Previsões da Ficção Científica que se concretizaram… ou não

Mundo Geek

Previsões da Ficção Científica que se concretizaram… ou não

A gente dá boas risadas quando coisas banais do cotidiano aparecem como grandes novidades e super avanços nos livros de ficção científica. Foi com o início da corrida espacial há 50 anos, em consequência da Guerra Fria, que surgiram as especulações sobre o futuro da humanidade, vida espacial, carros voadores e até onde iríamos atingir com a tecnologia.

Por outro lado, a primeira década do século 21 ainda tem um grau de desenvolvimento distante do imaginado pelos escritores, mas eu ainda aguardo meu teletransportador e minha viagem à Marte.

Vejamos uma série de acertos e previsões um tanto malucas:

YES, WE CAN: 

Trem Bala1. Ah os japoneses! A previsão da revista feminina Ladies’ Home Journal com o título “O que pode acontecer nos próximos cem anos"  era que os trens poderiam atingir 150 milhas por hora (241 km/h). E bem, não existiam trens rápidos em 1900 (Para um trem ser considerado de alta velocidade, ele precisa atingir entre 160 e 300 km/h). Só no ano de 64 que o Japão instalou uma plataforma ferroviária. O trem-bala hoje (não por aqui, claro) é fichinha para os orientais. 

2. Arthur Clarke, em seu livro “The City and the Stars”, imaginou um jogo de realidade virtual em 1956! O lançamento do primeiro jogo para vídeo game foi dois anos depois. Ele descreve o jogo como uma forma de lazer popular e ativa:

“Você pode ir para mundos fantasmas com seus amigos, buscando emoções que não existem em Diaspar. Enquanto o sonho durar, não haverá maneira de distingui-ló da realidade”.

Primeiros games

3. O livro “1984” do escritor inglês George Orwell acertou sobre a “Novilíngua”. Com objetivo de controlar a história, o governo criou uma nova língua mundial. Hoje é só pensar nas redes sociais e nas SMS, blz?

4. Google é meu pastor! Grande parte das informações que consumimos vem de artigos, textos e plataformas online. Podemos não só visualizar como interagir diretamente na construção como é o caso da Wikipédia. E Orwell acertou quando colocou personagens de 1984 alterando a história através dos registros de jornais e livros: "Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente controla o passado”

MOMENTO FAIL: 

1. Sopa de letrinhas! O engenheiro civil americano John Watkins afirmava que "Não haverá C, X ou Q em nosso alfabeto diário. Elas serão abandonadas porque serão desnecessárias". Enfim…

2. Mais saúde, por favor! Elfreth Watkins formou, em 1900, a tese de que todo mundo vai andar 16 km diários. Sinto em dizer isso, mas sofro com duas voltas na quadra.

3. Vamos ser clichês: Quero meu carro voador e pra já! Nada de trânsito no ano 2000? Arthur Clarke nas obras 2001: uma odisseia no espaço e 2010: o ano em que faremos contato nunca imaginou passar pela Agamenon Magalhães às 18h.

Continuar lendo

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Deixe seu comentário!

Mais em Mundo Geek

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top