Ilustra Plaza – quadrinistas e ilustradores pernambucanos mostram sua arte

Livros e HQ

Ilustra Plaza – quadrinistas e ilustradores pernambucanos mostram sua arte

Depois da CCXPTOUR, que agitou o mundo geek/nerd em abril passado, parece que os artistas pernambucanos deixaram a timidez de lado e começaram a se mostrar para o mundo! 😀

Na verdade, apesar de serem tímidos por natureza, tudo que os quadrinistas/ilustradores pernambucanos precisavam era de um espaço para se apresentar e conquistar o público. Esse espaço começou timidamente ano passado na Super-Con, teve um reforço gigante durante a CCXP Tour e agora começa a dar as caras em outras iniciativas.

Em junho tivemos a 3a. Feira Asgardiana, evento organizado por Orlando, dono da Banca Guararapes e conhecido como Odin – o local é uma referência quando se fala em espaço para quadrinhos no Recife. Foi uma festa com direito a cosplayers, Artist’s Alley e lançamentos de hqs locais.

Agora é a vez dos quadrinistas invadirem um espaço mais plural: nos dias 15 e 16 de julho (sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h) acontece o evento Ilustra Plaza, promovido pelo Shopping Plaza Casa Forte. Com a participação de 20 artistas, o Artist’s Alley será instalado no Piso L4.

Acho que essa iniciativa é importantíssima pelo fato de ser realizada em um local onde circula um público mais heterogêneo, diferente daqueles mais comuns – e isso pode contribuir para a formação de novos leitores. Além disso, como são artistas independentes, a divulgação fica restrita a pequenos nichos e o Ilustra Plaza é uma excelente oportunidade para divulgação da produção local de quadrinhos e ilustrações.

Quem são os 20 convidados? Em mais um serviço de utilidade pública, o Geek Café lista os artistas que participarão do Alley, com links para suas páginas com amostras dos trabalhos que você com certeza encontrará por lá:

Lorde Jimmy – Ilustrador e quadrinista

Igor Tadeu – Ilustrador e quadrinista

Silvio DB Рquadrinista. Lan̤ou a hq Cyberpunks na CCXPTour.

Marcos Lopes Рquadrinista. Criador do personagem Z̩ Coruja, publicado pela PADA na revista Prismarte.

Carlos Eduardo Cunha – ilustrador e quadrinista. Um dos artistas da hq Rapha, que estará disponível no evento.

Glaydson Gomes – quadrinista, criador do anti-herói Chumbo Grosso, cuja hq foi lançada na CCXPTour.

Clari Cabral – ilustradora.

Érika Ferreira – ilustradora e game artist na empresa BigHut Games.

Felipe Soares Рilustrador e quadrinista, lan̤ou a hq Contos Malditos na CCXPTour.

Luciano F̩lix + Ary Santa Cruz Рquadrinistas autores da s̩rie Mistiras. Luciano lan̤ou recentemente Wander РPuberdade ainda que tardia e Ary veio com Ang̼ria, com arte de F̩lix.

André Balaio + Téo Pinheiro + Roberto Beltrão – os autores das hqs do site O Recife Assombrado. Lançaram recentemente a hq independente Malassombro e o álbum Algumas Assombrações do Recife Velho, baseado no livro de Gilberto Freyre, pela Global Editora.

Eduardo Schloesser Рquadrinista, criador do personagem Z̩ Gaṭo, que tem hqs publicadas por diversas editoras, inclusive pela Prismarte de Milson Marins.

Thony Silas + Eron Villar Рcriadores da s̩rie A Noiva, inspirada no romance A Noiva da Revolṳ̣o, de Paulo Santos. Thony ̩ desenhista (atualmente produz para a Marvel) e recentemente abriu a Thony Silas Art School, com o objetivo de formar novos artistas. Eron Villar ̩ escritor, produtor cultural e roteirista da s̩rie.

Laerte Silvino – ilustrador e quadrinista. Tem trabalhos de ilustração publicados em vários livros e publicações. Lançou na CCXPTour a hq Fliperama.

Leonardo Santana Рroteirista. Criador de hqs como As Novas Amazonas, publicada em seu site e da graphic novel Pernambuco Holand̻s РA Queda de Olinda, em desenvolvimento.

Jos̩ Carlos Braga Рilustrador e quadrinista, criador do personagem Capiṭo Alfa,

Milson Marins – quadrinista, um dos fundadores da PADA e atual editor da importante e já clássica revista Prismarte, ainda publicada, embora sem regularidade.

Roberta Cirne – quadrinista, editora do site Sombras do Recife, onde publica suas hqs de terror com temática regional. Com anos de carreira, Roberta publicou, junto com Danielle Jaimes a partir dos roteiros de Amaro Braga, a série Passos Perdidos, sobre a presença judaica no Recife.

Roger Vieira Рquadrinista e ilustrador, trabalha na Folha de Pernambuco. Lan̤ou a hq Ṇo Tenho uma Arma na CCXPTour.

Todo mundo lá prestigiando o quadrinho pernambucano!!!!

 

 

Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top