Professora usa LEGOs para explicar matemática

Professora norte-america inova e usa LEGOs para ajudar alunos a entender conceitos de matemática

Mundo Geek

Professora usa LEGOs para explicar matemática

LEGOs são legais. Servem para milhões de propóstivos e provavelmente devem ter proporcionado uma infância bem divertida pra você que está me lendo nesse momento.

Exceto se você tiver pisado numa peça de LEGO à noite enquanto ia para o banheiro.

Agora, uma professora da terceira série nos EUA – mais especificamente em Nova Iorque – está usando peças de LEGO para ajudar a explicar conceitos matemáticos para seus alunos.

Através de peças de LEGO, a professora Alycia Zimmerman consegue explicar frações, potências e outros conceitos matemáticos para seus alunos de uma maneira fácil, divertida e colorida.

Na sala de aula, os pequenos bloquinhos são a minha maneira favorita de manipular a matemática“, explica a professora em um artigo escrito para a Scholastic.

A professora aprofunda mais no seu método no artigo acima linkado, mas não é complicado de entender para quem já passou do Ensino Fundamental.

Basicamente, uma daquelas peças de LEGO com 8 pontos representa um total (na hora de ensinar frações, claro). Assim, uma peça de 4 pontos é 1/2, enquanto uma peça de 2 pontos apenas é um 1/4. Uma peça de um ponto só vira 1/8 e, a partir desses elementos, várias combinações podem ser feitas para que as crianças possam entender que 1/2 significa metade e que duas metades juntas vão formar um inteiro.

lego 1 lego 1 lego 2

 

Os LEGOs também servem para explicar o maravilhoso conceito de potências. Através dos bloquinhos de LEGO, a professora consegue explicar (de maneira muito mais satisfatória que a minha professora) como potências funcionam.

lego 3

Um dos grandes trunfos dessa técnica de utilizar LEGOs para o ensino da Matemática é a possibilidade de trabalhar visualmente com os números e conceitos. O que você acha?

Continuar lendo
Artigos relacionados:
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top