Cara, eu sou legal! – HQ sobre o cotidiano de uma garota qualquer

Livros e HQ

Cara, eu sou legal! – HQ sobre o cotidiano de uma garota qualquer

Marília Bruno (adorei esse nome, não sei porque) era uma estudante de design que precisava fazer um trabalho de conclusão de curso (a temida monografia). E lá vai ABNT, metodologia de pesquisa, tabulação de dados, etc, etc, etc… Marília queria fazer uma narrativa sobre o cotidiano. Aí, ela optou por fazer uma história em quadrinhos.

Depois de alguns desencontros amorosos e conversas de bar com amigos, rindo alto de cada história absurda sobre suas vidas amorosas, decidi fazer do meu projeto final uma narrativa que versasse sobre o cotidiano. Minha vontade de trabalhar com impressos sempre foi constante, mas a questão era exatamente o projeto. Um livro infantil? Uma revista? A idéia de um quadrinhos surgiu e cresceu alguns semestres depois, conforme crescia minha participação no meio e interesse por novas histórias, traços e personagens.”

 

“Cara, eu sou legal!” é o resultado da monografia de Marília, que agora está pleiteando financiamento no Catarse para publicar os quadrinhos que criou para o trabalho acadêmico.

(…) eu queria um tema que me proporcionasse novas experiências e experimentações. Um trabalho completo de pesquisa e criação. Naming, tipografia, materiais, cores, traço, pesquisa histórica, desenho, diagramação, finalização gráfica, referências… Todas as partes do gigante universo do design que me interessavam interligados na criação deste projeto.

A personagem principal da hq é “uma garota qualquer, contemporânea, urbana e um pouco tonta” vivendo histórias pseudo fictícias, segundo a autora – e essa garota pode ser qualquer uma.

Cara, eu sou legal! PÁGINA INTERTA

O livro terá o formato de 20×20, 64 páginas coloridas em preto e rosa, capa laminada, lombada e papel pólen amarelado. Para quem quiser conhecer a monografia, ela está disponível nesse link. Algumas das páginas do livro podem ser vistas lá –  eu adorei o traço da Marilia nas hq’s.

O projeto pode ser apoiado até o dia 07 de setembro e o livro será lançado no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, em novembro.

Se curtiu a ideia e gostaria de contribuir, acesse http://catarse.me/pt/caraeusoulegal

Continuar lendo
Publicidade
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top