Conheça alguns aplicativos grátis para substituir o WhatsApp

O WhatsApp se tornou um dos mais utilizados aplicativos de comunicação via mensagens instantâneas dos últimos anos. Não por acaso o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerber, anunciou no último dia 19 de fevereiro que seriam desembolsados 16 bilhões de dólares na compra do aplicativo. Vale lembrar que em 2012 a mesmo Zuckerber pagou cerca 750 milhões de dólares na compra de outro famoso e muito utilizado aplicativo, o Instagram.

A grande questão é que dias depois da compra, sábado, 22 de fevereiro, o WhatsApp apresentou uma falha grave no sistema que afetou quase todos os usuários do aplicativo (mais de 450 milhões), que ficaram incomunicáveis por horas a fio, e colocou em xeque se a jogada da compra do aplicativo de mensagens instantâneas foi a melhor das ideias.

Muita gente, pró-teorias da conspiração, foi logo discutindo nas redes sociais sobre como o WhatsApp esta fadado a um fim próximo depois desse acontecimento ou que foi tudo uma bela jogada de marketing para popularizar mais ainda o aplicativo. O importante pra mim foi que a interrupção do serviço do WhatsApp foi um contratempo.

O que se sabe é que dias depois do fato Zuckerber participou da Mobile World Congress 2014 – uma das maiores exposições do mundo para indústria mobile – em Barcelona e tentou, aos trancos e barrancos, explicar que a compra foi um “bom negócio” e que o WhatsApp “não vai mudar”.

Uma coisa interessante sobre o fato é que em 2010 o mesmo Facebook lançou um serviço de e-mail – você sabia que isso existia? – que não se popularizou, chamado de @facebook.com, que foi lançado com a proposta de ser um “sistema moderno de mensagens”, mas que essa semana, após a aquisição do WhatsApp, esse sim um “sistema moderno de mensagens”, chegou ao fim com a breve informação dada por um porta-voz da rede social de que “a maioria das pessoas não estava usando seu endereço de e-mail do Facebook“, talvez porque a maioria das pessoas não soubesse que isso existia.

O fato é que como o mundo dos aplicativos hoje gira mais rápido que a Terra ao redor do Sol e muita coisa nova está nascendo a cada dia. Por isso vale a pena ficar de olho no que pode ser uma alternativa para o caso de WhatsApp apresentar outra falha grave ou mesmo deixar de apresentar as funcionalidades atuais, ou para o caso de você não querer pagar quando ele completar aniversário de 1 ano – você sabia que vai ter que pagar né?

Assim, o Geek Café apresenta quatro aplicativos de mensagens instantâneas grátis que podem ser tão uteis quanto o WhatsApp e que talvez você não conheça, mas que vale a pena dar uma olhada.

#1 Viber

Viber

O Viber apresenta diversas funcionalidades. Além de trabalhar usando seu número de telefone, ele tem uma interface de aparência interessante e animada, é de fácil compreensão e promete trabalhar com texto livre, chamadas, mensagens e fotos para outros usuários. Além disso, faz grupos de conversa com até 100 participantes, não precisa de registro ou convites, você recebe apenas uma mensagem no celular para validação, e diz ter a melhor qualidade para chamadas móveis usando 3G ou Wi-Fi. O Viber tem uma coisa interessante que as notificações de mensagens novas são mostradas na tela do seu smartphone sem precisar desbloquear para a leitura, facilitando na sua escolha de responder ou não na hora.

O Viber também pode ser um substituto para o Skype, já que aproveitando o gancho do problema do WhatsApp da última semana o Viber Brasil anunciou em rede social um crescimento de 1000% nos downloads e 400% no envio de mensagens nos últimos dias e que por canta disso numa jogada de mestre o Viber Brasil passou a oferecer um serviço de ligações de graça e ilimitadas do Viber para os telefones fixos do país.

No perfil do Facebook o Viber Brasil anunciou:

(…)resolvemos dar um presente para você: ligações de graça e ilimitadas do seu Viber para qualquer telefone fixo do Brasil. É isso mesmo, de graça!.

Numa jogada de marketing o Viber Brasil vai dizer:

Agora vem a melhor parte: se a cada semana o volume de mensagens de texto trocadas no Viber aumentar 25%, a gente vai prorrogar para mais uma. E podemos prorrogar mais e mais se o volume continuar aumentando. E aí, está esperando o que para começar a ligar de graça para qualquer fixo do Brasil?

Disponível: iOS, Android, Windows Phone, Bada, BlackBerry, Symbian e Windows

Avaliação do Google Play Brasil: 4,4 de mais de 2,7 milhões de downloads

 

#2 LINE

Line messenger app brasil

Segundo o LINE “Não há limites!”. Ele promete chamadas de voz e envio de mensagens grátis 24 horas por dia, e já conta com 360 milhões de usuários em todo o mundo. Já foi o aplicativo mais baixado em diversos países, e com o avanço do WhatsApp teve um recente queda. É de fácil instalação, utiliza o numero de telefone e já adiciona os contatos da sua lista que também tem o aplicativo.

O LINE promete fazer chamada de voz e de vídeo, entregar as mensagens de forma rápida, além de apresentar o recurso de Timeline, com texto, fotos, filmes, adesivos e até mesmo informações de localização – bem útil para quem curte stalkear a vida alheia ou pra quem gosta de informar a todos por onde anda 24 horas por dia. E tem como diferencial fofo alguns stickers interessantes para manter as conversas mais animadas.

Disponível: iPhone, Android, Blackberry, Windows Phone, PC e MAC

Avaliação do Google Play Brasil: 4,2 de mais de 2,2 milhões de downloads

#3 WeChat

WeChat app
O WeChat é um popular aplicativo gratuito com mais 300 milhões de usuários. Envia e recebe mensagens individual ou em grupo em qualquer plataforma com texto, notas de voz, imagens, vídeos, dados de localização e apresenta interface de fácil uso.

Tornou-se popular na China, por ser simples e também funciona como rede social privada, conectando-se ao Facebook. E nos últimos dias o WeChat teve um ‘boom’ ao passar da marca de 100 milhões de downloads internacionais, devido novamente aos problemas do WhatsApp, feitos apenas na Google Play.

Disponível: Android, Windows Phone, iOS, BlackBerry, Symbian e PC

Avaliação do Google Play Brasil: 4,2 de cerca de 1,5 milhões de downloads

 

#4 KAKAOTALK

KAKAOTALK

O KakaoTalk chegou no Brasil em março de 2013 prometendo ser “um aplicativo rápido e multifacetado” para envio de mensagens, fotos, vídeos, notas de voz e sua localização de forma gratuita. Apresenta a função do uso de uma gama de emoticons e coleções de adesivos, tem cerca de 130 milhões de usuários no mundo, usa conexão de internet 3G e Wifi para chamadas e mensagens.

Ele faz chats em grupo de até cinco pessoas – que a meu ver é pouco em comparação com a funcionalidade do WhatsApp e do Viber. Também assegura fazer chamadas de voz de alta qualidade e apresenta o serviço de filtro de voz Talking Tom e Ben – Tom falante e Ben falante, um cachorro e um gato populares em aplicativos de repetição de voz, que pode ser algo legal para passar o tempo com sua prima de dois anos, mas não tem muita serventia no dia-a-dia. Tem a função de ser multiplataforma, funcionado em desktop, contudo muita gente já tem informado sobre a facilidade de se pegar vírus na sua maquina ao receber certos tipos de arquivos por esse tipo de serviço de compartilhamento multimídia.

A fanpage no Facebook do KakaoTalk Brasil tem poucas curtidas e não vem sendo atualizada desde o final de 2013, o que pode demonstrar que não esta havendo um grande investimento de marketing desse aplicativo no país, contudo isso pode mudar em breve.

Disponível: Android, iOS, BlackBerry, Windows OS, Asha, Bada

Avaliação do Google Play Brasil: 4,4 de cerca de 1,4 milhões downloads

 

# EXTRA

Outros aplicativos de mensagens instantâneas estão disponíveis no mercado e já são bem utilizados, mas nem sempre são tão notados quando o WhatsApp. Como dicas de bons aplicativos estão:

► Facebook Messenger – que funciona conectado a conta do Facebook apenas para bate-papo, contudo envia imagens, arquivos, gravações de voz e emoticons.

► Skype – o popular Skype de desktop que pode ser utilizado no smartphone, tem as funções de mensagens de texto e as opções de ligações e mensagens de voz comuns dos aplicativos desse tipo.

Vale lembrar que mesmo que novos aplicativos disponíveis tenham ‘n’ funcionalidades você vai precisar que sua rede de contatos tenha o mesmo aplicativo para que você possa aproveitar as vantagens, e nesse caso talvez seja preciso um ‘boca-a-boca’ para popularizar entre seus amigos o seu mais novo aplicativo escolhido da semana. No final das contas, o aplicativo melhor pra ser usado é aquele que vai integrar funcionalidade com extensa lista de contatos comuns, o que faz com que o WhatsApp ainda esteja bombando por aí.