BBC cria reality show ao estilo “Jogos Vorazes” e cria polêmica no Reino Unido

Mundo Geek

BBC cria reality show ao estilo “Jogos Vorazes” e cria polêmica no Reino Unido

Se você já viu ou leu Jogos Vorazes, deve saber como funciona a competição da história criada por Suzanne Collins. Caso não saiba, vem comigo que eu explico.

Em Jogos Vorazes, existe o país de Panem. Esse país possui 12 distritos mais uma capital. Os distritos são afundados em pobreza e seus habitantes são forçados a fazer trabalhos braçais para poder sustentar o luxo dos habitantes da Capital.

Para mostrar quem manda e impedir rebeliões, a cada ano a Capital pega duas crianças de cada distrito e força os 24 jovens a lutarem até a morte numa competição de reality show. O prêmio é dinheiro, comida e fama para o vencedor e a morte para os 23 derrotados.

Alguns reality shows já foram comparados com Jogos Vorazes anteriormente, mas agora a BBC criou aquele que parece ser o mais parecido de todos – se não na parte da morte, pelo menos na parte da exploração da pobreza para entretenimento público.

Intitulado de Britain’s Hardest Grafter (algo como Trabalhador mais Trabalhadeiro do Reino Unido, em tradução totalmente livre), o novo reality show da BBC ainda nem selecionou seus participantes, mas já corre o risco de não sair do papel.

As regras do programa são o seguinte: a BBC vai selecionar 25 participantes entre os desempregados trabalhadores do Reino Unido e colocá-los para realizar uma série de desafios de “trabalhos do mundo real” para que eles possam “se provar” o mais capaz trabalhador do Reino Unido.

O competidor “menos efetivo” de cada semana será eliminado do programa até um campeão ser encontrado. O prêmio dessa brincadeira é de £15.500 (o equivalente a R$75.335, pela coteção de hoje), o que é o salário mínimo anual para trabalhores britânicos não-residentes em Londres.

Uma petição no Reino Unido já foi iniciada para tentar impedir o reality show de acontecer. Seus organizadores explicam:

Desemprego e pobreza são problemas sociais sérios e não devem ser o tema de um formato de game show barato, desenvolvido para explorar alguns dos mais pobres membros da nossa sociedade para propósitos dúbios de ‘entretenimento’“.

O objetivo da petição é conseguir 25 mil assinaturas e, até o fechamento desse texto já tinha obtido cerca de 16 mil assinaturas.

A BBC não ficou quieta e se defendeu em um comunicado dizendo que o Britain’s Hardest Grafter é um “experimento social sério” e que eles querem descobrir “o quanto as pessoas conseguem trabalhar em uma economia com salários baixos“.

O final dessa novela só sairá quando o reality show estrear na TV britânica.

Continuar lendo
Publicidade
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top