Silver Spoon: Novo mangá de Hiromu Arakawa, criador de Fullmetal Alchemist!

Silver Spoon - Hiromu Arakawa - GEEK CAFE

Livros e HQ

Silver Spoon: Novo mangá de Hiromu Arakawa, criador de Fullmetal Alchemist!

Ainda que não exista mangá perfeito, existem alguns autores que estão nessa corrida. Hiromu Arakawa é um desses, que com sua primeira série longa já se mostrou uma mangaká de alto nível. Fullmetal Alchemist é ótimo pois tem tudo na medida: todo o humor é bem aplicado, a carga emotiva é bem transmitida e a ação bem feita. Arakawa planejou, desenvolveu e executou muito bem toda a obra, sem excessos ou faltas escandalosas. Tudo acontece no momento exato que tem de acontecer.

E até mesmo checando suas obras anteriores, como sua série curta Shanghai Yomakikai (Demons of Shanghai) ou o one-shot – e primeiro trabalho publicado – Stray Dog, é possível notar o quão consistente ela é, desde a arte bem trabalhada e já em seu estilo atual e qualidade aproximada, até o enredo interessante e bem conduzido, mesmo que simples.

Tendo um histórico tão bom, não seria de se estranhar que ela continuasse com os ótimos trabalhos após o fim de Fullmetal. Até que então Gin no Saji (ou Silver Spoon, em inglês), sua nova série, começou a ser publicada em Maio de 2011.

Silver Spoon

Diferente do que Arakawa costuma fazer, mangás shonen de batalha, ela agora decidiu utilizar toda a experiência de ter nascido, crescido e trabalhado na fazenda de sua família para contar a história de um adolescente, Hachiken Yugo, sem nenhum objetivo maior de vida que decide ingressar em uma escola de ensino médio voltada para a agricultura, e lá passa por diversas situações insólitas enquanto busca definir seu futuro.

ginnosajiNão demorou até que a obra alcançasse certo sucesso, ótimas vendas e ganhasse uma adaptação para anime. Mas e aí? O mangá é bom? Atende ao que se espera de uma mangaká desse calibre?

Silver Spoon repete a qualidade de Fullmetal Alchemist, com a autora sabendo medir com quase perfeição a dosagem de cada elemento que desenvolve. O mangá equilibra bem o didatismo quando apresenta os ensinamentos que Hachiken recebe, sem se tornar nem chato nem superficial, explora uma quantidade suficientemente boa de personagens, tornando-os facilmente identificáveis e singulares, além dos animais “irracionais” que também são personagens, que acabam recebendo um belo trabalho sobre eles, que por muitas vezes acabam sendo o foco de algum capítulo.

Pelo estilo da obra, slice of life (estilo que visa abordar de forma natural a vida e o dia a dia dos personagens, muito comumente em conjunto à vida escolar), foca bastante na relação entre Hachiken e seus amigos e nos conflitos que a vida lhes traz, e como ambos se mesclam. No momento atual o enredo já se desenvolveu bastante nessas questões, mesmo que a história ainda esteja claramente em seu início.

silver_spoon-página-GEEK-CAFE

O humor é um fator a ser notado. Silver Spoon tem nas piadas uma constante e Arakawa precisou adicionar ao seu estilo novas formas gráficas de humor, um elemento bastante interessante, dando aos leitores a oportunidade de vê-la experimentando coisas novas, nem sempre se saindo bem com elas, e por isso mesmo evoluindo e dando mais alguns passos rumo ao topo.

Assim, Silver Spoon se mostra mais uma forte obra no mercado, além de mais um excelente trabalho da Arakawa, já podendo ser considerada um dos principais shonen em publicação e uma essencial para quem já conheça e aprecie o trabalho da autora.

Continuar lendo
Publicidade

Estudante de Geologia e portanto sommelier de RU, leitor voraz de quadrinhos, pretenso escritor, gato polar nas horas vagas e aluno da Escola Mangá Khan de Melodrama.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top