Livraria que inspirou cenário de Harry Potter é uma das mais bonitas do mundo

Livraria Lello e Irmão inspirou Harry Potter

Quem é fã de Harry Potter costuma ficar embasbacado com a criatividade dos cenários que são descritos nos livros de J. K. Rowling e personificados na série de filmes.

Curiosidades sobre esse universo e as inspirações da autora para a saga são muitas e sempre vale a pena descobrir uma nova.

Morando em Porto, Portugal, à estudo desde Setembro do ano passado, tive a oportunidade de conhecer algumas peculiaridades da cidade e uma bastante interessante, e às vezes intrigante, é a ligação da autora de Harry Potter com o lugar.

Muitos talvez não saibam, por ser um capítulo pouco difundido de sua história, mas Rowling passou os primeiros anos da década de 90 do século passado na cidade do Porto, e diz a ‘lenda’ que ela teria escrito os primeiros capítulos do primeiro livro nesse tempo que por aqui estava.

Entre 1991 e 1993, a jovem escritora, ainda desconhecida, morou no Porto enquanto viveu um conturbado relacionamento com seu primeiro marido, o português Jorge Arantes, pai de sua primeira filha Jessica Isabel.

Ela deu aulas de inglês enquanto vivia na cidade, mas seu passatempo era escrever em restaurantes e cafés com a filha Jessica num carrinho de bebê ao lado. Foi, muito provavelmente, durante os tempos que estava sentada nos cafés da cidade que a autora escreveu muitas das páginas do primeiro livro de Harry Potter.

Entre as clássicas referências ao Porto em seus livros, que falarei em outro post, temos a Livraria Lello e Irmão, um dos locais mais visitados da cidade atualmente.

A Lello, uma construção da metade do século 19 foi primeiramente a Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Hoje um patrimônio do país, a livraria conta com um acervo de mais de 120 mil livros.

Lello Porto

Escadas Lello

A relação de J. K. com a livraria era tanta que a mesma serviu de cenário à famosa livraria no Beco Diagonal onde os jovens bruxos, indo em direção à Hogwarts, compram seu material para o começo do ano letivo: a Floreios & Borrões.

Quando visitei a Livraria Lello particularmente senti-me mais dentro da loja Olivaras onde são escolhidas as varinhas pelos novos bruxos, mas é notável a referência à esse lugar nos livros, apesar da grandiosa escada da livraria, como pode-se ver na foto, por exemplo, não ser retratada em nenhum desses dois espaços nos livros.

floreios e borões
Detalhe de cena dentro da Floreios & Borrões no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal

A Lello recebe diversas menções à sua beleza e importância fazem anos.

Já foi citada na lista da CNN como uma das livrarias mais legais do mundo, e foi eleita a terceira mais bonita do mundo pelo guia da Lonely Planet. Se bem que eu acho que não precisava citar tudo isso para atestar a beleza e a grandiosidade da livraria.

Se você não consegue ir a Portugal, pode ter um gostinho do espaço em 360 Portugal que mostra por completo a grandiosidade da livraria. Para quem gosta de livros um prato cheio. Enjoy!