Mundo Podcast

[UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

04abr2012
[UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

Com o Wii U à espreita e o Nintendo Wii chegando ao fim do seu ciclo, vale a pena fazer uma retrospectiva sobre o console e recomendar alguns bons jogos que você, gamer de PS3, Xbox360 e/ou PC, talvez não conheça. Ou mesmo para aquele dono de Wii que não tenha acompanhado o progresso do console ao longo dos anos.

Nunca fui fã da Nintendo. Em quase 25 anos como gamer os únicos produtos da Nintendo que já tive foram alguns cartuchos do Nintendo Entertainment System (NES, também conhecido por aqui como "Nintendinho" ou Nintendo 8-bits). Isso foi na época em que o governo impedia a entrada de produtos estrangeiros e a indústria nacional produzia cópias do NES livremente. Nessa época meu console era um Hi-Top Game, considerado a melhor cópia do console da Nintendo por ser compatível com os games americanos e japoneses através de um adaptador (region free na década de 80!).

Hi TopGame Turbo Caixa thumb Xbox 360 Wii U PS3 PC Nintendo Wii Nintendo  [UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela NintendoEnfim, isso não me torna um anti-Nintendo também. É claro que joguei muito SNES em locadoras e casas de amigos (todos os meus vizinhos tinham SNES, mas eu era fã do Sonic e do meu Mega-Drive), e também gastei várias horas no Nintendo 64.

Com o Wii, a Nintendo foi de encontro à lógica predominante do mercado de consoles, que é a de buscar sempre melhor desempenho gráfico e de processamento. O Wii manteve praticamente o mesmo hardware do seu predecessor, o Gamecube, mas reinventou o conceito a partir da introdução do Wiimote, controle com sensor de movimento. Não vou discutir aqui os méritos da Nintendo acerca dessa "inovação". Eu sei que já haviam outras tentativas semelhantes anteriormente, mas resumindo, a Nintendo foi a primeira que conseguiu popularizar a ideia com sucesso.

wii money thumb Xbox 360 Wii U PS3 PC Nintendo Wii Nintendo  [UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

Com esse novo conceito, houve também uma mudança no foco dos games produzidos para a plataforma mirando especificamente um público mais casual (crianças e adultos não-gamers). Na época muitos fãs se sentiram traídos, mas apesar do Nintendo Wii ter se tornado motivo de desdém perante os mais tradicionalistas a Nintendo continuava "recompensando" seus fãs com obras que só ela pode produzir, como Super Mario Galaxy 1 e 2, New Super Mario Bros. Wii e Zelda: Skyward Sword. E as demais produtoras? Bem, certas empresas viram no console uma oportunidade para produzir bons games a um custo de desenvolvimento inferior ao de outras plataformas. O resultado disso são algumas pérolas que apenas os donos do Wii podem apreciar.

Vale dizer que eu não tenho um Wii, mas fiz essa lista com os principais jogos que me fazem considerar a aquisição, seja baseado em experiências no console dos outros ou pesquisa mesmo:


No More Heroes 2: Desperate Struggle

Kill 620x thumb Xbox 360 Wii U PS3 PC Nintendo Wii Nintendo  [UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

O Suda51 é tipo o Quentin Tarantino dos games. Seus jogos costumam ser exagerados, abusando de estereótipos, sexualidade, bizarrices e muito, muito sangue. No More Heroes foi um dos primeiros jogos do Wii a cair no gosto dos gamers hardcore por trazer muita ação e utilizar o Wiimote para algo mais legal que dançar ou… cozinhar. No ano passado o game foi relançado para PS3 com suporte ao PlayStation Move e alguns extras, mas a sua continuação, No More Heroes 2: Desperate Struggle, permanece exclusiva no console da Nintendo.

 

Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All-Stars

tatsunoko vs capcom ultimate all stars anticipated wii games thumb Xbox 360 Wii U PS3 PC Nintendo Wii Nintendo  [UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

Um grande jogo de luta que foi vítima da seleção do público do Wii. Todos os jogos de luta competitivos estão presentes no PS3 e Xbox360, então naturalmente a comunidade dos fighting gamers tende a escolher esses consoles para jogar. TvC foi lançado originalmente nos arcades japoneses e então no Wii, vindo para o ocidente com alguns modos extras, novos personagens e rebalanceamento dos antigos. A proposta do jogo é similar ao Marvel vs Capcom, mas trazendo heróis japoneses tradicionais produzidos pelos estúdios Tatsunoko para lutarem com os personagens da Capcom. Aqui no Brasil o pessoal mais velho deve lembrar dos heróis de Gatchaman, que foi exibido por aqui como "G Force: Os Guardiões do Espaço" (eu era fã!).

 

Muramasa: The Demon Blade

oboromuramasayoutouden84 thumb Xbox 360 Wii U PS3 PC Nintendo Wii Nintendo  [UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

Da Vanillaware, mesma produtora de Odin Sphere, Muramasa: The Demon Blade é um RPG de ação que utiliza o mesmo estilo de gráficos 2D desenhados à mão. Enquanto Odin Sphere foi inspirado na mitologia nórdica, Muramasa é ambientado no Japão medieval com toda a sua riqueza de contos e lendas. São mais de 30 estágios com muita ação, trilha sonora fantástica e efeitos visuais que não deixam nada a dever aos consoles HD. O game foi muito bem recebido pela crítica e… enfim, veja o vídeo abaixo, é simplesmente lindo.

 

Xenoblade Chronicles

Xenoblade Chronicles thumb Xbox 360 Wii U PS3 PC Nintendo Wii Nintendo  [UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

O fato de ter "Xeno" no título não é só uma homenagem aos aclamados Xenogears e Xenosaga, é uma garantia. Garantia de um RPG japonês grandioso como não se vê há muito tempo. Dos mesmos produtores dos games supracitados, Xenoblade será lançado sexta-feira (dia 06/04/2012) nos EUA, quase 2 anos depois do seu lançamento original no Japão e 1 ano após a Europa e Austrália. Demorou, mas chegou. O site especializado IGN descreveu Xenoblade Chronicles como "O melhor RPG japonês desta geração". Com esse gênero de games recebendo cada vez menos atenção, o lançamento de Xenoblade Chronicles é motivo suficiente para os fanáticos comprarem um Wii (ou tirá-lo do armário).

[UPDATE] Como bem lembrado nos comentários, a Monolith Soft, produtora do Xenoblade, teve 80% de suas ações compradas pela Nintendo, tornando-a um estúdio da empresa (first-party). Sendo assim, sugiro Pandora’s Tower como outro promisor RPG que será lançado no ocidente e que não foi desenvolvido pela Nintendo.

 

The Last Story

Last Story thumb Xbox 360 Wii U PS3 PC Nintendo Wii Nintendo  [UPDATE] 5 jogos hardcore exclusivos para Wii que não foram feitos pela Nintendo

Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu. Mesmo que você não os conheça de nome, é provável que conheça algum trabalho deles. O primeiro é ninguém menos que o criador de Final Fantasy e o segundo é o compositor da maior parte de suas trilhas sonoras. Esses caras deixaram a Square-Enix há muitos anos e já trabalharam juntos em outros projetos, como Lost Odyssey para Xbox 360. Agora os dois se juntaram mais uma vez sobre a bandeira da Mistwalker (empresa do Sakaguchi) para contarem uma nova história, The Last Story. O jogo é um RPG de ação que, assim como Xenoblade Chronicles, tardou para ser lançado no ocidente (será lançado nos EUA em junho, já disponível na Europa). Além de um time de peso e um enredo, nas palavras do produtor, emocionalmente intenso, o jogo conta com modalidade para múltiplos jogadores online tanto cooperativo como competitivamente.

Vale dizer também que um erro de tradução no blog da Mistwalker fez com que muitos pensassem que The Last Story seria o último game de Hironobu Sakaguchi quando na verdade ele disse que estava trabalhando no game como se fosse o seu último!

 

E aí, gostaram da seleção? Donos de Wii, quais outros grandes jogos não desenvolvidos pela Nintendo vocês recomendam? Opinem nos comentários!

Gostou do que viu? Compartilhe com seus amigos e familiares.

facebook iconCompartilhar no Facebook

Artigos Relacionados

Comentários

  • Anônimo

    Tua lista já tá perfeita, acho. XD Acho que Pandora’s Tower também tá vindo, mas não sei muito sobre ele fora que é agrupado com Xenoblade e Last Story.
    Eu poderia citar Tales of Symphonia 2, mas não é do mesmo nível. Bom pra quem é fã da série e jogou o 1º, mas longe de ser imperdível.

    • http://www.likemedia.com.br Thiago Leite

      Putz, valeu cara! Vindo de ti é um baita elogio :) Vou procurar saber mais sobre o Pandora’s Tower.

      Considerei por algum tempo listar também o Mad World. O que achas dele? Achei muito massa, mas no fim prefiro o estilo Tarantino do NMH2.

      • Anônimo

        Tanto Madworld quanto NMH (o 1) foram jogos que inicialmente curti bastante, mas deixei de lado (e posteriormente acabei vendendo) pela repetitividade imensa =/ Pode ter sido coisa do momento, não sei se agora seria diferente, mas não deu pra continuar jogando. Talvez se tivessem trophies :V mas Wii, né.
        Só joguei um pouquinho do NHM2 though, mas pelo que vi ele corrigiu bastantes problemas do 1 como transformar as missões boring pra levantar dinheiro em minigames bem mais divertidos, deixando a ação pra a parte que interessa (as lutas contra os assassinos.)

        Uma coisa sobre Xenoblade, li que atualmente a Nintendo é dona de 96%+ da Monolith, que fez o jogo, então tecnicamente é uma first-party? Não sei bem como isso funciona, mas acho que ainda conta. =P

        • http://www.likemedia.com.br Thiago Leite

          Xii é vero. Na verdade a Nintendo é dona de 80% (que eram os shares que a Namco tinha), isso foi durante o desenvolvimento do Xenoblade. De fato, agora a Monolith é sim uma 1st party.

  • Felipe Vargas

    Será que teremos last story i, ii, iii,… ??

  • http://www.facebook.com/fernandalandim Fernanda Landim

    Como um amigo me disse: “Não vejo graça no Wii. É videogame de mulher e criança”. E… realmente… Como você, falou que era para “adultos não-gamers”. Como já falei em outro tópico, deixei de ser gamer há um tempo, mas gosto de jogar por entretenimento, como Rock Band no caso do PS3 e os jogos de esportes do Wii.
    Vi esse novo Zelda no Continuum e me interessei. Lembra o “Ocarina of Time”, meu preferido da saga; acho que vou comprar.

    • http://www.likemedia.com.br Thiago Leite

      O vídeo que linkei ali no Zelda era justamente qual dos dois, na opinião dos players, é melhor: Skyward Sword ou Ocarina of Time. Adivinha qual ganhou ;) Vale a pena comprar sim

  • giggleefei@hotmail.com dada
  • http://profile.yahoo.com/BBVITPLTEKKMKXQ2BI3AW4KXWM alexandre

    Isso sem falar no Call of Duty MW3 (comprei até o adaptador do rifle), Resident Evil Zero, etc. O Wii tem realmente muita qualidade, pena que o marketing usado pela Nintendo acabou matando o produto…

  • Rodrigo Xavier

    Uma boa lista, mas não uma lista que eu consideraria em primeira instância, talvez tiraria fácil The Last Story e Xenoblade Chronicles apesar de serem jogos bem feitos – não sou lá muito fã de RPG oriental -. Mas também adicionaria jogos como MadWorld, The Conduit, Red Steel, Monster Hunter Tri, Okami, as duas séries on-rail de Resident Evil, Epic Mickey, House of the Dead: Overkill, Cursed Mountain, Fatal Frame: Mark of the Lunar Eclipse, Silent Hill: Shattered Memories, Ju-On: The Grudge dentre outros são apenas alguns belos exemplos de ótimos jogos para o Wii que são desconhecidos pelo grande público. Mas ainda sim, uma boa lista.

    • http://www.likemedia.com.br Thiago Leite

      Epic Mickey foi um que considerei, mas como a sequel, maior e melhor, está saindo para PS3 e Xbox 360 acabou se tornando meio pointless. Okami tem pro PS2 também. Os on-rails de Resident Evil sairão pra PS3 e Xbox 360 daqui uns meses. Silent Hill eu discordo totalmente (e não é exclusivo, de cabeça se não me engano esse saiu pro PS2 e PSP também). Mas de resto, tem umas boas sugestões, principalmente  Mad World. Só que não substitui nenhum da lista (minha opinião)

  • Pingback: 3 Geeks que salvaram o dia nos games

AdSense
Facebook

Facebook

As + Lidas
Parceiros

Parceiros!

ocioso atoananet sedentario Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua! links-legais
Estreias da Semana

Estreias da Semana

sex-tape-cameron-diaz
Não para na pista
AdSense