George R.R. Martin confirma que um personagem que morreu em Game of Thrones AINDA continua vivo nos livros

Segundo George R.R. Martin, morrer em Game of Thrones não significa morrer em As Crônicas de Gelo e Fogo...

Livros e HQ

George R.R. Martin confirma que um personagem que morreu em Game of Thrones AINDA continua vivo nos livros

Spoilers da quinta temporada de Game of Thrones e dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Quem acompanhou a quinta temporada de Game of Thrones viu o impactante season finale da temporada, que trouxe a morte de dois importantes personagens da série: Stannis Baratheon e Jon Snow.

Porém, contudo e todavia, ainda existe muita controvérsia cercando essas duas mortes. Em relação à Jon Snow, as pessoas não conseguem aceitar facilmente que um personagem dessa importância possa ter morrido. O fato do ator Kit Harrington aparecer nos sets de filmagens da sexta temporada da série e outros aspectos também contribuem para a teoria de que Snow vai acabar se salvando dos trágicos eventos que foram transmitidos recentemente.

Já em relação à Stannis, a dúvida que fica é que nós nunca realmente o vemos morrer. Temos apenas a espada de Brienne em ação e então a cena corta, sem vermos o pretenso Rei de Westeros morrer propriamente falando.

As coisas ainda complicam porque, nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, isso nunca acontece. Brienne nem mesmo está perto de Winterfell e a batalha entre as tropas de Stannis e os soldados dos Bolton não acontece – o quinto livro termina com Stannis ainda preso na tempestade de gelo que cerca Winterfell.

A única menção à um Stannis morto é uma carta que Ramsay Bolton envia para Jon Snow, dizendo que venceu Stannis após 7 dias de batalha, mas não há como saber se Ramsay está dizendo a verdade ou mentindo.

E aí, o destino de Stannis na série é um sinal do que acontecerá nos livros ou o seriado da HBO já divergiu tanto da versão literária que são duas histórias diferentes agora?

Em um comentário no seu blog pessoal, George R.R. Martin garante: “Nos meus livros? Stannis está vivo, sem dúvidas“.

A resposta do autor nem chega a ser uma surpresa, já que em um dos poucos capítulos de The Winds of Winter já divulgados, vemos não só Stannis vivo, como ainda de posse de Theon Greyjoy (que fugiu de Winterfell) e da falsa Arya Stark, obrigada a casar com Ramsay para assegurar o poder dos Bolton no Norte.

Porém, considerando a carta de Ramsay para Jon Snow e o fato de que esse capítulo pode ser, cronologicamente, anterior ao fim de A Dança dos Dragões, Stannis pode muito bem ainda sofrer o mesmo destino visto na série.

No fim das contas, não importa se Stannis ESTÁ ou não vivo nos livros – mas por quanto tempo George R.R. Martin pretende mantê-lo assim.

Essa resposta é que nos dará a perspectiva exata do quão diferente a série será dos eventos literários.

Continuar lendo
Publicidade
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top