On The Rocks #4 – Clipes com história

Mundo Geek

On The Rocks #4 – Clipes com história

Se você é novo por aqui ou ainda não curtiu a nossa nova coluna, vamos apresentá-la  mais uma vez. O On the Rocks! nasceu do desejo de conhecermos melhor nossos leitores. Com ele, esperamos compartilhar nossos gostos musicais com vocês, trocando figurinhas a partir da construção de uma playlist temática.

Toda a semana traremos um tema, onde cada membro da equipe indicará um vídeo, dizendo porque aquele vídeo merece estar na nossa playlist coletiva. Os leitores que quiserem entrar na onda e montar a playlist conosco, podem participar através dos comentários. É só postar o link do vídeo com a música escolhida e dizer em poucas palavras porque você escolheu aquela música.

Preparados? Então simbora montar mais uma playlist com a gente!

Confira as listas anteriores!

Bruno Alves Hellsing Fullmetal Alchemist Desenhos Death Note Cowboy Bebop Animes Animação  On The Rocks #2 – Trilhas Sonoras de Animes

   Bruno Alves

   Música: Take On Me (A-Ha)

O videoclipe não é produto dos anos 80 do século XX, mas foi nesse período que ele ganhou uma estética própria, a ponto de não conseguirmos dissociar a música da imagem. Alguns vídeos usavam sequências de imagens aleatórias ou mostravam a banda/artista tocando, enquanto outros contavam uma história com começo, meio e fim (e que às vezes não tinha relação com a letra da  música); Um dos meus ‘clipes com história’ preferido é o da banda norueguesa A-Ha para a música Take On Me, sucesso de 1985. O clipe conta a história de uma jovem que lê uma HQ e que de repente é levada para dentro do universo da revista pelo protagonista da aventura, um motociclista! Histórias em quadrinhos, desenho animado e uma música-chiclete – deu pra entender porque gosto desse videoclipe, né? A técnica que transformou os protagonistas e o cenário em traços de grafite foi a rotoscopia, que funcionou assim: cada quadro do filme em live-action foi recoberto com o lápis! Para produzir os efeitos de Take On Me, a equipe precisou de 14 semanas e mais de 3.000 quadros foram rotoscopiados!

 

Andre Raboni   André Raboni

Música: The Trial (Pink Floyd)

The Trial sempre esteve entre os meus videoclipes favoritos, não só pelos traços fantásticos e surrealistas da animação, mas por marcar o ponto mais alto da história narrada no álbum The Wall. A influência direta do escritor George Orwell em trabalhos da banda entre 1976 e 1982 formou o que eu chamo de “fase orwelliana” do Pink Floyd. Começou com a produção do disco Animals (lançado em janeiro de 1977, claramente inspirado no livro “A revolução dos bichos”) e culminou com o lançamento do The Wall (lançado no final de 1979 e com inspirações no totalitarismo descrito no livro “1984”).  O clipe da música The Trial narra o julgamento de Pink Floyd, personagem que após a morte de seu pai na segunda guerra mundial passa a viver atormentado pela ultra dependência psicológica que criou por sua mãe superprotetora, o abuso totalitário de seus professores e a traição de sua esposa. A história de Pink chega a seu ponto máximo no julgamento (the trial), onde é culpado por ter construído o muro atrás do qual se isolou do resto do mundo depois de se tornar um cara violento e embrutecido pelo tempo e suas neuroses. Durante o julgamento, Pink se transforma em um boneco de pano incapaz de defender a si mesmo, enquanto as figuras horrendas de seus infernos psicológicos o cercam de forma massacrante. Por demonstrar “sentimentos de uma natureza quase humana”, Floyd então é condenado a desfazer o muro que o isola e é obrigado a se expor diante de todos que o condenam, uma turba ensandecida que grita enlouquecidamente: “Derrube o muro! Derrube o muro!”

 

Andre Raboni   Thiago Leite

    Música: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem (Toei Animation)

Já falei aqui antes sobre a minha paixão por jazz, mas existem dois outros gêneros musicais que competem pela minha playlist: vídeo game music e sua “prima”, a música eletrônica. Poderia discorrer aqui sobre meu fascínio pela música produzida sinteticamente, meus sub-gêneros favoritos e etc, mas para me manter on topic vou apenas difundir um dos melhores videoclipes de todos os tempos, pertencente à dupla de francesa Daft Punk. Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem foi uma produção da Toei Animation, estúdio responsável por animes como Dragon Ball Z, Sailor Moon e Cavaleiros do Zodíaco. O projeto foi uma série de 14 clipes, um para cada música que compõe o álbum Discovery, que juntos formavam um filme de 70 minutos contando a história de uma banda alienígena que é sequestrada e manipulada para se tornar um grande hit na Terra. Assistam!

 

Murilo Lima Hellsing Fullmetal Alchemist Desenhos Death Note Cowboy Bebop Animes Animação  On The Rocks #2 – Trilhas Sonoras de AnimesMurilo Lima

Música: Túnel do Tempo (Frejat)

Desde criança, sempre adorei passar a noite assistindo aos clipes musicais que passavam na tv. No início, o que que mais gostava era ver os que eram baseados em performances ao vivo, mas tudo mudou quando conheci alguns clipes que mostravam histórias, como o clássico Thriller de Michael Jackson, o próprio Take on Me que o Bruno falou aqui neste post e alguns do Foo Fighters. Mas um dos últimos que conheci através da Tv e que ainda me lembro com muito carinho por adorar tanto a música quanto o clipe é Túnel do Tempo, de Frejat. Talvez seja o meu preferido, pois, assim que pensei no tema do On The Rocks desta semana, senti esta música tocando em minha mente instantaneamente.

 

Fernanda Carvalho video Música Listas Destaques  On The Rocks #1   Trilhas Sonoras de FilmesFernanda Carvalho

Música:  Signal Fire (Snow Patrol)

Homem-Aranha 3 pode ter sido um pesadelo para os fãs, uma das piores performances de Toby Maguire (Ele é bom, mas aquele lado emo), porém a trilha sonora, embalada pela música Signal Fire dos escoceses do Snow Patrol ganhou destaque! Produzido por Jacknife Lee,  Signal Fire aparece no fim do filme durantes os créditos e encadeou o quinto lugar na Billboard Hot 100 no album, Open Eyes (2006). O videoclipe fofura do dia apresenta os estudantes na versão dos filmes do Spider-Man (1 e 2) e com direito a famosa cena de beijo do primeiro filme!


 

Continuar lendo
Publicidade

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Comments

Mais em Mundo Geek

To Top