A polêmica da capa variante de Batgirl 41

Livros e HQ

A polêmica da capa variante de Batgirl 41

A Piada Mortal é um clássico dos quadrinhos do Batman. Isso é unanimidade entre os leitores. Ponto.

Para quem estava em Marte (ou no limbo) nos anos 1980, a HQ escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland mostra o Coringa tentando provar que todo mundo é maluco e que basta um gatilho, como um dia ruim, por exemplo, para a loucura vir à tona.

Então o palhaço do crime sequestra o Comissário Gordon e atira em Bárbara Gordon, a Batgirl, que fica paraplégica (e se torna a Oráculo, auxílio tecnológico dos heróis do Universo DC). Com o reboot da DC ela voltou a andar e retomou o manto de heroína.

Para comemorar os 75 anos do vilão, a DC Comics está lançando capas alternativas de seus títulos, com o Coringa contracenando com o protagonista da revista.

A polêmica surgiu quando a capa variante da revista Batgirl 41, desenhada pelo brasileiro Rafael Albuquerque, foi divulgada. O desenho homenageia a HQ A Piada Mortal e é simplesmente foda.

Batgirl 41

Só que diversas fãs da heroína acharam a capa violenta e reclamaram muito. Diante da repercussao, o próprio artista pediu para que a editora não publicasse a arte.

Para mim, o problema foi o seguinte:

A DC reformulou a personagem recentemente, tornando-a um sucesso entre o público jovem feminino – nessa atual versão, Batgirl é descolada, adora uma selfie e usa redes sociais como o WhatsApp e ainda combate o crime, mas com leveza. Nada de sangue e violência regularmente presente nas hq’s de super-heróis. Por isso, a estranheza.

Para a atual geração de leitoras, a cena foi um choque. Para os leitores veteranos, cancelar a capa foi bundamolice da editor e do artista.

E você, o que acha dessa história toda?

Continuar lendo
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top