George R.R. Martin confirma mais um atraso em The Winds of Winter

Livros e HQ

George R.R. Martin confirma mais um atraso em The Winds of Winter

The Winds of Winter é o título do sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, épica saga criada por George R.R. Martin e que dá basse para o seriado Game of Thrones, da HBO. E, se fãs do mundo todo já estavam arrancando os cabelos aguardando pelo lançamento do livro, é melhor se acalmar.

O escritor George R.R. Martin fez um longo e (de certa forma) triste post no seu blog pessoal dizendo que The Winds of Winter não vai ser lançado tão em breve como as pessoas poderiam imaginar. De fato, o autor avisou que o livro ainda vai demorar e que a 6ª temporada de Game of Thrones vai estrear antes, trazendo supostos spoilers do material literário.

George Martin explica que ele acabou falhando em cumprir pelo menos dois prazos de produção do livro e que, por isso, The Winds of Winter ainda ficará mais algum tempo longe de todos nós.

Vocês estão desapontados e não são os únicos. Meus editores e editoras estão desapontados, a HBO está desapontada, meus agentes e editoras estrangeiras e tradutores estão desapontados… mas ninguém consegue estar mais desapontado do que eu. Por meses eu tenho aguardado poder dizer ‘Eu terminei e entreguei The Winds of Winter antes ou no último dia de 2015’

Mas o livro  não está pronto.

E não é provável que eu termine amanhã ou na próxima semana. Sim, já tem muita coisa escrita. Centenas de páginas, dezenas de capítulos. Mas ainda sobra muita coisa pra escrever. Estou há meses de terminar… e isso se a escrita correr bem (às vezes vai tudo bem, às vezes não). Ainda existem capítulos para escrever, claro… mas também para reescrever. Eu sempre estou reescrevendo as coisas, às vezes só polindo, às vezes fazendo reestruturações bem grandes“, disse o escritor.

Martin explicou que o plano dele e das suas editoras era lançar o livro em março, antes da estreia da nova temporada de Game of Thrones, e que ele precisaria entregar The Winds of Winter escrito no Halloween para que isso acontecesse. Ele falhou esse prazo e, em agosto, a editora disse que se ele entregasse no Natal, o livro ainda sairia a tempo.

Esse prazo também veio e foi embora e nada do cara terminar de escrever.

Por enquanto, não existem mais prazos para George R.R. Martin terminar The Winds of Winter e, como ele sempre diz, “o livro estará pronto quando estiver pronto e será tão bom quanto eu puder fazer”.

E os spoilers de The Winds of Winter?

Existe, claro, a questão dos “spoilers” que a série da HBO poderá entregar aos leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo. George Martin também comentou isso:

Quando vocês me perguntam se a série vai spoilar os livros, tudo que eu posso dizer é ‘sim e não’ e balbuciar de novo sobre o efeito borboleta. Essas lindas borboletinhas cresceram para se tornar poderosos dragões. Então, alguns dos ‘spoilers’ que vocês vão encontrar na sexta temporada podem nem ser spoilers de verdade, porque a série e os livros já seguem caminhos diferentes e vão continuar assim“.

A sexta temporada de Game of Thrones estreia em meados de abril, enquanto não há prazo para o lançamento de The Winds of Winter.

Continuar lendo
Artigos relacionados:
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top