15 anos de muito amor com Harry Potter!

Livros e HQ

15 anos de muito amor com Harry Potter!

A geração da década de 90 tem um livro pra chamar de seu! É até um pouco confuso escreve sobre uma obra que eu tenho um carinho imenso, noites perdidas e regadas por guaraná com doritos e sérios esporros dos meus primos. Mas o menino órfão do mundo dos bruxos surgiu a 15 aninhos atrás (completos nessa semana) e não podia faltar no nossa coluna do Geek Café!

Joanne Rowling (para quem não sabia ainda o que era o J.K. Rowling) não deve ter imaginado a força do seu primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal (a melhor também). Um garotinho franzina que vive embaixo da escada e tem poderes mágicos pode não ser o enredo mais brilhante a primeira vista, mas nem tudo é muito simples e Potter ganhou fama e fez muitos adolescentes gostarem de ler (é uma daquelas pesquisas que passa na Oprah e afins que mostra a quantidade de crianças/jovens que passaram a ler devido à Potter, então eu dei um crédito).

A primeira tiragem foi de 500 cópias em capa dura e é ponto positivo pra quem tá começando . O primeiro livro dos bruxinhos foi lançado no Reino Unido, pela editora chamada "Bloomsburry". Se um dia você resolver passar aqueles versinhos para o papel, faça como a nossa amada Rowling e peça para a editora mandar cópias da história para autores e críticos de literatura e assim vai ter pelo menos um certeza de que vale o investimento.

Alvo Dumbledore (o meu preferido ) é diretor surpreendente da escola de bruxos: Hogwarts. Sabendo do desaparecimento do Lord das Trevas (Voldemort) e que suas forças vem sendo restauradas, ele resolve deixar a tutela de Harry com a família Dursley; já que os pais de garoto haviam sido mortos por Voldemort. O comecinho da história é meio conto de fadas com ele sendo desprezado e maltradado por seus parentes, mas o toque de humor surge com a mágica e nossa autora acerta mais uma vez.

Harry Potter

Rúbeo Hagrid, o amigo fiel de todas as crianças de Hogwarts e um quase tio de Potter por afinidade, revela ao garoto a sua verdadeira natureza. É o primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria e Potter vai descobrir que a fama de sobrevivente do poder do Lord das Trevas pode ser um terrível problema. Agora vamos ameaçar a ordem e gerar o caos, afinal toda obra tem que ter um conflito e neste caso se chama Voldemort que está em busca da pedra filosofal para poder restaurar sua força e torna-se imortal. E nosso trio ternura, Harry Porter e seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger – além de uma ajudinha do Alvo Dumbledore – vão impedir os planos do Lord das Trevas.

"A câmara seguinte era tão escura que não dava para ver absolutamente nada. Mas, ao entrarem nela, a luz inesperadamente inundou o aposento, revelando uma cena surpreendente. Estavam parados na borda de um enorme tabuleiro de xadrez atrás das peças pretas, que eram todas mais altas do que eles e talhadas em um material que parecia pedra. De frente para eles, do outro lado da câmara, estavam dispostas as peças brancas. Harry, Rony e Hermione sentiram um leve arrepio – as peças brancas e altas não tinham feições.

– Agora o que vamos fazer? – sussurrou Harry.

– É óbvio, não é? – falou Rony. – Temos que jogar para chegar ao outro lado da câmara.

Por trás das peças brancas eles podiam ver outra porta.

– Como? Perguntou Hermione, nervosa.

– Acho que vamos ter que virar peças.

Ele se dirigiu a um cavalo preto e esticou a mão para tocar seu cavaleiro. No mesmo instante, a pedra ganhou vida. O cavalo pateou o tabuleiro e seu cavaleiro virou a cabeça protegida por um elmo para olhar Rony."

Nada como um tempinho difícil em Portugal para achar inspiração! Rowling conseguiu escrever a série que se tornou o terceiro livro mais vendido na história, perdendo apenas para a Bíblia Sagrada e o Livro Vermelho (citações de Mao Tsé Tung).

A obra ensina mais do que um mundo mágico, são lições de amizade, força e trabalho em equipe. São resgates de sentimentos que o mundo moderno tanto rejeita, mas que com um olhar singular voltaram para nós em forma de um magnífico livro.

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Comments

Mais em Livros e HQ

To Top