, o Cagno é campeão do Catarse pois conseguiu financiar todos os seus projetos por lá. Vai lançar coisa nova no evento. Vale muito uma conferida no seu trabalho!

Carlos Ruas e Gustavo Borges – Mesa B03

Carlos Ruas é o cara que reinventou Deus. Simples assim. Sua série Um Sábado Qualquer é uma delícia e, com muito humor, mas sem perder o senso crítico, toca num assunto delicado que é a religião. E tem a sua própria seita, digo, religião: o Batatismo! O Gustavo Borges é o cara da excelente Pétalas, feita em parceria com a Cris Peter, entre outras publicações de sucesso. Adoro o desenho dele!

Fábio Paiva – Mesa B15

O professor Fábio não é quadrinista. Então, o que ele está fazendo na CCXPTour? Lançando o livro Histórias em Quadrinhos na Educação, que é fruto de sua tese de doutorado. Se você se interessa pelo tema, passar lá na mesa do Fábio é obrigatório. O livro dele é muito bom e tem um diferencial: capítulos no formato de histórias em quadrinhos com dicas para usar as HQs em sala de aula. Ah, e ele também vai relançar o livro do seu mestrado: Educação e Violência nas Histórias em Quadrinhos de Batman. Santa Educação, Batman!!!

Gabriel Bá e Fábio Moon – Mesas B17 a B20

Os gêmeos dispensam apresentações e vão ocupar quatro mesas! Então, deve vir coisa boa dessa dupla que tem produzido excelentes quadrinhos desde o tempo em que publicavam fanzines! Catando aqui meu Daytripper prá eles autografarem!

Aline Lemos – Mesa C05

Conheci o trabalho da Aline no site Lady’s Comics e desde então tenho acompanhado sua carreira. Seu fanzine “Melindrosa – folhetim erótico político fantástico do século XI” é um achado. Tenho usado suas hq’s para discutir a representação feminina nas HQs nas minhas aulas da disciplina Histórias em Quadrinhos e Educação na UFRPE.

Sapo Lendário – Mesa C07

Dupla de ilustradores foda de Caruaru! E você achando que lá só produziam bonecos de barro, né? Vão lançar o artbook InkGirls no evento, mas deve ter muito mais coisa por lá. Confira!

Shiko – Mesas C19-20

O artista que escreveu e desenhou a melhor Graphic MSP até agora: Piteco – Ingá! Shiko tem uma carreira brilhante e uma arte que enche os olhos. Suas aquarelas são imperdíveis e vou lá pegar um autógrafo no Azul Indiferente do Céu que é muito boa!!

Silvino & Roger Vieira – Mesa D05

 

Laerte Silvino é um cabra arretado de bom nas manhas desenhísticas! Vai lançar biscoitos finos como Fliperama no evento e deve trazer outras publicações suas, como Iara. O Roger também é uma fera do traço e vai lançar um livrinho maneiro, o Não tenho uma arma!

Ragu & Mascaro – Mesa D08

Lin & Mascaro é uma dupla dinâmica digna das melhores duplas dinâmicas de todos os tempos. Sua Ragú quebrou paradigmas na história dos quadrinhos pernambucanos. Doido prá ver o que eles aprontaram para a CCXPTour!

Bianca Pinheiro – Mesas E03-04

Se você ainda não leu a série Bear, não sabe o que está perdendo. Mas Bianca também fez a belíssima Meu pai é um homem da montanha e mostrou todo o seu talento na Graphic MSP Mônica – Força. Pense numa mesa imperdível!!

Vitor Cafaggi – Mesas E05-06

Depois de Piteco – Ingá, as graphics MSP da Turma da Mônica (Laços e Lições) foram as melhores graças ao talento dos irmãos Cafaggi. Além disso, o Vitor arrasa com o fofíssimo Duotone e o seu grande personagem Valente!!! Espero que tenha prá comprar lá!

Paulo Crumbim & Cristina Eiko – Mesa E09

Quadrinhos A-2 é uma das séries mais fodas das hq’s nacionais, produzida por esse casal sensacional. Eles também produziram a graphic MSP Penadinho – Vida , que é excelente. E Gnut, do Crumbim, é uma HQ tão inusitada que ainda não achei palavras para descrevê-la. Passa lá que vocês não vão se arrepender.

Caio Oliveira – Mesa F18

Esse piauiense já é um dos artistas que mais admiro na atual safra de quadrinistas nacionais. Conheci tardiamente via a HQ Marvel Hipster. Depois veio Panza. E Alan Moore Mago Supremo é sua obra-prima (por enquanto, pois ainda não recebi meu SuperEgo para comparar). Visita lá que o Caio é gente fina!! Só não elogie o Zack Snyder na frente dele!

Vandrade – Mesa H05

O amigo Vandrade é quadrinista, chargista e artista plástico e companheiro dos tempos da Associação dos Cartunistas de Pernambuco. Na CCXP, ele vai lançar sua HQ O Pombo de Veneza no evento.

Luciano Félix e Ary Santa Cruz – Mesa H07

A mesa dos super-heróis Wander e Angúria. A mesa das versões hilárias de One Piece (que virou Um Teco). A mesa do Mistiras, um dos mais divertidos sites de quadrinhos da web. E ainda tem o Luciano Félix e o Ary Santa Cruz.

André Balaio e Téo Pinheiro – Mesa H08

Balaio e Téo são responsáveis pelo resgate do horror pernambucano da Perna Cabeluda, aquela que aterrorizou o Recife nos anos 1980! Na convenção, vão lançar o álbum Malassombro. Então, cuidado quando for visitar a mesa mais assombrada do evento!!!

Lobo Borges – Mesa H15

Lobo Borges desenha a série Ledd, que é escrita pelo J.M. Trevisan e que é sensacional. Passa lá e confere!

Thais Gualberto – Mesa H19

Thaís é nossa vizinha de João Pessoa. É Coordenadora de Quadrinhos do Espaço Cultural José Lins do Rego na capital paraibana, onde está instalada a simpática e importante Gibiteca Henfil! É lá que acontecem oficinas, debates e  eventos, como o delicioso Quadrinhos Intuados! Além de toda essa dedicação à nona arte, Thaís também é quadrinista e publica a personagem Olga, a Sexóloga em sua página no facebook – a série até pouco tempo era publicada na Folha de São Paulo.

Só essas? Claro que não, padawan!!! Essas são as que recomendo porque conheço mais o trabalho, mas não marque bobeira e passe EM TODAS AS MESAS DO BECO DOS ARTISTAS!! Aposto que você não vai se arrepender e vai descobrir muita coisa boa e de qualidade por lá!

Para saber um pouco mais sobre todos os artistas que estarão no Beco, clique aqui!

Mas não teremos quadrinistas só no Beco! O paraibano Mike Deodato estará autografando seus trabalhos no estande da Fênix Geek House e o lendário José Luíz García-Lopez também não terá mesa, mas vai participar de painéis e da sessão de autógrafos do poster oficial do evento.

Ainda teremos a turma boa da PADA, que completa 31 anos de quadrinhos, lançando a edição especial Prismarte  – Amaro Camarajipe 25 Anos, toda dedicada ao agente secreto mais atrapalhado das hq’s criado pelo Marcelo Schmitz.

Esperamos ter ajudado com essas dicas! Quem for à CCXP Tour vai me encontrar por lá visitando esses artistas e garimpando outros!

Um excelente evento para todos!!!

Continuar lendo
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top