Melhores momentos da Campus Party Recife 2012

Mundo Geek

Melhores momentos da Campus Party Recife 2012

A Campus Party acabou de passar pela primeira vez por nossa terrinha e já deixou saudades. Foram dias incríveis onde, pela primeira vez, André Raboni, Fernanda Carvalho e eu pudemos sentir a emoção de participar desta tal Campus Party tão falada entre 99,99% dos fidalgos geeks agraciados por Odin. De 26 a 30 de julho a capital pernambucana foi palco de debates, palestras e atividades divertidas sobre tudo o que rola no mundo geek.

É claro, essa foi a primeira edição da Campus Party Recife e é notável que tenham havido falhas, muitas falhas. Porém, tirando o fato de ter ocorrido um tal de “Maior show do mundo” cof cof… ao lado da Campus, mas ainda nas dependências do Centro de Convenções, não presenciamos faltas graves.

Estivemos com uma presença maior nas atividades do palco de Música, Foto, Vídeo, Design, Mídias Sociais e Blogosfera, também conhecido como “Palco Michelangelo”. Mas há tanta coisa pra se dizer que poderíamos passar dias e dias postando sobre cada assunto ou situação interessante que passamos em cada espaço dentro e fora do evento. Sendo assim, para evitar sua fadiga, compilamos aqui os melhores momentos da Campus Party Recife 2012, em nossa humilde, porém limpinha, opinião.

Confiram!

Campus Party começa com programação 24h

Participei de uma matéria bem bacana para a Tv Jornal/SBT que tentou explicar para o público geral um pouco do que é esse tal de Geek – que eles passariam a ouvir  falar tanto nos jornais locais durante o fim de semana que estava por vir.

 

 

Rick Falkvinge e o Partido pirata

Rick Falkvinge e o Partido pirata

Rick Falkvinge, em 2006, fundou um partido na Suécia com três pautas principais: Reformar as leis de copyrigh; abolir o sistema de patentes e defender o direito a privacidade online. Nos primeiros dois dias após o seu lançamento, o site oficial da iniciativa teve mais de 3 milhões de acessos. 6 anos depois, o Partido Pirata já conseguiu cadeiras no parlamento europeu, deputados em diversas cidades na Alemanha e já está presente em mais de 30 países, inclusive no Brasil. Mostrando o quanto essas questões são importantes no século XXI, em sua primeira passagem pelo Brasil, Falkvinge falou sobre seu movimento no primeiro dia da Campus Party Recife.

  

Gerenciamento de crise em Mídias Sociais

A timeline está toda contra você? Qualquer postagem sua é mal interpretada? Ignorar uma repercussão negativa na web com certeza não é a opção correta. Esta foi uma conversa com Marcelo Salgado, Gabriel Ramalho, Edney Souza e Claudia Giane para entender quais as melhores maneiras de construir o processo de gestão e gerenciamento de crise em redes sociais.

 

MemeShow

Bia Granja, curadora do youPIX, levou a galera por uma viagem pela meme-história brasileira, com direito a vídeos, gifs e tudo! Logo depois da apresentação, rolou um debate com Fernando Fontanella (professor da UNICAP, doutorando pela UFPE e pesquisador de mídias sociais e cibercultura) e Maurício Cid (Não Salvo).

Veja como foi essa viagem no tempo:

 

Epic Nerd Fights

A Grande Final do Epic Nerd Fights com Cauê Moura (canal Desce a Letra) X Marcel Dias @bqeg. E aí, ruivas ou bacon

Alguns lords da nerdsfera se enfrentaram nas batalhas geeks mais épicas de que se tem notícias desde as Guerras nas Estrela. Nosso parceiro Marcel Dias do Byte Que Eu Gosto foi um oponente que tocou o terror entre os participantes, porém terminou em vice após ser derrotado pelo Cauê Moura!

 

Webcelebridades

Maurício Cid (Não salvo), Marcel Dias (@bqeg), Edney Souza (@interney), PC Siqueira (@pecesiqueira), Murilo Gun (@murilogun) e Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela) possuem twitter e blog com milhões de acessos, patrocinadores por todos os pixels e reconhecimento em todas as mídias. Você gostaria de ser dono de um perfil assim? Adoramos este bate-papo que mostrou que nem tudo é tão fácil quanto parece e que trabalhar na web exige amor, planejamento e dedicação como qualquer trabalho.

 

Cinema, games e a web: a era da convergência

Léo Falcão, sócio da Scriptoscope (grupo de pesquisa, criação e desenvolvimento em design de conteúdo), demonstou que, assim como na vida real, uma história de ficção tem diversos personagens e cada um deles representa um universo de outras infinitas histórias. A solução para contar todas essas narrativas é utilizar diferentes mídias, como cinema, games, quadrinhos e web. A palestra foi super interessante para entender o processo de convergência entre plataformas diversas.

 

Bel Pesce – Empreendedorismo na veia

Bel Pesce atualmente é um dos maiores casos de empreendedorismo do Brasil. Afinal, não é todo dia que uma brasileira é admitida no MIT e se forma em vários cursos diferentes, trabalhando em empresas como Google, Microsoft e Deutsche Bank para ajudar a pagar a faculdade. Já ficou impressionado? Não? … E se eu disser que a Bel tem apenas 24 anos de idade! Confiram este vídeo onde ela falou sobre sua trajetória e casos de sucesso.

 

A web no divã

A web no divã

Azaghal e Jovem Nerd analisaram o perfil psicológico do PC Siqueira que abriu seu coraçãozinho hipster para os membros da mais alta nobreza da blogosfera no Cubo de Conteúdo do YouPix. Muita emoção e divertidas confissões!

 

Ativismo de sofá, mobilizações e hashtags!

ATIVISMO DE SOFÁ, MOBILIZAÇÕES E HASHTAGS!

Infelizmente mobilização em internet ainda tem muito EUVOU para pouco EUFUI (Thiago Neres)

Dani Arrais (co-criadora do Instamission e da Contente.vc), Carol Rocha (criadora do movimento #VaiDoa), Thiago Neres (repórter do Diário de Pernambuco) e Bia Granja (curadora do youPIX) falaram sobre formas de mobilização na internet. Destaque para o depoimento emocionante da Carol Rocha sobre o Vaidoa que busca incentivar a doação de sangue para aumentar seu estoque nos hemocentros do Brasil. Conheçam o projeto no http://vaidoa.tumblr.com

 

Empreendedorismo e Economia Criativa

A Economia Criativa é um modelo de negócio que origina produtos, atividades e serviços desenvolvidos a partir da criatividade, do conhecimento e da imaginação. Com resultados econômicos positivos e contribuindo diretamente com o desenvolvimento de um país. O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, bateu um papo com outros participantes referência no assunto para entendermos a Economia Criativa como motor do desenvolvimento econômico.

 

Networking

A Campus Party Recife valeu a pena pelo conhecimento e tudo mais, contudo o ponto mais importante para nós do Geek Cafe, com certeza foi o networking. Conhecemos diversas figuras de peso no mundo geek  que se mostraram tão gente boa, como o Rodrigo do Jacaré Banguela, que nos deixaram impressionados. Seja tomando um café, jogando video game ou compartilhando bons drinks na noite olindense, as experiências que vivemos nos “bastidores” foram incríveis.

Clique na imagem abaixo e confiram as fotos com tudo o que aprontamos e presenciamos durante a Campus Party Recife.

Campus Party Recife 2012

Murilo Lima

Criador e editor-chefe do Geek Café. Administrador entusiasta de novas mídias, inovação e mentes fora da caixa.

Comments

Mais em Mundo Geek

To Top