Historiadores encontram o Mestre Yoda em manuscrito do Século 14!

Mundo Geek

Historiadores encontram o Mestre Yoda em manuscrito do Século 14!

Segundo a abertura de Star Wars, os eventos ali retratados se passam “há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante”.

Segundo algumas descobertas feitas por historiadores, as coisas não são bem assim. De acordo com uma descoberta publicada no blog da Biblioteca Nacional do Reino Unido, “há muito tempo” significa uns 700 anos e “numa galáxia muito, muito distante” é aqui na Terra mesmo.

Brincadeiras a parte, estudiosos britânicos encontraram um desenho do Mestre Yoda num manuscrito que estima-se ser de um período entre os anos de 1300 e 1340.

O desenho aparece como ilustração da história de Sansão e Dalila, contada num livro de decretos do Papa Gregório 9º, conhecido como Decretos de Smithfield. A descoberta foi feita por Damien Kempf e Maria L. Gilbert, que notaram um monstro verde com uma roupa e posição de um sábio.

mestre yoda manuscrito

Julian Harrison, curador e administrador do blog da biblioteca, comentou aquilo que todos nós estamos pensando agora: seria muito legal se “tivesse sido desenhado por um viajante do tempo”.

Porém, é bem mais provável que tenha rolado aí uma sintonia de inspiração entre quem fez esse desenho e o responsável pelas artes conceituais de Star Wars (o lendário Ralph McQuarrie). Ou talvez McQuarrie tenha visto esses manuscritos e se inspirado aí – ou ainda se inspirado em artes e ilustrações da mesma época/tenham mesma origem dessa do manuscrito.

Seja como for, é bem legal quando a gente se depara com algo assim.

Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top