História do Rock: Além do sexo, drogas e modinhas

Livros e HQ

História do Rock: Além do sexo, drogas e modinhas

Há quem diga que só vale o Clássico, outros que são a favor do Metal puro, mas eu acho que até o Pop pode entrar na lista!

O dia dos nossos amados roqueiros é amanhã, mas as homenagem vem desde 1985, graças a realização do Live Aid – um super festival de música, humanitário, organizado pelo músico Bob Geldof, com o objetivo de combater a fome na Etiópia! As atrações aconteceram simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos e morreremos de inveja porque os grupos eram nada mais do que: The Who, Paul McCartney, Mick Jagger, Led Zeppelin, Eric Clapton, Dire Straits, David Bowie, Queen, Joan Baez, B. B. King, Sting, U2, Phil Collins, Black Sabbath e Madonna, entre outros.

Conhecer a história do ritmo mudou a humanidade é sempre um desafio. Se você concorda com Raul ou acha que John Lee Hooke começou a iniciativa, tudo bem. Os mitos e histórias são muitos, por isso preparamos uma listinha de livros sobre o Rock’n’Roll para você conhecer um pouco mais das atitudes e mudanças dos nossos astros.

 

Almanaque do Rock

geekrockMais de 50 anos de história do bom e velho rock’n’roll escrito por Kid Vinil. Os clássicos são da década de 1950 com Chuck Berry e Elvis Presley. Numa fusão da country music e do rhythm’n’blues o rock ganhou forças e novas fusões com o tempo. Elementos do jazz, da música clássica, do folk e de world music deitaram e rolaram no gênero musical. Mas o que vale no livro é lei: O rock nunca perdeu sua cara amarrada, sua rebeldia e seu jeitinho de chegar em grande estilo!

 

Que Rock é Esse?

geekrock5É a vez do Brasil! Ei, não comece achando que brasileiro não sabe fazer Rock, porque é tão desagradável quanto ouvir que somos o país do futebol (e só). Que Rock é Esse? da Editora Globo com parceria do Multishow documenta a trajetória do rock, com declarações, imagens e bons ícones como Rita Lee, Nelson Motta, Lobão, Frejat, Samuel Rosa, o jornalista Ricardo Cruz, entre outros. A divisão é prática, bem como nos livrinhos de história, vai por década a partir de 60 até os anos 2000.

  

O Pequeno Livro do Rock

geekrock3A melhor versão em quadrinhos da história do rock feita por Hervé Bourhis. Cansado de tantas especulações e fatos repetidos, o autor criou um livro tendo como base suas experiências no mundo do Rock. São muitas situações divertidas com personagens desconhecidos ou não que tiveram importância no mundo musical. É uma história simples, cheia de letras de músicas, capas de discos e até cortes de cabelo.

 

1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer

geekrock41001 Discos é um Guia nada básico dos melhores discos de Rock e Pop! 90 Jornalistas e críticos de música fizeram a seleção de álbuns dos anos 50 até hoje. Também tem algumas surpresas, curiosidades sobre as gravações, vida dos artistas, bastidores e comentários sobre as músicas. São mais de 900 imagens para não enjoar e ficar um dia inteiro curtindo os clássicos e conhecer ainda mais.

  

Heavy Metal – A História Completa

geekrock6Jornalista tem mania de outras profissões nas horas vagas e o autor, Ian Christe, não é diferente. O nosso roqueiro de espírito, influenciado pelo heavy metal "Kerrang", resolveu contar a história desse gênero da década de 70, influenciado pelo blues e num cenário de "paz e amor" dominada pelos hippies. É um ótimo livro para quem curte Black Sabbath e uma boa lista de discos de glam rock, death metal e metal melódico.

Continuar lendo
Publicidade

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top