Eu matei Adolf Hitler!

Livros e HQ

Eu matei Adolf Hitler!

Assassinos de aluguel, viagens no tempo e relacionamentos complicados: conheça I Killed Adolf Hitler.

O mercado de quadrinhos no Brasil melhorou uns 1000% em termos de diversidade de títulos publicados, que hoje vão além dos tradicionais super-heróis, Turma da Mônica e Disney. Tem de tudo um pouco: de caríssimos álbuns de luxo até revistas regulares, passando por uma renovada cena nacional e pelos quadrinhos na web, como os divertido Bichinhos de Jardim, da Clara Gomes, e os imperdíveis Punny Parker e Valente, do Vitor Caffagi.

Várias editoras brasileiras criaram divisões que publicam quadrinhos. Comparando com o cenário de vinte anos atrás, estamos no paraíso. Essa diversidade é bem-vinda (só falta dinheiro prá comprar tudo).

Mas é claro que o mercado não publica tudo de bom que sai lá fora. Para suprir essa lacuna existem os quadrinhos disponibilizados na web para download, os polêmicos scans. Em vários blogs espalhados por aí você encontra séries regulares e álbuns que ainda não foram (e talvez nem sejam) lançados no Brasil.

Um desses álbuns é I Killed Adolf Hitler, do cartunista norueguês Jason que encontrei num desses blogs. O álbum foi publicado pela Fantagraphics em 2007 e ganhou um Eisner Award, o Oscar dos quadrinhos, em 2008. As características do trabalho dele são o uso do estilo Linha Clara (que começou com Hergé, o criador de Tintin) e seus protagonistas são animais antropomórficos.

A trama mostra um mundo onde a profissão de assassino de aluguel é comum. Esses profissionais mantêm escritórios onde atendem as pessoas por ordem de chegada, como em um consultório médico. Os motivos dos contratantes são os mais diversos: garantir heranças, eliminar um vizinho mala, conquistar aquela promoção no emprego. Simples (e assustador) assim.

Eu Matei Adolf Hitler (by Jason)I Killed Adolf Hitler (by Jason) _ itsGucci - 004I Killed Adolf Hitler (by Jason) _ itsGucci - 005

O personagem principal da história é um desses assassinos de aluguel. Não ficamos sabendo do seu nome. Nem o da sua namorada, com quem tem uma relação um pouco complicada. Um dia, ele é contratado por um cientista para matar nada mais nada menos do que Adolf Hitler, antes que a Segunda Guerra Mundial ecloda. Para concretizar a missão, o cientista maluco construiu uma máquina do tempo.

Nosso herói (?) viaja para o passado, encontra o Führer mas é capturado e não consegue concluir a missão. As coisas fogem do controle quando o líder nazista foge para o futuro. E agora? O que uma pessoa como Hitler fará em nosso tempo? E nosso protagonista, conseguirá escapar?

Falar mais seria spoiler. O mais interessante da história não é nem esse plot da missão para matar Hitler, e sim as reviravoltas, os diálogos entre os personagens fazendo DR e os longos silêncios da HQ.

I Killed Adolf Hitler é um desses quadrinhos que deveriam sair no Brasil – assim como outros do cartunista. Mas ainda há esperança. Foi anunciado que o álbum vai ganhar uma adaptação para o cinema. Talvez com essa exposição alguma editora brasileira se anime e publique essa pequena pérola por aqui – eu, com certeza, já tenho um lugar reservado para ela na minha estante.

Caso você não queira esperar, tai o link para download. J http://www.mediafire.com/?wp3d5i5wmtjnbmz

I Killed Adolf Hitler (by Jason) _ itsGucci - 009I Killed Adolf Hitler (by Jason) _ itsGucci - 010I Killed Adolf Hitler (by Jason) _ itsGucci - 015

Continuar lendo
Publicidade
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top