Livraria que inspirou cenário de Harry Potter é uma das mais bonitas do mundo

Livraria Lello e Irmão inspirou Harry Potter

Livros e HQ

Livraria que inspirou cenário de Harry Potter é uma das mais bonitas do mundo

Quem é fã de Harry Potter costuma ficar embasbacado com a criatividade dos cenários que são descritos nos livros de J. K. Rowling e personificados na série de filmes.

Curiosidades sobre esse universo e as inspirações da autora para a saga são muitas e sempre vale a pena descobrir uma nova.

Morando em Porto, Portugal, à estudo desde Setembro do ano passado, tive a oportunidade de conhecer algumas peculiaridades da cidade e uma bastante interessante, e às vezes intrigante, é a ligação da autora de Harry Potter com o lugar.

Muitos talvez não saibam, por ser um capítulo pouco difundido de sua história, mas Rowling passou os primeiros anos da década de 90 do século passado na cidade do Porto, e diz a ‘lenda’ que ela teria escrito os primeiros capítulos do primeiro livro nesse tempo que por aqui estava.

Entre 1991 e 1993, a jovem escritora, ainda desconhecida, morou no Porto enquanto viveu um conturbado relacionamento com seu primeiro marido, o português Jorge Arantes, pai de sua primeira filha Jessica Isabel.

Ela deu aulas de inglês enquanto vivia na cidade, mas seu passatempo era escrever em restaurantes e cafés com a filha Jessica num carrinho de bebê ao lado. Foi, muito provavelmente, durante os tempos que estava sentada nos cafés da cidade que a autora escreveu muitas das páginas do primeiro livro de Harry Potter.

Entre as clássicas referências ao Porto em seus livros, que falarei em outro post, temos a Livraria Lello e Irmão, um dos locais mais visitados da cidade atualmente.

A Lello, uma construção da metade do século 19 foi primeiramente a Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Hoje um patrimônio do país, a livraria conta com um acervo de mais de 120 mil livros.

Lello Porto

Escadas Lello

A relação de J. K. com a livraria era tanta que a mesma serviu de cenário à famosa livraria no Beco Diagonal onde os jovens bruxos, indo em direção à Hogwarts, compram seu material para o começo do ano letivo: a Floreios & Borrões.

Quando visitei a Livraria Lello particularmente senti-me mais dentro da loja Olivaras onde são escolhidas as varinhas pelos novos bruxos, mas é notável a referência à esse lugar nos livros, apesar da grandiosa escada da livraria, como pode-se ver na foto, por exemplo, não ser retratada em nenhum desses dois espaços nos livros.

floreios e borões

Detalhe de cena dentro da Floreios & Borrões no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal

A Lello recebe diversas menções à sua beleza e importância fazem anos.

Já foi citada na lista da CNN como uma das livrarias mais legais do mundo, e foi eleita a terceira mais bonita do mundo pelo guia da Lonely Planet. Se bem que eu acho que não precisava citar tudo isso para atestar a beleza e a grandiosidade da livraria.

Se você não consegue ir a Portugal, pode ter um gostinho do espaço em 360 Portugal que mostra por completo a grandiosidade da livraria. Para quem gosta de livros um prato cheio. Enjoy!

Continuar lendo

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top