Marvel x DC: Marvel deu a maior surra da história na DC no mercado americano de HQs em outubro!

A disputa Marvel x DC ganha um capítulo histórico, com a Casa das Ideias dominando o mês de outubro

Livros e HQ

Marvel x DC: Marvel deu a maior surra da história na DC no mercado americano de HQs em outubro!

Marvel x DC Comics. Uma das maiores rivalidades entre duas marcas da cultura pop, tão grande quanto Star Wars x Star Trek, Coca-Cola x Pepsi ou Android x iOS, SEGA x Nintendo, Xbox x PlayStation.

E, às vezes, um lado dessas disputas leva a melhor em comparação ao outro. O novo Star Wars, por exemplo, é um dos filmes mais aguardados do Século, enquanto o reboot de Star Trek passou e pouca gente se movimentou. Coca-Cola vende mais do que Pepsi, enquanto a SEGA chegou a fazer jogos exclusivos do Sonic para o Wii U, console da Nintendo.

Dessa vez, foi a Marvel quem deu uma bela de uma surra na DC Comics. Na verdade, foi a maior surra da história do mercado norte-americano de HQs, segundo o BleedingCool.

De acordo com a publicação, a Casa das Ideias vendeu IMPRESSIONANTES 48,26% de todos os gibis vendidos em outubro nos EUA. Ou seja: quase METADE dos quadrinhos vendidos em outubro desse ano nos EUA foram da Marvel.

Já a DC Comics ficou apenas com 22% das unidades vendidas no mês, uma diferença de 16% da Marvel, a maior diferença da história!

A surra da Marvel também ficou evidente no Top 10 de HQs mais vendidas em outubro nos EUA, já que TODAS foram da Casa das Ideias. Confira:

  1. Invincible Iron Man #1;
  2. Amazing Spider-Man #1;
  3. Spider-Gwen #1;
  4. Secret Wars #6;
  5. Doctor Strange #1;
  6. Star Wars #10;
  7. Chewbacca #1;
  8. Journey to Star Wars: The Force Awakens: Shattered Empire #2;
  9. Guardians of the Galaxy #1;
  10. Amazing Spider-Man #2.

Como deu para ver, o relançamento All-New All-Different Marvel serviu para a Casa das Ideias dominar completamente o mercado americano de quadrinhos em outubro. Agora é ver se a DC Comics dá o troco!

marvel dc 2

Como funcionam as estatísticas de venda do mercado americano de quadrinhos?

Vamos explicar como funcionam os números de vendas do mercado americano de quadrinhos. Por lá, apenas uma distribuidora lança as HQs de ambas as editoras (Marvel e DC Comics) – no caso, a Diamond Comics.

Essa distribuidora é responsável por publicar todas as HQs do mercado norte-americano e controla também os números de vendas dos quadrinhos nos EUA. Esses números são divididos em duas categorias: unidades vendidas e dólares movimentados.

Unidades vendidas é a divisão mais básica: se o mercado vendeu 100 mil quadrinhos no mês e foram 40 mil da Marvel, então a Casa das Ideias teve 40% do mercado em termos de unidades vendidas. Se a DC Comics vendeu 20 mil, fica com uma fatia de 20%.

Já a divisão de dólares movimentados funciona com a quantidade de dinheiro gasto em quadrinhos no mês. Imagine que o mercado movimentou $1 milhão de dólares e a Marvel movimentou $400 mil de dólares desse mercado, então a Marvel ficou com 40% do mercado em termos de unidades vendidas.

É possível que uma editora ganhe em termos de unidades vendidas, mas perca em termos de dólares? Sim, claro. Se uma empresa vendeu 40% de um mercado de 100 mil unidades, com cada gibi valendo $1 dólar, então ela vendeu $40 mil dólares. Já se a sua concorrente vendeu apenas 10 mil unidades, mas cada uma custando $5 dólares, ela vendeu no total $50 mil e tem uma porcentagem maior de dólares movimentados do que a sua concorrente.

Continuar lendo
Publicidade
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top