Tá na hora do Combo!! – A volta dos Combo Rangers depende de nós!

Livros e HQ

Tá na hora do Combo!! – A volta dos Combo Rangers depende de nós!

Um dos lugares-comuns mais repetidos no Brasil é que o gênero “super-herói” não tem nada a ver com nossa realidade e que esse tipo de história em quadrinhos só funciona nos EUA.

Bullshit!

Histórias não tem amarras identitárias. Qualquer gênero pode ser explorado em qualquer lugar, mesmo fora de seu país de origem. Quer um exemplo? Qual o maior caubói dos quadrinhos de todos os tempos? Tex, é claro. E ele é… italiano!

O que torna um gênero bem sucedido é a qualidade da história, independente da nacionalidade do escritor.

Então, hq’s com super-heróis brasileiros é possível e viável – e uma das mais bem sucedidas foi Combo Rangers, um supergrupo criado por Fábio Yabu que arregimentou uma legião de fãs entre 1998 e 2004.

combo_rangersOs Combo Rangers surgiram como uma paródia de séries japonesas do gênero SuperSentai como Power Rangers e Ultraseven. No início, as hq’s eram publicadas na web e contavam com recursos de animação em flash e sonorização. A série foi dividida em fases.

A primeira começou em 1998. Em seguida, veio a fase Combo Rangers Zero (1999 – você pode ler o último capítulo aqui) e, por fim, Combo Rangers Revolution (2000).

Por ser uma paródia, o humor imperava nas primeiras fases, mas Yabu foi  diversificando as tramas e inserindo elementos mais sérios e ressaltando nas aventuras a essência do heroísmo.

A fase Revolution (na web) foi precedida por uma mini-série em 3 edições publicadas pela editora JBC. Com o sucesso, a editora publicou uma série regular que teve 12 edições em formatinho com histórias cheias de humor, ação, heroísmo e citações ao universo dos quadrinhos – como a emocionante “O Legado de um Supercampeão”, uma das mais belas homenagens ao Super-Homem e à Era de Ouro dos super-heróis.

cr9

Em 2003 a multinacional Panini deu continuidade às aventuras dos Combo Rangers numa série regular que durou, infelizmente, apenas dez edições em formato americano.

Depois dos Combo, Yabu se dedicou às histórias infantis das Princesas do Mar, um grande sucesso que migrou dos livros para a tv em uma série animada de 104 episódios co-produzida com a Austrália e a Espanha e exibida no Cartoon Network e na Tv Cultura. Atualmente, Yabu é um sucesso editorial no gênero terror com Branca dos Mortos e os 7 Zumbis (contos), Protocolo Bluehand: Zumbis e Independência ou Mortos (hq) usando o pseudônimo de Abu Fobya.

Mas a pergunta que Yabu sempre escuta é:

Quando os Combo Rangers vão voltar?

Se você é um dos que esperavam pela volta dos Combo, seus problemas acabaram!!!!

Fábio Yabu inscreveu o projeto da volta dos Combo Rangers no Catarse e precisa da sua ajuda para tornar realidade a idéia de publicar três graphic novels com novas aventuras dos personagens.

Vejam o Yabu convocando os ComboFãs:

Você pode contribuir a partir de 10 dilmas e a partir de 40 você recebe a edição impressa, que vai ter 130 páginas em papel couché.

Fica a torcida para que o projeto vingue e os Combo Rangers retornem às bancas; e fica também a expectativa para que Yabu consiga resgatar a magia das hq’s anteriores dos heróis.

TÁ NA HORA DO COMBO!!!

Colabore com a volta dos Combo Rangers aqui!

Continuar lendo
Publicidade
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Comments

Mais em Livros e HQ

To Top