Pavor Espaciar: Chico bento e a invasão dos capeta de otro praneta

Livros e HQ

Pavor Espaciar: Chico bento e a invasão dos capeta de otro praneta

Uma das grandes surpresas de 2013 foi o lançamento do projeto Graphic MSP, capitaneado pelo jornalista Clark Kent Sidney Gusman, que é responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções.

As versões autorais dos personagens da Turma da Mônica renderam quatro belos álbuns de quadrinhos, produzidos por feras da arte sequencial brasileira. Já falamos aqui de Astronauta – Magnetar (por Danilo Beyruth) e Turma da Mônica – Laços (por Victor e Lu Caffagi), indiscutivelmente dois clássicos contemporâneos da quadrinhologia nacional.

O terceiro volume do projeto tem como personagem principal o nosso querido caipirinha Chico Bento, acompanhado de seu primo Zé Lelé e dos mascotes Torresmo e Giserda – juntos, eles vivem uma aventura digna dos melhores causos do interior, daqueles de deixar o cabelo em pé!

MSP_Pavor_Espaciar_008Pavor Espaciar (Panini, 86 páginas, colorido, capa dura, R$ 29,90) tem roteiro e arte do genial Gustavo Duarte, que já nos tinha mostrado todo seu talento de contar histórias sem texto usando uma narrativa visual vigorosa nos álbuns Có!, Táxi, Birds e Monstros – todos obrigatórios!

É mais uma noite tranquila na Vila Abobrinha. Os pais de Chico Bento vão visitar a Tia Janda e o Tio Mané e deixam ele e o primo Zé Lelé em casa. Antes de sairem, eles orientam as crianças a se recolherem às dez da noite.

Chico e Zé ficam lendo e desenhando. Quando Chico vai à cozinha pegar um pouco de água, se depara com um estranho ser – um magrelo branquelo com um cabeção e olhos negros. Chico e Torresmo (seu porquinho de estimação) saem correndo desesperadamente para avisar Zé Lelé, mas ao chegarem à sala veem o coitado sendo levado pelo robô gigante dos alienígenas. Chico, Torresmo e a galinha Giserda tentam fugir dos cabeçudos e se escondem no milharal mas terminam sendo abduzidos.

A partir daí a história ganha um ritmo alucinante, com Chico, Zé Lelé, Torresmo e Giserda tentando escapar dos capeta de otro praneta! Com pouco texto, a história se sustenta maravilhosamente com as cenas cheias de movimento desenhadas pelo Gustavo. E, mais uma vez, fica aquela vontade danada de ver essa trama em uma animação!

Pavor-Espaciar-580x251

Além disso, a hq é um prato cheio de referências pop (deliciosos easter-eggs espalhados minuciosamente pelos quadrinhos – ok, alguns são gigantes, como um certo elefante verde) e pessoais, como  um time de futebol do interior paulista,  paixão do autor, cujo escudo aparece na história – quem achar onde ele está deixe seu comentário no post! Como se não bastasse esse catatau de coisa prá ver, o danado do Gustavo ainda nos brinda com uma cena belíssima, repleta de aviões históricos. Como desenha esse cabra!

Tem perseguições alucinadas, tem troca de cérebros, tem citações a “Eram os deuses astronautas” e a outros personagens do Mauricio (e a um do Gustavo), tem robô gigante, tentáculos e um humor que nos faz rir feito bobos.

O que dizer mais? Comprem! Termino com uma pergunta pro Sidney Gusman: e aí, quando sai o desenho animado?

Continuar lendo
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top