Quadrinistas pernambucanos indicados para o HQMix, maior prêmio do quadrinho nacional

Livros e HQ

Quadrinistas pernambucanos indicados para o HQMix, maior prêmio do quadrinho nacional

É Pernambuco desenhando para o mundo!

Saíram os indicados para o 25º HQMIX 2013, o maior prêmio do quadrinho nacional, criado em 1989 pelos cartunistas JAL e Gualberto Costa. A partir dos indicados, um juri formado por cartunistas, pesquisadores e jornalistas de todo o país vota nos melhores.

Além dos artistas nacionais, a premiação também contempla artistas estrangeiros nas categorias desenhista e roteirista. As categorias são bem abrangentes e incluem evento, livro teórico, exposição e trabalhos acadêmicos sobre o tema.

Depois do resultado, os prêmios são entregues em uma grande festa apresentada por Serginho Groisman (o apresentador oficial desde a primeira edição do prêmio).

Pernambuco já subiu ao palco do HQMix, representado pelo cartunista Lailson Cavalcanti, que foi organizador do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos, saudo evento que ganhou quatro vezes; pelo cartunista Samuca, que ganhou duas com seus livros de cartum; pela revista Ragu, que levou uma vez e pela Ragu Cordel, que ganhou um prêmio de projeto editorial. Também teve o grande ilustrador Jô Oliveira nessa festa.

 

E prá não perder o hábito, mais uma vez tem pernambucano concorrendo!

Nas categorias Publicação Mix e Publicação Independente de Grupo aparece a Ragu Cordel, editada pelo cartunista João Lin e que conta com a participação de diversos cartunistas da terrinha.

 

Na categoria Novo Talento, o cartunistas Laerte Silvino concorre com sua graphic novel I-Juca Pirama, publicado em 2012 pela Editora Peirópolis.

Ficamos todos na torcida pelos amigos quadrinistas!

Prá terminar, outro cartunista pernambucano foi notícia esses dias: Rafael Anderson ficou em primeiro lugar na categoria História em Quadrinhos no tradicional XX Salão de Desenho para a Imprensa.

A HQ premiada, “Deprê Family”, pode ser vista abaixo.

Além de ainda estar concorrendo ao HQMIX deste ano (ele participou da Ragu Cordel), Rafael é um dos editores da revista em quadrinhos Xorume (cuja quarta edição foi lançada em fevereiro passado).

Continuar lendo
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top