Campus Party – Dia 3 | Palestras e animação 24h

Mundo Geek

Campus Party – Dia 3 | Palestras e animação 24h

Este foi o terceiro dia da Campus Party Brasil e pelo que percebo, no quesito inovação, a maior feira de tecnologia não fica devendo a ninguém. Palestras sobre jornalismo na era digital e o culto da felicidade na web fizeram parte da minha agenda.

Pra começar, gostaria de deixar claro que aqueles probleminhas (os citados aqui, e aqui), continuam, porém, em menor escala. Empresas que sabem aproveitar as oportunidade aparecem bonito e ficam na boca da galerê.

A Azul, por exemplo, distribuiu ventiladores portáteis (tamanho o calor), e ainda passou o dia distribuindo lanches e água para os campuseiros. Mandaram bem, hein? Na realidade, um festival de comida apareceu: pastilhas, chicletes, donnuts, cupcakes, pipoca, hotpocket.. foi um verdadeiro festival de degustação. Bom pra mim!  hahahahha

Mas, vamos ao que interessa: PALESTRAS! Peço desculpas a vocês, mas gostei tanto da primeira palestra, que só cabe ela no meu coraçãozinho..  <3

A Mídia Digital pode competir com a Mídia Tradicional?

“Pessoas que preferem ler em papel vivem no passado. Cobrar por conteúdo não funciona. As mídias digitais são mais interessantes que as tradicionais porque tem maior nível de especialização.”

Esses foram alguns pontos defendidos pelo diretor-geral da Weblogs SL, maior empresa de mídia on-line em espanhol atuante na Europa e na América Latina, Julio Alonso.

Julio continua a defesa da sua tese com a seguinte e intrigante colocação:

“Não acredito que o papel vá morrer em breve, mas as pessoas que preferem ler em papel, sim.”

Meu Deus! É o fim da Mídia Tradional! E agora?  #mimimi

Para ele, o modelo do jornalismo, esse que oferece um tipo de pacote fechado sobre os assuntos, tem tudo para acabar. E segundo o próprio, isso não tardará a acontecer.

“Hoje, você pode ver o melhor conteúdo internacional em um site especializado, o melhor de entretenimento em outro e o melhor do esporte em outro”, disse.

Segundo Alonso, uma das maiores vantagens dessa nova mídia (digital), em relação a tradicional (engessada), é a grande especialização.

"Jornalistas generalistas não conseguem competir com os especializados, que conhecem profundamente os assuntos que cobrem."

Outro ponto marcante da palestra foi o fato do espaço físico destinado às coorporações. Para Julio, esse tipo de empresa, as que costumam reunir funcionários em um mesmo local, será insustentável com o passar dos anos.

“Todos os 250 blogueiros pagos pela Weblogs SL, que compete em 13 milhões de  visitantes únicos mensais, trabalham em casa.”

Continuando..

"A publicação aberta é o seu meio de distribuição. Se você cobra pelo conteúdo, sua visibilidade cai drasticamente e você fica fora da conversação", é o que pensa Alonso.

Para ele, NÃO FAZ SENTIDO cobrar por conteúdo jornalístico. Se um outro meio oferecer gratuitamente a mesma informação, mesmo com qualidade ligeiramente inferior, terá repercussão muito maior do que aquele que cobra pelo acesso.

Diga aêê!!! A palestra foi DEMAAAIS!

Uma observação não tão importante.. mas para mim relevante…  ^^

Gente, uma coisa que notei é que campuseiro não dorme. A vida aqui é agitada, viu?! É barulho, palestras, videoque, tudo invadindo a madrugada. Posso dizer que fui acordada, às 9h da MADRUGADA, por geeks cantando Michel Teló?. Nem aqui consegui me livrar do AI SE EU TE PEGO. Triste fim o meu…

Té mais!

Confita também:

Get over it!Cid (Não Salvo) e Jey Andrade

Para ver todas as fotos desta aventura na Campus Party 2012,

Clique aqui!

Continuar lendo
Publicidade
Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top