Por que não vemos Gamora em nenhum lugar?

Mundo Geek

Por que não vemos Gamora em nenhum lugar?

“Guardiões da Galáxia” foi meu filme predileto de super heróis do ano! E já arrecadou mais de US$ 418,6 milhões em bilheteria.

► CONFIRA A CRÍTICA DO FILME!

Mas uma coisa, novamente, me deixou incomodada:

Afinal, onde está a personagem feminina e forte na Marvel?

Vejamos bem, Gamora é, como anunciado, a mulher mais destrutiva e perigosa da galáxia! A personagem é filha adotiva de ninguém menos que Thanos!

Então, seguindo o conceito que de ela faz parte de um grupo, logo estaria em todos os brinquedos, anúncios e peças publicitárias, certo? Não. Um enorme não.

A Disney e Marvel já tinham cometido o mesmo erro ao esconder a Viúva Negra, também única personagem feminina do grupo de heróis Vingadores, das propagandas e brinquedos. Já passou um tempinho, mas é só você buscar e vai perceber a ausência.

Ah, mas talvez porque ela e o Gavião (o parceiro ..SHIELD..também vingador) sejam mais secundários? Não, o Gavião tinha mais destaque que a Viúva e ela só recebeu apenas 10% dos produtos em relação ao restante do grupo.

Ainda acha que só eu fiquei incomodada?

Amy Ratcliffe, do Geek With Curves, comentou em seu blog que não encontrava nenhum produto da Gamora nas prateleiras. Então, depois de muitas pesquisas em sites e nada de encontrar, lançou a hashtag #whereisgamora (#ondeestágamora). Clica aqui e você vai ver muitas reclamações sobre essa ausência.

geek-gamora

 

Devemos pensar sobre isso:

Basta pesquisar um pouco e você vai achar muitos bonecos e itens  do Groot, Rocky, Drax  e do Senhor das Estrelas por todos os lugares. As bonecas da Gamora ..ou camisetas ou canetas.. não estão em nenhum lugar!

GotG-display-wheres-gamora

Enquanto os quatro personagens homens estão nas lojas online, a Gamora só está anunciada como “peça exclusiva” em redes como Downtown Disney e na  grande Wal-mart EUA.

Opa! Como assim exclusiva? Isso mesmo, ela não está sendo comercializada como os outros. E pra piorar,  algumas, como SideshowCollectibles só tem em versão “sexy” (você entende oque quero dizer com sexy).

Gamora é parte do grupo, fundamental para trama e mais uma vez: parte do grupo! Não é Guardiões da Galáxia + Gamora. Ela está lá como um todo.

geek-produtos

Então, por que não dar o mesmo crédito? Ausência de público feminino não é (o Box Office Mojo divulgou que  estréia recebeu  44% de público feminino). Personagem secundária também não. Falta de procura do produto muito menos!

Será que ainda vamos continuar com essa mentalidade de sexismo,  “isso é de de menino” “isso é de menina”?

Admito, eu passei pela fase em que escutava os pais das minhas amigas de escola dizendo: “Ah, minha filha é uma princesa, você não deveria falar que é o Batman”.  – Sou oque eu quiser, licença.

Mas isso melhorou! E eu agradeço muito! Pois, pude mostrar para minhas primas mais novas e quero mostrar para outras e outros que virão sobre esse incrível universos de super-heróis.

Não podemos voltar ao mercado sexista que provoca essa divisão. Isso não é drama, é uma realidade que talvez você não queria enxergar.

[ ATUALIZAÇÃO] 

Leitores  pediram mais imagens que reflitam os argumentos. Aqui estão:

geek-gua

geek-gamora

geek-gamora2

Continuar lendo
Publicidade

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

To Top