Pernambuco contra o mal: Garota-Tubarão de Boa Viagem é a nova integrante dos X-Men!

Mundo Geek

Pernambuco contra o mal: Garota-Tubarão de Boa Viagem é a nova integrante dos X-Men!

Super-heróis brasileiros nos quadrinhos norte-americanos não são novidade. A Liga da Justiça, da DC Comics, já teve como integrante Beatriz da Costa, conhecida como Fogo. Já na Marvel, o carioca Roberto da Costa (não, não é parente de Beatriz) era o Mancha Solar, integrante dos Novos Mutantes; e a amazonense Amara Aquila, conhecida como Magma, também foi dos Novos Mutantes. Percebam que todos tem poderes relacionados ao calor (tropical feelings!). Santa originalidade, Batman!

geek-sunO que caracterizava esses personagens era a representação distorcida do Brasil que os autores mostravam. Numa aventura curta do Mancha Solar, por exemplo, ele visita seus parentes num Rio de Janeiro com cenário, arquitetura e vestimentas tipicamente… mexicanas! Aliás, quando se fala em cenário para aventuras passadas no Brasil, o Rio de Janeiro ganha disparado.

Por isso, quando a Marvel divulgou a capa de Wolverine & The X-Men #20 com os mutantes, tendo ao fundo o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara, a dedução lógica foi: ah, mais uma aventura passada no Rio de Janeiro. Que nada.

Cuidado com o tubarão de Boa Viagem!

geek-woloO primeiro quadro da HQ já estampa a novidade: Recife, Brazil! O cenário lembra o cais do Marco Zero. Na sequência, um grupo de pescadores encontra uma jovem devorando peixes crus (não, não é sushi). Quando ela descobre que eles estão com o barco cheio de barbatanas de tubarão, rola um desentendimento e a garota ataca um dos homens. E aí vemos que sua mão tem membranas . Há um corte temporal e já vemos a jovem Iara dos Santos (nome muito bem sacado. Pelo visto o roteirista Jason Aaron fez uma excelente pesquisa) numa praia, tentando entender o que está acontecendo com seu corpo.

geek-anjoÉ aí que aparece o Anjo, integrante dos X-Men, com o objetivo de convidá-la para a Escola Jean Grey de Jovens Superdotados. Iara se assusta com a súbita aparição e mergulha. Ao contato com a água, sua mutação se completa, ela se transforma num tubarão humano e ataca o Anjo. Depois que fica mais calma, Iara é informada que é uma mutante e que existe uma escola para ajudá-la a controlar seus poderes. A garota recusa e a situação fica mais complicada com o surgimento de Mística e do novo Samurai de Prata – eles também estão recrutando jovens mutantes e o conflito é inevitável.

geek-sharkOlhaí Pernambuco falando para o mundo! Será que o governador Eduardo Campos soltou uma grana prá Marvel criar a personagem e assim divulgar o Estado nos EUA? Ou terá sido Geraldo Júlio? Iara dos Santos é natural de Recife e mora em Boa Viagem – e é aí que reside a piada da personagem! Para quem não é do Recife, explico: a praia de Boa Viagem (famosa por sua beleza e point turístico da cidade) virou notícia no Brasil e no mundo por conta dos sucessivos ataques de tubarão a banhistas/surfistas. Nada mais natural do que uma mutante que mora em Recife e se transforma em tubarão. Tubarão + Praia de Boa Viagem + Mutação = SHARKGIRL!!!! Eu achei divertido. Vamos ver como a personagem vai ser abordada daqui prá frente.

Wolverine & The X-Men é uma das novas séries resultantes da mega-saga Avengers vs X-Men. Depois de ler a edição, fiquei com vontade de ler as 19 anteriores. Se elas forem como essa, vai valer a pena. Jason Aaron resgata o estilo das aventuras mutantes dos bons tempos, com muita ação e humor.

QUASE-SPOILER

Ao final da edição, descobrimos outro jovem cujos poderes mutantes tem relação com o mar – só que muito, mas muito mais bizarro. Só digo três palavras: pinças, couraça, vermelho. ECA!

Continuar lendo
Publicidade
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top