Nova teoria de Harry Potter conecta os Dursleys às Relíquias da Morte

Nova teoria de Harry Potter liga os Dursleys às Relíquias da Morte

Livros e HQ

Nova teoria de Harry Potter conecta os Dursleys às Relíquias da Morte

Quem acompanhou por muitos anos a publicação da série Harry Potter, inclusive acompanhando entrevistas, rumores e análises da obra, sabe que os Dursleys originalmente teriam mais importância dentro da história – inclusive, um deles iria descobrir possuir poderes mais pra frente na trama – mas muita coisa foi retirada e alterada durante os anos. Agora, uma nova teoria de Harry Potter conecta os Dursleys às Relíquias da Morte.

Para quem precisa relembrar algumas coisas, vamos lá: as Relíquias da Morte são três objetos de incrível poder no Universo de Harry Potter: a Varinha Anciã, a varinha mais poderosa existente; a Pedra da Ressurreição, um objeto capaz de trazer os mortos de volta à vida; e a Capa da Invisibilidade, uma capa mais poderosa que as capais normais, impossível de ser detectada.

Já os Dursleys são os tios trouxas de Harry, que abominam qualquer tipo de contato com bruxos e bruxaria.

Como esses elementos tão opostos iriam se encontrar? Simples: foreshadowing.

Foreshadowing é um termo de ficção que significa adiantar algum evento da trama de maneira sutil ou simbólica. Por exemplo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante o Baile de Inverno, Dumbledore comenta sobre como um dia, de madrugada, achou um banheiro incrível em Hogwarts, justamente quando estava mais necessitado – depois, quando voltou, não encontrou mais o local. No livro seguinte, descobrirmos que esse cômodo é a Sala Precisa e Harry e seus amigos a utilizam para praticar feitiços de combate.

E como J.K. Rowling usa de foreshadowing para unir os Dursleys às Relíquias da Morte? Simples: através dos presentes de Natal que os tios de Harry enviam para ele. Quem pegou a referência foi iShootWithACamera, no Reddit.

Segundo a teoria dele, os presentes de Natal de Harry em Hogwarts estão relacionados às Relíquias da Morte. No primeiro ano, Harry recebe uma moeda de cinquenta pence, que se parece em forma com a Pedra da Ressurreição. No segundo, um palito de dente (simbolizando a Varinha Anciã) e, no quarto livro, Harry Potter recebe um lenço, simbolizando a Capa da Invisibilidade.

Por muito tempo as pessoas se perguntavam porque os Dursleys sequer enviavam presentes para Harry – e por que se incomodar em enviar presentes tão notoriamente ruins assim – e agora a gente sabe: além de compor partes de humor na história e caracterizar os personagens como pessoas horríveis, ainda eram pistas sutis sobre as Relíquias da Morte.

E, considerando o fato de que os Dursleys seriam mais importantes na História (repare como eles vão perdendo espaço nos livros, até ficarem relegados à um ou dois capítulos no final da série) a gente pode imaginar o que J.K. Rowling teria em mente para os personagens. Talvez a Tia Petúnia tivesse uma das Relíquias sob posse dela? Talvez ela tivesse enviado a Capa de Invisibilidade originalmente para Harry e Rowling mudou depois para Dumbledore por ter trocado os planos?

O que vocês acharam da teoria?

Continuar lendo
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top