Empresa alemã imprimirá a Wikipedia inteira em forma de coletânea

Mundo Geek

Empresa alemã imprimirá a Wikipedia inteira em forma de coletânea

Você se lembra da Barsa? Aquela enciclopédia enorme da sua avó, que você usava pra fazer os trabalhos da escola. Coisa do passado, né? Não para uma editora alemã, que quer pegar TODOS os artigos da Wikipedia e criar uma coletânea de 1000 livros que faria a Barsa parecer um gibi da Turma da Mônica.

A ambiciosa (e bizarra) ideia da editora, visa criar o “único backup offline do nosso conhecimento até agora”, e está sendo financiada por uma iniciativa de crowdfunding através do site Indiegogo.

Para quem ainda não conhece esse tipo de financiamento, é aquele feito por meio de contribuições online, que de acordo com quanto você colabora, você ganha certas recompensas. Por exemplo, na criação da coletânea da Wikipedia, quem doar mil dólares pode ter a logo de sua empresa impressa atrás do livro.

Se você ainda não teve ideia do quanto essa ideia é audaciosa, aqui vão alguns números:

► A Wikipedia em inglês possui 4.300.000 artigos;

► Se impressa ela mal caberia em mil livros, o que encheria uma estante de 10 metros de largura por 2,5 de altura;

► Seus livros seriam em tamanho A4 e possuiriam cerca de 1200 páginas cada;

► O que acarretaria em “apenas” 1.193.014 páginas;

► E, para financiar tal iniciativa, seriam precisos 50 mil dólares.

Os livros a princípio seriam todos em preto e branco, e com folhas de papel ecologicamente aprovadas. E, ao fim do financiamento, também seria produzida uma enorme estante para transportar a coletânea para a Wikimania, que acontecerá no Barbican Center. E caso haja mais que 50 mil dólares na campanha, há a intenção de imprimir versões coloridas, além de uma amostra em turnê mundial.

Assista ao vídeo de divulgação:

E você acha isso uma boa ideia, bizarra demais, necessária? Comente aí embaixo ou no facebook do Geek Café. 😀

Continuar lendo
Publicidade

Estudante de Jornalismo, baixista, amante de boa música e de bons livros. Nada melhor que ouvir um bom e velho heavy metal oitentista lendo um bom livro de fantasia/suspense.

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top