Conheça Nicholas: O londrino que salvou 699 crianças do Holocausto

Mundo Geek

Conheça Nicholas: O londrino que salvou 699 crianças do Holocausto

Antes, uma pausa. Andamos apressados, num tempo de memes, frases curtas e textos rápidos. Calma, tem pressa não sô! Quer conhecer histórias sobre pessoas e atos incríveis?! Juro, vai valer a pena cada pa-la-vri-nha. Tudo dito com amor.

Resolvi buscar pessoas fantásticas, algumas comuns, outras nem tanto. E mostrar para vocês como gestos mudam o mundo 😉

Nicholas Winton tem 105 anos e é um nome que todos deveríamos conhecer. Nascido em Londres, em 1909 e atualmente com o título de Sir, ele organizou o resgate de 669 crianças judias da antiga Checoslováquia, antes da 2ª Guerra Mundial começar! Salvando-as da morte certa nos campos de concentração.

Mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o Holocausto.

“O que eu fiz foi algo que os outros achavam que era impossível, mas eu tinha de tentar para ver se era possível ou não.

O seu ato de heroísmo foi mantido em segredo  por cinco décadas até que, certo dia, a sua esposa encontrou no sótão um álbum com as fotografias das crianças salvas.

Era dezembro de 1938, o jovem corretor foi até Praga a convite de um amigo e lá descobriu oque estava acontecendo com os refugiados. Winton passou apenas três semanas na cidade, mas foi tempo suficiente para ele reconhecer a ameaça iminente da invasão nazista em outubro de 1938.

Tive a ideia certa de resgatar as crianças quando todo mundo achava que nem valeria a pena tentar.

Ele buscou países que poderiam abrigar as crianças. Uma por uma, escreveu suas fichas. Finalmente conseguiu mandá-las de trem para Londres, Inglaterra. 699 crianças que precisaram dar adeus aos seus pais para sempre, mas que ganhariam outra chance.

“Alguém aqui nessa sala deve sua vida a Nicholas Winton?”

Um programa de TV inglês resolveu fazer uma surpresa para Winton e convidou várias pessoas que foram salvas por ele quando eram crianças, mas nunca o tinham conhecido.

Winton não sabia sobre os convidados. No decorrer do programa, a apresentadora Esther Rantzen anunciou que sentadas ao seu lado estavam duas pessoas salvas por ele em 1939.

E depois, pediu para todos que estavam ali e que foram salvos, também se levantassem:

Wilton completou 105 anos! Esse ano, ele comemorou seu aniversário na Embaixada de Londres, junto com convidados ilustres: suas crianças.

Em sua festa de aniversário, ele disse:

Fico sempre surpreso por cada vez que eu venho aqui  e vejo todos os tipos de pessoas que vieram  de longas distâncias apenas para dizer Olá Nicky.

NGW-Children09

HOMENAGENS:

► Foi agraciado com a Ordem de Tomáš Garrigue Masaryk, Quarta Classe, pelo Presidente Checo em 1998.

► No Aniversário da Rainha de 1983, ele foi nomeado como um Membro da Ordem do Império Britânico pelo seu trabalho na instalação na Grã-Bretanha de asilos da sociedade Abbeyfield e em 2002 foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II em reconhecimento ao seu trabalho salvando crianças.

► O asteróide 19384_Winton foi nomeado em sua honra pelo casal de astrônomos checos Jana Tichá and Miloš Tichý.

► Vera Gissing, uma das crianças salvas na época escreveu a biografia de Winton, em agradecimento ao seu ato de coragem.

► Em 2008, Nicholas Winton foi homenageado pelo governo checo de várias formas. Uma escola de ensino elementar em Kunžak recebeu seu nome e ele foi agraciado com a Cruz do Mérito do Ministério da Defesa, Grau I.

► Também foi indicado pelo governo checo para o Prêmio Nobel da Paz de 2008.

FAZENDO O BEM:

É preciso mais do que um Nicholas Winton para fazer do mundo um lugar melhor. Mas tudo é uma questão, é uma visão. Quase todas as crianças que salvei estão envolvidas hoje em trabalhos de caridade. Estão fazendo o bem.

O importante não é chegar em casa de noite e dizer, passivamente: ‘Hoje, eu não fiz nada de mal’. O importante é chegar em casa e dizer: ‘Hoje eu fiz o bem’.

winton

 Obrigada Nicky! 

Continuar lendo
Artigos relacionados:

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top