Marvel dominou o mercado de HQs nos EUA em 2015

Livros e HQ

Marvel dominou o mercado de HQs nos EUA em 2015

Nos cinemas, apesar do sucesso financeiro de Homem-Formiga e Vingadores: Era de Ultron, o ano da Marvel (originalmente uma editora de HQs, não custa lembrar) foi um pouco… bem, decepcionante. Por um lado, Era de Ultron foi um filme bom (até melhor que o primeiro), mas bem menos empolgante e cativante – não a toa, fez menos dinheiro também.

Por outro lado, Homem-Formiga ATÉ QUE foi uma surpresa, considerando todos os seus problemas de pré-produção, como o fato do fantástico Edgar Wright ter trabalhado 8 anos no filme e, logo antes de começar a gravar, sair da produção.

Porém, se o ano foi cheio de resultados nebulosos, no mundo das HQs não teve pra ninguém: a Marvel foi a soberana com folgas.

Desde o reboot da DC Comics, nós vimos um “falso positivo” da Marvel na liderança do mercado norte-americano de quadrinhos. Por um lado, ela sempre vendia mais cópias e ganhava mais dinheiro. Por outro, a sua estratégia se baseava exclusivamente em eventos de grande porte e lançamentos de revistas novas, enquanto a DC dominava as HQs mais vendidas com uma estratégia de estabilidade focada nas suas revistas contínuas.

Nesse ano, porém, a Marvel destruiu a competição.

Segundo dados divulgados pela Diamond Comics, das 10 revistas mais vendidas do ano, 7 foram da Marvel. Uma só foi da DC Comics – ironicamente, Master Race: Dark Knight III #1, o terceiro capítulo de Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller,uma HQ que… não é contínua.

Confira o Top 10:

  1. Star Wars #1 (Marvel)
  2. Secret Wars #1 (Marvel)
  3. Bravest Warriors: Tales From Holo John #1 (Boom! Studios)
  4. Orphan Black #1 (IDW)
  5. Dark Knight III: The Master Race (DC Comics)
  6. Star Wars Vader Down #1 (Marvel)
  7. Darth Vader #1 (Marvel)
  8. Spider-Gwen #1 (Marvel)
  9. Invincible Iron Man #1 (Marvel)
  10. Princess Leia #1 (Marvel)

Como dá para ver, Star Wars foi o grande trunfo da Marvel para dominar esse Top 10 – 4 das 7 HQs da Casa das Ideias no ranking são do Universo Star Wars. A primeira edição da saga Secret Wars também marca presença (e, curiosamente, as edições seguintes não, mostrando que a saga não foi tão bem assim) e as primeiras edições das novas HQs da Spider-Gwen e do Homem de Ferro (escrita por Brian Michael Bendis) completam a lista.

Além disso, vale notar a presença de Bravest Warriors, da Boom! Studios, e de Orphan Black, da IDW, na lista. Isso ocorreu porque as duas revistas estiveram inclusas no Loot Crate, um programa de assinatura de “caixas surpresas” com mais de 500 mil assinantes – portanto, os gibis tiveram, no mínimo, 500 mil “vendas” através desse programa. O mesmo aconteceu com Star Wars #1.

Em termos de revistas vendidas e dólares ganhos, mais uma vez vitória da Marvel. A editora foi quem mais vendeu revistas em 2015 nos EUA – 38,74% de todas as HQs vendidas em 2015 nos EUA foram da Marvel. A DC aparece em sgundo lugar com 25,75% do mercado, enquanto a Image completa o pódio com 9,93%.

Continuar lendo
Publicidade
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top