Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Livros e HQ

Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Não entre em pânico meu querido humanóide, pois a resposta para todas as perguntas é 42. O importante não é o porquê e sim, como fazer a pergunta correta e se utilizar disto de acordo com Douglas Adams, o escritor conhecido nas rodas literárias capaz de fazer qualquer coisa, menos escrever. Ainda assim mesmo com esta indisposição para colocar tudo no papel e sendo trancado em quartos e pressionado por editores conseguiu nos dar no fim década de 70 o seu Guia do Mochileiro das Galáxias.

Antes que me digam sobre aquela capa colorida com letras garrafais e sobre toda a linguagem do autor, eu declaro minha defesa. Não, não é infantil, são cinco livros de pura ficção científica, ao todo 15 milhões de cópias vendidas e originadas de um programa de rádio da BBC. É que Adams era hilariamente original, um ateu que brinca com a nossa humanidade e com a falta de conhecimento que temos do mundo e das imensas e constantes reclamações sobre tudo e todos. As ironias são singelas, algumas declaram a nossa incapacidade de aceitar fatos simples e outras, bem, com ajuda de Marvin (um robozinho depressivo que ganhou música do Radiohead) são mais curtas.

2007051900_blog.uncovering.org_tecnologia_hitchhikers_galaxy_marvin2"Os homens sempre se consideraram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa – a roda, NY, as guerras, etc – enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém, os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens exatamente pelos mesmos motivos."

O nosso herói atípico, digo isto pelo fato de ser um sujeito pacífico, um tanto monótono e com hábitos ingleses, começou a trajetória numa ensolarada quinta-feira perdendo sua casa por conta da construção de uma via mais ou menos informada um dia antes. Artur Dent, além do azar incomum tem como melhor amigo um alienígena disfarçado de ator desempregado e com nome de automóvel, Ford Prefect. Devido ao humor de Adams uma outra via precisou ser construída, eliminando o planeta Terra. Com ajuda do Guia e de suas toalhas a aventura de Artur começa, afinal:

"O livro é não apenas uma obra extraordinária como também um tremendo best-seller – mais popular que a Enciclopédia Celestial do Lar, mais vendido que Mais Cinquenta e três Coisa Para Fazer em Gravidade Zero, e mais polêmico que a colossal trilogia filosófica de Oolon Colluphid, Onde Deus Errou, Mais Alguns Erros de Deus e Quem É Esse Tal de Deus Afinal?"

Toda resistência é inútil, você se apaixonará pelo Guia, por Artur e todos da tripulação da nave coração de ouro, verá o quanto a poesia dos Vogons é ruim ( na série original da rádio o autor do poema era uma pessoa real, Johnstone, e claro, Adams precisou mudar isto no livro) e vai aprender a preparar o drinque Dinamite Pangaláctica ou como já sabemos, ver que se entupir de cerveja é um ótimo relaxante muscular.

Os 5 livros da série Mochileiro das galáxias

podem ser encontrado por R$ 29,90 no Submarino.

Coleção Douglas Adams

Continuar lendo

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Comments

Mais em Livros e HQ

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top