Ilustra Plaza – quadrinistas e ilustradores pernambucanos mostram sua arte

Depois da CCXPTOUR, que agitou o mundo geek/nerd em abril passado, parece que os artistas pernambucanos deixaram a timidez de lado e começaram a se mostrar para o mundo! 😀

Na verdade, apesar de serem tímidos por natureza, tudo que os quadrinistas/ilustradores pernambucanos precisavam era de um espaço para se apresentar e conquistar o público. Esse espaço começou timidamente ano passado na Super-Con, teve um reforço gigante durante a CCXP Tour e agora começa a dar as caras em outras iniciativas.

Em junho tivemos a 3a. Feira Asgardiana, evento organizado por Orlando, dono da Banca Guararapes e conhecido como Odin – o local é uma referência quando se fala em espaço para quadrinhos no Recife. Foi uma festa com direito a cosplayers, Artist’s Alley e lançamentos de hqs locais.

Agora é a vez dos quadrinistas invadirem um espaço mais plural: nos dias 15 e 16 de julho (sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h) acontece o evento Ilustra Plaza, promovido pelo Shopping Plaza Casa Forte. Com a participação de 20 artistas, o Artist’s Alley será instalado no Piso L4.

Acho que essa iniciativa é importantíssima pelo fato de ser realizada em um local onde circula um público mais heterogêneo, diferente daqueles mais comuns – e isso pode contribuir para a formação de novos leitores. Além disso, como são artistas independentes, a divulgação fica restrita a pequenos nichos e o Ilustra Plaza é uma excelente oportunidade para divulgação da produção local de quadrinhos e ilustrações.

Quem são os 20 convidados? Em mais um serviço de utilidade pública, o Geek Café lista os artistas que participarão do Alley, com links para suas páginas com amostras dos trabalhos que você com certeza encontrará por lá:

Lorde Jimmy – Ilustrador e quadrinista

Igor Tadeu – Ilustrador e quadrinista

Silvio DB – quadrinista. Lançou a hq Cyberpunks na CCXPTour.

Marcos Lopes – quadrinista. Criador do personagem Zé Coruja, publicado pela PADA na revista Prismarte.

Carlos Eduardo Cunha – ilustrador e quadrinista. Um dos artistas da hq Rapha, que estará disponível no evento.

Glaydson Gomes – quadrinista, criador do anti-herói Chumbo Grosso, cuja hq foi lançada na CCXPTour.

Clari Cabral – ilustradora.

Érika Ferreira – ilustradora e game artist na empresa BigHut Games.

Felipe Soares – ilustrador e quadrinista, lançou a hq Contos Malditos na CCXPTour.

Luciano Félix + Ary Santa Cruz – quadrinistas autores da série Mistiras. Luciano lançou recentemente Wander – Puberdade ainda que tardia e Ary veio com Angúria, com arte de Félix.

André Balaio + Téo Pinheiro + Roberto Beltrão – os autores das hqs do site O Recife Assombrado. Lançaram recentemente a hq independente Malassombro e o álbum Algumas Assombrações do Recife Velho, baseado no livro de Gilberto Freyre, pela Global Editora.

Eduardo Schloesser – quadrinista, criador do personagem Zé Gatão, que tem hqs publicadas por diversas editoras, inclusive pela Prismarte de Milson Marins.

Thony Silas + Eron Villar – criadores da série A Noiva, inspirada no romance A Noiva da Revolução, de Paulo Santos. Thony é desenhista (atualmente produz para a Marvel) e recentemente abriu a Thony Silas Art School, com o objetivo de formar novos artistas. Eron Villar é escritor, produtor cultural e roteirista da série.

Laerte Silvino – ilustrador e quadrinista. Tem trabalhos de ilustração publicados em vários livros e publicações. Lançou na CCXPTour a hq Fliperama.

Leonardo Santana – roteirista. Criador de hqs como As Novas Amazonas, publicada em seu site e da graphic novel Pernambuco Holandês – A Queda de Olinda, em desenvolvimento.

José Carlos Braga – ilustrador e quadrinista, criador do personagem Capitão Alfa,

Milson Marins – quadrinista, um dos fundadores da PADA e atual editor da importante e já clássica revista Prismarte, ainda publicada, embora sem regularidade.

Roberta Cirne – quadrinista, editora do site Sombras do Recife, onde publica suas hqs de terror com temática regional. Com anos de carreira, Roberta publicou, junto com Danielle Jaimes a partir dos roteiros de Amaro Braga, a série Passos Perdidos, sobre a presença judaica no Recife.

Roger Vieira – quadrinista e ilustrador, trabalha na Folha de Pernambuco. Lançou a hq Não Tenho uma Arma na CCXPTour.

Todo mundo lá prestigiando o quadrinho pernambucano!!!!