Os Professores que estão no gibi!

Livros e HQ

Os Professores que estão no gibi!

Em primeiro lugar, parabéns a todos os professores! Se não fosse por eles, eu não estaria aqui escrevendo essas mal digitadas linhas (valeu, professora Erênia! A senhora era uma carrasca, mas aprendi português direitinho!).

Para homenagear nossos mestres com carinho, vamos mostras alguns personagens de quadrinhos que fazem parte dessa categoria tão importante (mas tão desvalorizada no Brasil).

Professora Marocas

chico bento

Dona Marocas é a professora da escola freqüentada por Chico Bento e sua turminha nos quadrinhos de Maurício de Sousa. Paciente, dedicada e carinhosa, mas muito exigente com seus alunos. Porém, ela só perde a calma quando Chico apronta das suas para poder escapar das aulas e ir pescar no rio (ou roubar goiabas maduras do sítio de Nhô Lau). Tem sorte por lecionar no interior, numa pequena vila – por isso, não precisa sair correndo para dar aula em mais duas escolas no mesmo dia!

 

Professor Pardal

professor pardalGênio inventor do universo Disney! Pense numa máquina, qualquer uma: o Prof. Pardal faz prá você! Agora, cuidado ao ligar o equipamento, pois nem sempre as invenções dele funcionam perfeitamente, apesar das boas intenções. Sua maior invenção foi o Lampadinha, um robozinho que o ajuda no laboratório.

Agora, aqui prá nós, nunca vi o Pardal em uma sala de aula. Porque então o chamam de professor? Pardal foi criado pelo mestre Carl Barks em 1952 e virou sinônimo para qualquer um metido a inventor. Seu arquiinimigo é o Professor Gavião.

 

Professor Xavier

xavierCharles Francis Xavier, mais conhecido como Professor X, é o criador do grupo de heróis mutantes X-Men. Formado em Filosofia, com PhD em Genética e Biofísica, Xavier sonha com uma existência pacífica entre humanos e mutantes. Para isso, fundou uma escola secreta, onde ensina jovens mutantes a controlarem seus poderes e a respeitarem as diferenças. É o telepata mais poderoso da Terra. Como todo personagem de quadrinhos, já morreu, ressuscitou, ficou paraplégico, voltou a andar, depois ficou paraplégico de novo….

É um professor exigente, mas ao mesmo tempo um paizão para todos os seus alunos. E é o único professor rico que eu conheço.

 

Peter Parker

peter parkerTodo mundo sabe que o nerd Peter Parker é um gênio científico. Sua genialidade só é atrapalhada por essa teimosia em carregar o mundo nas costas por causa de seus poderes (você sabe: grandes poderes, grandes responsabilidades).

Mas nem todo mundo sabe que Peter Parker já foi professor de Ciências numa escola pública situada no bairro onde cresceu. Essa etapa de sua vida foi contada na fase escrita por J. M. Straczinsky e desenhada por John Romita Jr. e é uma grande virada na vida do aracnídeo.

Eu, particularmente, adorava as seqüências onde ele tentava mostrar aos seus alunos a beleza das ciências naturais e ficava radiante quando pelo menos um deles se identificava. Tai, queria ver essa faceta do Aranha nos cinemas.

 

Ludovico Von Pato

ludovico von patoMais um professor famoso do universo Disney, só que esse é professor mesmo (mas também dá suas cacetadas como inventor).

Ludovico Von Pato nasceu na Áustria e é parente do Pato Donald. É formado numa infinidade de cursos, mas regularmente aparece nos quadrinhos (e nos desenhos animados) nas funções de historiador, arqueólogo, escritor, filósofo e inventor. É meio atrapalhado e vez por outra se enrola durante suas hilárias explanações sobre as ciências.

Continuar lendo
Publicidade
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top